Como fazer um currículo para o primeiro emprego

Já sabemos que o mercado de trabalho brasileiro é acirrado e competitivo, e nem sempre arrumar a primeira oportunidade é tarefa fácil. Em um país no qual a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos ficou em 29,8% no 4º trimestre de 2020, de acordo com dados do IBGE, muitos são os esforços para conquistar a primeira vaga.

Entre os jovens recém-saídos do ensino médio, parte do planejamento de carreira é focada em como conseguir o primeiro emprego, e, para isso, o currículo é peça-chave para iniciar no mercado de trabalho.

O que é um currículo?

Currículo, ou melhor, o famoso CV (curriculum vitae), é um documento em que o profissional descreve experiências, habilidades, formação acadêmica, entre outras informações necessárias para que o recrutador conheça a trajetória do candidato.

Um currículo bem-feito é importante porque:

• É o primeiro contato com a empresa, ou seja, é o cartão de visitas do profissional.

• É o espaço que mostra sua personalidade e suas expectativas, assim, o recrutador já tem uma noção se o perfil se encaixa ou não na cultura organizacional da empresa.

• É o documento que mostra a sua trajetória profissional e acadêmica, e, dependendo de como está estruturado, pode chamar a atenção do recrutador de imediato.

O que escrever no currículo em busca do primeiro emprego

Existem tópicos que não podem faltar no currículo. São campos obrigatórios:

Dados pessoais: informações preliminares como: nome e sobrenome, nacionalidade, endereço com CEP e formas de contato, principalmente e-mail e telefone. Se você tiver redes profissionais, como LinkedIn, vale a pena colocar o link do perfil nesse campo.

Objetivo profissional: como se trata do início da carreira profissional, este campo pode ser preenchido com a área de interesse, como “comunicação e marketing”.

Formação acadêmica: logo após o objetivo profissional, é importante descrever os principais caminhos da sua formação. Aqui é interessante colocar o nome do curso, a instituição e o ano de conclusão. Organize as informações da mais recente para a mais antiga. A Faculdade Phorte, por exemplo, nos cursos de graduação em Gestão, oferece a certificação modular parcial (cada módulo do curso prevê um conjunto de competências que permite a certificação parcial), que pode ser adicionada a cada semestre em seu currículo.

Idiomas: se houver algum idioma do qual você tenha conhecimento prévio, é muito importante destacar isso no currículo, junto com o grau de proficiência.

Cursos livres: coloque todos os cursos de que tenha participado até aqui; priorize aqueles  que estiverem ligados à área pretendida. Inclusive, se seu intuito é melhorar o currículo com cursos livres, o Instituto Phorte oferece diferentes cursos em diversas áreas do conhecimento, abrangendo temáticas de Gestão até Medicina.

Informações extras: essa é a hora de diferenciar o seu currículo do currículo dos outros candidatos, colocando informações pertinentes e que destaquem você, como ações de voluntariado, atividades extras, projetos especiais (teatro, xadrez, dança), prêmios e conquistas e hobbies, entre outras.

O que não colocar no currículo?

Existem alguns pontos que devem ser evitados no currículo, como:

• Título “CV”, “Currículo” ou “Curriculum vitae”.

• Número de documentos.

• Fotos (só inclua quanto for solicitado).

• Informações irrelevantes.

• Muitas páginas (excesso de detalhes).

• Utilização de adjetivos para se referir a si mesmo(a).

• Histórico escolar.

Assim, ao fazer um currículo, tente optar por frases assertivas, sem o excesso de detalhes, e fuja de adjetivos. Menos é mais quando o assunto é currículo. Objetividade e assertividade são palavras de regra nesse assunto.

Agora que você já sabe quais são as informações obrigatórias em um currículo, é o momento de enviar o seu para as vagas que se encaixarem no seu perfil e conquistar o primeiro emprego.

teste vocacional