A importância do feedback se dá por permitir melhorias no ambiente de trabalho. Nesse sentido, o feedback é uma forma de avaliação que considera os tópicos positivos, negativos, construtivos e, inclusive, os de autoavaliação.
Há maneiras distintas de oferecer o feedback, pois este pode ser feito individualmente ou em grupos. Independentemente da forma, a empatia é o elemento-chave do feedback, já que, sem ela, é muito fácil transformar esse momento de retorno sobre o trabalho em críticas sem fundamento.
Neste artigo, abordaremos a importância do feedback no ambiente de trabalho, desde a definição dessa prática até o devido preparo que um gestor deve ter para fazê-lo. Também falaremos um pouco sobre como se comportar ao receber um feedback.
Para descobrir um pouco mais sobre essa prática tão importante para as organizações, continue a leitura.
O que é feedback?
A palavra feedback tem origem inglesa, proveniente da junção da palavra “feed” (alimentar) e “back” (de volta). O significado de feedback literalmente é “retroalimentar”, mas normalmente não é esse o seu uso comum.
Usa-se o feedback para emitir uma opinião, fazer uma avaliação ou oferecer um retorno sobre um comportamento. Nesse sentido, as organizações utilizam essa prática para direcionar seus colaboradores.
Diante disso, ressalta-se aqui que a importância do feedback no ambiente de trabalho está na capacidade de direcionar com clareza, ou seja, é preciso que a avaliação seja objetiva e gere uma orientação clara para o colaborador.
Por isso, estratégias como o feedback sanduíche, em que primeiro se oferece uma avaliação positiva, depois uma negativa e, por fim, uma positiva, não são recomendadas, por não oferecerem um encaminhamento claro.
Dessa forma, o feedback que oferece um encaminhamento explícito, uma avaliação de desempenho assertiva e que define objetivos contribui para a motivação do colaborador e ajuda a empresa a se desenvolver.
Conheça a importância do feedback no ambiente de trabalho
O feedback é uma prática que traz benefícios para as organizações, porém, apenas empresas que querem melhorar continuamente oferecem feedback, já que isso é garantia de alinhar constantemente as práticas e a cultura da empresa.
Ele pode ser feito individualmente ou em grupos e seu objetivo é oferecer análises sobre o comportamento, a entrega e os resultados. Por meio dele, os gestores conseguem alinhar metas, analisar pontos de melhoria, propor caminhos para otimizar resultados, entre outros objetivos.
Nesse sentido, uma boa estratégia de feedback considera não só os aspectos positivos, mas também os negativos. Além disso, é essencial que haja uma rotina para avaliar o desempenho, de modo que essa avaliação se incorpore à cultura da empresa.
Com a avaliação constante, a qualidade do trabalho tende a aumentar, já que haverá correções frequentes. Consequentemente, os funcionários passam a ter mais motivação, pois recebem direcionamento claros e avaliações sobre sua performance.
Desse modo, considerar a devida importância do feedback no ambiente de trabalho permite ganhos para o colaborador e para a organização.
Saiba quais são os tipos de feedback
Existem vários tipos de feedback e cada um deles deve ser aplicado de acordo com a intenção e com a cultura da empresa. Lembre-se de que é necessário também atentar para o tom de voz, pois ele é fundamental para uma conversa produtiva.
Aqui, trouxemos alguns dos feedbacks mais importantes no ambiente de trabalho:
Feedback contínuo: oferecer e receber avaliações regularmente, com intervalos de tempo mais curtos.
Feedback entre pares: esse tipo de feedback ocorre entre os próprios colegas, ou seja, além dos gestores, o colaborador também recebe avaliações dos seus colegas de trabalho.
Autoavaliação: uma análise que o colaborador faz de si mesmo. Consideram-se aqui os pontos fortes, fracos, os objetivos que se pretende alcançar e quais já foram alcançados.
Feedback positivo: trata dos aspectos positivos, elogiando ou dizendo o que o funcionário deve continuar fazendo. Ele ajuda a motivar e mostra reconhecimento.
Feedback negativo: nesse tipo, a avaliação é sobre um aspecto que precisa de melhorias. Pode ser um comportamento que requer modificações, uma atitude que precisa ser revista ou uma habilidade que deve ser conquistada.
