Como aproveitar ao máximo a experiência na graduação

Os anos de graduação são de extrema importância para adquirir experiência na área de estudo. Descubra como aproveitar ao máximo os anos da graduação para conseguir experiência.

Após a entrada na faculdade, no sonhado curso de graduação, muitos estudantes ficam preocupados com a sua inserção no mercado de trabalho, ou seja, em como conseguir uma vaga bacana sem tanta experiência na área.

A própria faculdade pode ser um lugar fértil para conseguir vivências profissionais e, assim, ganhar certa experiência para entrar no mercado de trabalho, seja em estágios, como CLT ou como freelancer.

Por isso, vamos elencar 5 dicas valiosas para você aproveitar a experiência da graduação:

1. Participe de projetos de pesquisa

A faculdade pode apresentar diversas possibilidades de experiência, desde a monitoria até a participação em projetos de pesquisa e iniciação científica, que podem agregar importantes conhecimentos e vivências, e, ainda, serem um diferencial para o mercado de trabalho.

Para fazer uma boa pesquisa, você precisará estar em contato com os professores e colegas de faculdade, o que pode ser muito benéfico para trabalhar o seu networking.

2. Aproveite as disciplinas ao máximo

Com certeza, tudo o que é abordado nas disciplinas é de muita importância para a vida profissional. Todavia, as disciplinas e as atividades práticas destacam-se no quesito adquirir experiência. É por meio delas que você vai conseguir desenvolver as teorias e vivenciar a sua profissão.

Nos cursos de Gestão, apesar de todas as disciplinas terem um olhar mais prático, a Faculdade Phorte oferece uma matéria chamada Gestão em Ação. Nas palavras da coordenadora Cida Bucater, em entrevista sobre os diferenciais da Faculdade Phorte: “É uma disciplina presente em todos os semestres e tem como objetivo orientar e acompanhar os estudantes em projetos práticos, nos quais eles terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no semestre”.

3. Faça além do que é pedido

Focar em atividades extracurriculares que estejam de acordo com a área estudada é uma das dicas valiosas para os graduandos. Essas atividades extracurriculares são grandes diferenciais no mercado de trabalho, além de proporcionarem conhecimentos práticos adicionais ao que é visto em aula.

4. Procure por estágios

Aproveite a faculdade para fazer estágios na área, que podem ser remunerados ou não. Eles serão boas portas de entrada para o mercado de trabalho, além de proporcionarem contato direto com o dia a dia de trabalho, vivência com profissionais da área, práticas diversas, entre outras vantagens.

5. Use as experiências no currículo

Um currículo bem estruturado faz muita diferença, até porque é ele o seu cartão de visitas, ou seja, seu primeiro contato com o mundo profissional. Por isso, tudo o que for desenvolvido e aproveitado durante seu curso de graduação deve ser incluído no seu currículo – claro, se for coerente com a vaga que estiver procurando.

Agora que você já anotou as dicas para aproveitar seu período na faculdade, é só começar a colocar em prática e aproveitar a experiência que os cursos de graduação possibilitam.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos saibam como adquirir experiência na faculdade.