Saiba como a transformação digital se relaciona à inteligência de negócios

Você sabe como a  transformação digital se relaciona à inteligência de negócios? Antes de explicarmos esse impacto, é essencial entender, de modo geral, o conceito de transformação digital. Ele se refere ao uso da tecnologia para melhorar o desempenho e os resultados de uma empresa, ou seja, os aparatos tecnológicos, antes usados de maneira superficial, agora recebem a função de ajudar na estratégia.

Por causa desse uso estratégico, a transformação digital mudou a forma como as empresas operam. A  célebre frase de Bill Gates, se seu negócio não estiver na internet, seu negócio ficará sem negócio, faz mais sentido a cada ano, principalmente nesse momento em que os dados são valiosos. 

Dada essa situação, como a inteligência de negócios (business intelligence ou BI) combina estratégias de coleta e armazenamento de dados, conhecimentos de gestão e ferramentas de análise, a transformação digital facilita nesse processo. 

Para saber como a transformação digital se relaciona à inteligência de negócios, continue a leitura.  

O que é Transformação Digital?

A Transformação Digital é uma alteração das estratégias empresariais feita por meio das tecnologias. Isso significa que as tecnologias, antes usadas apenas como suporte ou para agilizar processos, agora podem gerar novos modelos de negócios, aumento de vendas e participação online da empresa. 

Desse modo, as organizações que querem se manter competitivas e expandir sua presença precisam digitalizar sua atuação. Isso deve acontecer para que elas impulsionem seus negócios e consigam melhoria operacional. 

Nesse contexto, a experiência do usuário é uma das práticas consideradas para a transformação digital. Isso porque as boas relações com os clientes é fundamental, já que todas as estratégias e todos os processos são feitos para eles. Por causa disso, os elementos digitais e físicos da empresa, principalmente os relacionados à usabilidade e ao atendimento, devem ser integrados de maneira que o cliente tenha a melhor experiência possível.  

Além disso, a transformação digital permite que os processos burocráticos sejam reduzidos ou eliminados. Como a  burocracia não é mais bem-vista, pois atrasa ações em uma época marcada pela agilidade e rapidez, a escolha por programas que facilitem processos e sejam eficientes para o negócio é um ponto que merece atenção dos gestores. 

E por falar em agilidade, ela está totalmente conectada aos produtos e serviços oferecidos pelas organizações. Assim, é imprescindível que as empresas respondam rapidamente aos feedbacks dos clientes, aos erros que eventualmente surjam e às melhorias que precisam. 

A tecnologia é ponto central dessas alterações, por facilitar e organizar todas essas situações; contudo, as empresas precisam se aproveitar dessas facilidades de modo claro e estruturado. Desse modo, a transformação digital se relaciona à inteligência de negócios nessa estruturação e nesse aproveitamento das informações. 

A relação entre transformação digital e inteligência de negócio

A transformação digital trouxe os dados, elementos valiosos para a tomada de decisões. Não que eles não existissem, mas agora o volume de dados a que as empresas têm acesso é maior. 

Nesse contexto, a inteligência de negócios ajuda as empresas a organizar esses dados e a planejar suas ações. Assim, com essas informações estruturadas, é possível realizar análises aprofundadas para que as decisões sejam assertivas e benéficas para o progresso organizacional. 

Além de auxiliar na tomada de decisões, a inteligência de negócios permite que a empresa se mantenha atualizada. Isso porque as informações geradas possibilitam detectar as principais tendências, sejam de consumo, sejam de comportamento. 

Percebe-se, então, que ter acesso a dados e informações é crucial para a sobrevivência empresarial. Por isso, encontrar sistemas e softwares que facilitem a organização desses elementos é essencial para manter a competitividade. 

Assim, as tecnologias provenientes da transformação digital, quando se relacionam à inteligência de negócios, oferecem várias perspectivas sobre as operações, tais como o momento atual do mercado ou simulações sobre o futuro dele. 

Apenas tecnologia e dados não são suficientes

Como visto, na época atual, dados dão origem a informações que, ao ser analisadas, trazem respostas e ajudam as empresas a tomar decisões assertivas. Desse modo, o estudo correto dos dados permite que as organizações sejam eficientes nos seus projetos, processos e estratégias.

Com a transformação digital, investir em ferramentas, sistemas ou plataformas é essencial para bons resultados; contudo, dados precisam de pessoas capazes para usá-los estrategicamente. 

Um profissional da área de administração de empresas, portanto, precisa se atualizar sobre a transformação digital e saber aplicá-la na inteligência de negócios. É por isso que a Faculdade Phorte oferece essa disciplina. No 6° semestre da graduação em Administração, temos uma matéria inteira voltada para a relação entre transformação digital e inteligência de negócios. 

Para conhecer nossa grade horária completa, acesse o nosso site. 

Você também pode gostar:

Os desafios dos profissionais de processos gerenciais

Como a comunicação auxilia as empresas 

Artigos Relacionados

Comentários