Redação Enem 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu em 1998 com o propósito de testar os conhecimentos gerais de estudantes do Ensino Médio. No entanto, com seu aprimoramento, passou a funcionar como um processo de seleção para o ingresso no Ensino Superior.

Mais de 500 instituições de Ensino Superior já adotaram o Enem como forma de seleção em todo o Brasil. Todo ano, desde 2009, quando o exame se aprimorou, milhares de estudantes se concentram em responder a questões variadas, em dois dias de provas. 

As possibilidades são inúmeras a partir do surgimento do Enem. Todos os anos, a prova apresenta desafios em relação ao conteúdo que os estudantes precisarão dominar e responder para que consigam ingressar na faculdade e pleitear seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Um desses desafios é em relação à prova de redação, que é aplicada no primeiro dia, junto com as provas de Linguagens e Ciências Humanas. 

Redação Enem 2022

O tema da redação do Enem 2022 foi: desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. 

Muitos estudantes apresentaram inúmeras dificuldades com relação à abrangência do tema. 

A principal dificuldade apresentada foi o que chamam de “tangenciar” o tema da redação, que é quando fogem do tema, seguindo por outro caminho. 

Nesse caso, a discussão que se faz presente é se houve ou não tangenciamento por grande parte dos estudantes que estavam concorrendo à classificação nessa fase do exame. 

A dificuldade residiu especificamente no fato de que se confundiram as ideias de “povos originários” com a de “comunidades e povos tradicionais”. Muitos dos candidatos limitaram a questão aos povos indígenas, ignorando que, em se tratando de Brasil e de povos que têm suas identidades e direitos negados, há também os quilombolas, os ribeirinhos, os pescadores artesanais e tantos outros grupos que estão à margem. 

Como apontar melhor o tema da redação do Enem 2022 para os estudantes?   

Por tratar de uma problemática social, cultural e econômica no Brasil, essa discussão precisaria estar presente em toda e qualquer sala de aula, roda de conversa e meio de comunicação. Os estudantes deveriam ter acesso a esse tema desde sempre. E não só os estudantes, já que se trata de um problema de Estado. 

O Estado precisa promover políticas públicas de reparação aos povos tradicionais e originários. Mas, como pudemos perceber, não é o caso.

Para que o tema seja interpretado com a relevância necessária, é preciso que todos participem, cada vez mais, dessas lutas e discussões. 

Quanto à questão da prova especificamente, para que não tivesse causado tantas dúvidas, seria interessante que houvesse no texto de apoio uma indicação de que, quando falamos sobre a valorização de comunidades e povos tradicionais, não se trata somente da questão indígena, de modo que a pauta inclui essa questão, mas não se encerra nela. 

Como pode ser utilizada a nota do Enem? 

Para além das universidades públicas de ensino, existem outras formas de utilizar a nota do exame para ingressar nas instituições. Por exemplo, o Prouni (Programa Universidade para todos), no qual é possível utilizar a nota do Enem em universidades privadas. Outra possibilidade de ingresso é a partir do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), em que os estudantes podem escolher, a partir de suas classificações, ingressar em uma das universidades públicas que o adotaram como forma de seleção.

Além disso, é possível conseguir empréstimo, sem juros, para financiar a vida acadêmica. Com o Fies (Financiamento Estudantil), os estudantes conseguem um crédito estudantil para custeio de sua graduação.

Faculdade Phorte e Enem: uma parceria

A Phorte valoriza iniciativas que criaram o Enem e a sua adoção como forma de seleção para o ingresso no Ensino Superior. 

Assim, em seu processo seletivo, é aceitável a nota do Enem, não sendo necessária a realização de outro vestibular ou processo seletivo.

A Faculdade Phorte está esperando para seguir junto com você rumo ao sucesso profissional e ao desenvolvimento da sua carreira. 

Faça o Enem. Venha para a Phorte

Artigos Relacionados

Comentários