Feedback construtivo: aqui, planejam-se os assuntos que serão abordados, pois é essencial falar sobre um aspecto positivo em meio a questões negativas. Ou seja, é uma avaliação que fica entre os extremos do positivo e do negativo, pois também oferece uma direção. O objetivo é direcionar o comportamento
A importância de entender a diferença entre feedback construtivo e críticas no ambiente de trabalho
Para que o feedback tenha relevância no ambiente de trabalho, é essencial saber diferenciar o feedback construtivo das críticas.
Isso é importante para que haja mais aceitação, já que, se o colaborador entender que o comentário é um ataque ou uma crítica, as chances de ele aceitar a opinião do gestor diminuem.
A diferença, então, reside no fato de que a crítica não traz um direcionamento claro sobre o que a pessoa deve fazer para mudar. Ela apenas informa que há algo negativo sem apresentar uma solução.
Ainda, quando se critica, normalmente o tom de voz é mais ríspido e não há preocupação em como o outro receberá a informação. Assim, a crítica não é produtiva, pois se parece mais com reclamações ou com ataques pessoais.
Já o feedback construtivo é um apoio à pessoa que o recebe. Embora seja possível destacar os pontos negativos, usa-se uma comunicação mais empática, ressaltam-se os aspectos positivos e há espaço para a escuta.
Técnicas para dar um feedback
Como visto, o feedback tem muita importância se aplicado corretamente no ambiente de trabalho. Ele inspira, ajuda a direcionar ações e garante melhoria contínua.
Embora todos esses benefícios sejam palpáveis, eles precisam de técnicas para ser efetivos. Listamos algumas das mais relevantes para os líderes:
Saber exatamente o assunto que será abordado, pois, quanto mais claro, direto e objetivo, melhor.
É essencial não fazer feedbacks na frente de outras pessoas, principalmente se for um assunto muito sensível. Pode-se desconsiderar esse ponto se o tópico do assunto for um elogio, já que isso pode servir como fator de motivação para os outros colaboradores.
Escolher um lugar calmo e que não terá interrupções. Isso vai ajudar a manter a atenção e a evitar ruídos de comunicação.
Sinalizar que os aspectos negativos são pontos de melhoria e não de fracasso. Informar o que é esperado do colaborador é essencial para que haja clareza nas informações.
Não fazer comparações. O feedback é um momento individual, e não deve haver comparações entre os funcionários.
Propor ações e oferecer follow-up é importante para a eficácia da avaliação. Dessa forma, montar estratégias com o colaborador é essencial para o resultado satisfatório. Além disso, é importante que o gestor também se mostre disponível para acompanhar essa melhoria.
Como receber um feedback
Tão importante quanto saber oferecer um feedback é saber recebê-lo. Seja na posição de gestor ou na de funcionário, é necessário saber como acatar essa avaliação para a própria melhoria.
Para isso, recomendam-se algumas atitudes:
Saber ouvir: ouça com atenção e cuidado. Lembre-se de tentar compreender a fala sem pressupor coisas. Se ficar em dúvida sobre algum ponto, espere sua vez de falar e pergunte. Evite interromper.
Reconhecer os pontos positivos: como informamos, um bom feedback traz pontos positivos. Assim, aquele que o recebe precisa também aceitar e acatar esses elogios, e não reduzi-los por causa das críticas.
Reconhecer genuinamente os pontos negativos: os pontos negativos surgem para que haja melhorias. Assim, em vez de dar várias justificativas, é possível expor o próprio ponto de vista sobre a questão e, se necessário, traçar um plano de melhoria.
Pedir follow-up: após realizar as melhorias, é importante pedir um follow-up para verificar se houve progresso. Esse é um tipo de acompanhamento necessário para não deixar as informações perdidas.
Seja o profissional preparado para esse momento
Dada a importância do feedback no ambiente de trabalho, os gestores devem se preparar para esse momento já na faculdade. Isso porque a necessidade de conduzir esse processo demanda conhecimento e preparo emocional.
Por isso, uma boa graduação em Administração, em Processos Gerenciais ou mesmo em Recursos Humanos ajuda a desenvolver as competências e as habilidades para os futuros profissionais dessas áreas. Pensando também nisso, a Faculdade Phorte oferece esses três cursos de graduação, nos quais existem as disciplinas de Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Liderança e Negociação, e muito mais. Para conhecer mais sobre nossos cursos e sobre a grade curricular de cada um, acesse o nosso site https://faculdadephorte.edu.br/.
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