Como se preparar para o que vem pela frente?

Podemos dizer que existem dois tipos de empreendedores: os que abrem negócios por oportunidade e os que o fazem por necessidade. Nos dois casos existem riscos e desafios, mas podemos dizer que, no caso do empreendedorismo por necessidade, os obstáculos podem ser maiores por conta de certo despreparo. Muitas vezes, o impulso de colocar uma ideia em prática se dá em razão da obtenção de renda imediata, como é o caso de pessoas que decidem empreender como alternativa ao desemprego.
Nesses casos, é comum começar a empreender tirando capital do próprio bolso, inclusive tirando o investimento da reserva de emergência para começar. E por menor que seja a ideia de empreendimento, é necessário ter organização para obter bons resultados, não importa se a empresa tem poucos funcionários ou se a atividade seja conduzida de forma solitária.
Além do planejamento, alguns dos desafios mais comuns para o empreendedorismo, especialmente em períodos de crise, é justamente a falta de conhecimento para empreender, a concorrência e o distanciamento social. Além da alta concorrência, considerando o aumento de empreendedores e registros MEI, também é importante avaliar se a ideia de empreendedorismo é possível de ser realizada dentro de um cenário tal como vivemos.
Um exemplo simples seria a ideia de abrir uma empresa de eventos em um cenário de distanciamento social, ou que ainda esteja em lenta retomada de atividades, em que seria impossível, por vários fatores, ter um retorno significativo dos investimentos envolvidos e da perspectiva de lucratividade.
Alguns pontos são fundamentais para diminuir os riscos e a perspectiva de retorno:

– Planejamento e avaliação de cenários, mesmo em ambiente adverso
Ambos são essenciais tanto em tempos de crescimento econômico quanto em cenários de crise. Por isso, a primeira etapa é dedicar tempo à elaboração e à análise do plano de negócios da empresa, com atenção aos movimentos de mercado e com projeções do que pode ocorrer, para tentar achar soluções para eventuais dificuldades e contratempos.

Dentro do planejamento, é necessário ter em mente alguns pontos, como a mudança de hábitos de consumo do brasileiro durante a pandemia, e visualizar de que forma seu negócio vai atender às expectativas desse consumidor que já não é mais o mesmo. Alguns serviços delivery e as compras online tiveram crescimento na pandemia, e há forte tendência de que permaneçam em alta. Os serviços de entrega e aprimoramento dos sites vão emergindo nessa onda.

– O mercado busca por soluções dos problemas
Como empreendedor, é importante ter em mente que seu negócio, seja na venda de produtos ou na prestação de serviço, precisa oferecer uma solução. No entanto, é interessante ir além da solução e buscar um diferencial nessa relação de negócios. É comum que muitas pessoas adquiram experiências, seja pela qualidade de atendimento ou pelo valor agregado pelo produto ou serviço.

– Cuidar do planejamento financeiro
Começar a empreender por necessidade, sem entender a atividade, e confundir o dinheiro pessoal com o dinheiro do negócio podem ser catastróficos para quem está iniciando. Essa separação é fundamental para conseguir visualizar o quanto se tem em caixa para investir na empresa e medir os próprios resultados. Por isso, é fundamental ter um bom planejamento financeiro, sabendo que haverá períodos em que se pode ficar com resultado negativo. É importante projetar o período de payback para não passar sufoco e ter suporte financeiro nessa fase.

Algumas ideias de negócios surgiram ou tiveram maior incremento durante a pandemia e podem continuar após o período mais crítico, como:
– oferta de serviços online, incluindo cursos, consultorias especializadas e de orientação;
– aquisição de produtos pelo e-commerce, em razão da necessidade de ficar mais em casa, por proteção ou em regime de home office. Por isso, podemos dizer que ter um negócio com sistema de delivery, seja uma loja de produtos ou até mesmo na área alimentícia, pode ser uma boa saída para o empreendedorismo na pandemia;
– serviços técnicos digitais que deem suporte às atividades ou à redução do quadro de funcionários em ambiente físico.
Apesar da insegurança que o momento apresenta, existem zonas de oportunidade que podem ser racionalmente aproveitadas, pois algumas mudanças trazidas pela pandemia são irreversíveis do ponto de vista custo-benefício, exigindo inovação nos processos de desenvolvimento e oferta de produtos e serviços, alterando com força a aplicação das ações comerciais e de marketing para atender à nova realidade do mercado.

Professor Doutor Renato Vieira

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