Teste vocacional

Esta análise vai ajudar você a saber qual profissão tem mais a ver com o seu perfil.

Como funciona?

1

Escolha um lugar tranquilo para fazer o teste.

2

Quanto mais honesto você for neste teste vocacional, mais real será o resultado.

3

Responda às 11 perguntas selecionando as respostas com que você mais se identifica.

4

E pronto: descubra qual profissão tem mais a ver com você!

O teste vocacional funciona?

O teste de orientação vocacional e perfil profissional da Faculdade Phorte foi desenvolvido pelos psicólogos Bruno Madi, Fernando Savino e Sonia Faria, e tem como base teórica a teoria dos temperamentos, de Keirsey.

A teoria de Keirsey tem como referência o conceito original dos 16 tipos de personalidade, do psiquiatra Carl Gustav Jung, e da adaptação posterior de Myers e Briggs. Os tipos psicológicos visam entender qual a naturalidade do indivíduo em sua atitude, forma de percepção e julgamento do mundo, auxiliando-o no entendimento das características ligadas à sua personalidade.

O teste é composto de 11 perguntas, todas relacionadas à autopercepção. Para cada pergunta, você terá quatro quadros relacionados a questões de personalidade, e deverá valorar por ordem de prioridade.

Qual o objetivo do teste vocacional?

Auxiliar as pessoas que estão em busca de orientação vocacional, autoconhecimento e carreira a compreender melhor as questões ligadas à sua personalidade e aos seus interesses de vida e de carreira.

Entendemos que a pressão oriunda do mercado de trabalho pode gerar ansiedade na hora de planejar e estruturar uma carreira. Trabalhar com o que gosta, ganhar dinheiro e conseguir realizar um propósito ligado aos interesses particulares são alguns fatores que podem conflitar ou agregar a toda essa construção. Com isso, o teste vocacional desenvolvido e disponibilizado pela Faculdade Phorte tem o intuito de contribuir com a escolha e a construção de uma trajetória mais coerente com a sua personalidade e os seus interesses.

Dica importante sobre o teste vocacional

O teste evidencia partes preponderantes de sua personalidade, o que não deve ser interpretado como o único caminho de resposta às questões ligadas às escolhas de vida e de carreira. O ideal é utilizar o resultado do teste como apoio para as decisões futuras e para o autoconhecimento, sendo importante recorrer a profissionais especializados para obter um retorno mais singular e específico para as suas necessidades.