A importância da Inteligência Artificial na gestão das empresas

A Inteligência Artificial (IA) está presente no cotidiano tanto das pessoas quanto das empresas. Por conta disso, ela influencia vários setores da sociedade, como a economia, a interação profissional e pessoal e, claro, o mercado de trabalho. Nesse sentido, há uma expressiva importância da Inteligência Artificial na gestão das empresas, principalmente para facilitar processos e gerar lucro. 

Mesmo que ainda haja muitas dúvidas a respeito do uso da IA, visto que sua utilização ainda é recente, não se pode negar sua presença no cotidiano das organizações. Além de presente, aliás, ela está se tornando indispensável para o desenvolvimento empresarial, pois a não adoção dessa ferramenta pode impactar a competitividade. 

Ainda é preciso que os profissionais de Gestão saibam como administrar essas novas ferramentas e, por isso, conhecimentos embasados e atualizados sobre elas são essenciais. Para saber mais sobre a importância da Inteligência Artificial (IA) na gestão de empresas, continue a leitura. 

O que é IA?

O livro Artificial Intelligence: a modern approach, de Stuart Russel e Peter Norvig, foi a principal obra de referência durante anos sobre o assunto. Sua primeira edição, de 1991, dizia que a IA se referia ao estudo de computadores que faziam coisas que os humanos também faziam, mas que os humanos ainda as faziam melhor. 

Anos depois, definir a Inteligência Artificial continua um desafio, porque há dificuldade em se definir o que seria um “comportamento inteligente”. O fato é que se deve ter muito claro o que é Inteligência Artificial e o que é apenas ferramenta tecnológica: a Inteligência Artificial representa uma possibilidade de tomar decisões, raciocinar sobre tarefas, acumular dados, aproveitá-los e interagir com o meio de modo aprimorado. 

Um ponto relevante sobre a Inteligência Artificial atual é que ela é considerada fraca. Há vários estudos que mostram dois tipos de inteligência Artificial: a IA forte e a IA fraca. A primeira, chamada de IA fraca, é limitada e foca em resolver tarefas simples, além de ser dependente do ser humano para se alimentar de dados e receber treinamento. 

A IA forte, por sua vez, é aquela que não se distinguirá da mente humana e poderá resolver problemas, ter sentimentos, planejar o futuro e ter consciência. A IA forte ainda é um conceito em pesquisa, não uma realidade. Há várias questões que precisam ser vistas e discutidas, como o Teste de Turing e as questões éticas. Isso ajuda a mostrar que, embora a Inteligência Artificial esteja presente na realidade, o fator humano é indispensável para o correto manejo da ferramenta. 

A importância da Inteligência Artificial nos Negócios 

Há diversas empresas que não são mais físicas, ou seja, existem apenas na internet. Aquelas que são físicas, por sua vez, estão investindo em tecnologia para marcarem sua presença no meio. Isso porque as empresas consideram que a tecnologia é uma aliada no crescimento dos negócios. 

Segundo a Pesquisa Transformação Digital para micro, pequenas e médias empresas, 98% dos pesquisados dizem que a transformação digital, em suas empresas, tem ocorrido de modo rápido, e 25% dizem que ferramentas de inovação podem ajudar a resolver problemas de produtividade. Esses dados demonstram o quanto a confiança na tecnologia cresce, mesmo no meio das empresas que não são nativas digitais. 

Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) tem um importante papel na gestão desses negócios, já que faz parte do processo de inovação. Isso porque ela tem um impacto significativo na automação de atividades, permitindo que o capital humano faça outras tarefas menos mecânicas, por exemplo. Com isso, economiza-se tempo e recursos financeiros, além de aumentar a produtividade. 

Outro ponto é o melhor uso de recursos, pois a importância da Inteligência Artificial também reside na maneira como ela gerencia os ativos e passivos da empresa. Desse modo, ela consegue desenvolver estratégias de economia, gerenciamento de estoques e melhorar a busca por preços mais favoráveis. Com isso, é possível oferecer preços mais competitivos e promover melhor a marca.

 

Você também pode gostar: 

Quais canais de Marketing terão mais investimento 

Gestão de pessoas: quais são os desafios? 

Como tomar boas decisões para sua empresa


A importância da Inteligência Artificial na Gestão de Processos 

A Inteligência Artificial permite que os processos ocorram de forma estratégica. Isso porque ela pode reduzir ou evitar erros que, normalmente, passariam despercebidos. Além disso, ela ajuda a aumentar a produtividade e pode ser aplicada desde o chão de fábrica até ao gerenciamento centralizado. 

No gerenciamento das informações, a importância da Inteligência Artificial é medida pela quantidade de análise de dados. Ela consegue verificar diversas informações essenciais que poderiam passar despercebidas pela gestão. Com essa organização, o gestor pode prever cenários mais assertivos para a tomada de decisão, por exemplo. 

Ainda mais, a Inteligência Artificial consegue controlar o estoque de uma organização com facilidade. Isso acontece porque ela pode integrar os dados de entrada e saída de materiais com mais organização e otimização. 

Por fim, a importância da Inteligência Artificial também reside no relacionamento da gestão com fornecedores e clientes. Com o uso dela, é possível mapear personas, verificar e acompanhar o desenvolvimento de atividades e até prever o comportamento dos consumidores. Pode-se, ainda, fazer orçamentos e verificar valores com mais segurança. 

Como usar a Inteligência Artificial na Gestão 

O uso da Inteligência Artificial nas organizações possibilita que várias áreas recebam os benefícios da facilidade, reduzindo o tempo e aumentando o lucro. 

Esse é o caso da IA aplicada ao setor do Marketing, por exemplo. Com uso de plataformas como Google Ads e Facebook Ads, aceleram-se e se otimizam as campanhas de anúncio. Além disso, é possível receber os dados para saber se as decisões tomadas estão no caminho certo. 

A importância da Inteligência Artificial também aparece na comunicação interna e endomarketing, pois ela possibilita que pesquisas de satisfação sejam feitas com mais fluidez. Além das pesquisas, ela pode personalizar conteúdos para cada setor com mais facilidade, permitir que as reuniões aconteçam de modo mais interativo e possibilitar criação de apresentações. 

Outro setor em que se percebe a relevância da IA é o financeiro. Decisões de liberação de crédito, com a análise de clientes, negociações quantitativas, com a apuração de diversos dados, além de segurança das informações, com a cibersegurança, são modos de garantir o sucesso das organizações nesse ramo. 

A inteligência artificial e as decisões administrativas

Como visto, a importância da Inteligência Artificial é inegável na gestão, porque impacta positivamente os negócios. Contudo, o fator humano é essencial para garantir o bom treinamento e o uso adequado dos recursos recebidos. 

Sem as pessoas, reduz-se a importância da Inteligência Artificial e seu uso fica menos efetivo. Desse modo, tornar-se um profissional capacitado na área de Administração ou de Processos Gerenciais é importante para garantir a correta aplicabilidade dessas informações. 

Sabendo disso, a Faculdade Phorte oferece os dois cursos, Administração e Processos Gerenciais, na modalidade presencial e EAD, para que você adquira os conhecimentos necessários para tomar as melhores decisões. 

Para conhecer mais sobre nossos cursos, clique aqui. 

Artigos Relacionados

Comentários