O que é networking: 6 dicas de como fazer e manter uma rede de relacionamentos

Para conseguir uma carreira de sucesso, não basta ser um bom profissional, você precisa também ser bem relacionado.

Segundo a professora Fernanda Juvêncio, docente dos cursos  de Gestão da Faculdade Phorte, “ser bem relacionado não é algo que você consegue do dia para a noite; é necessário se relacionar com as pessoas em torno de um objetivo comum e construir conteúdo, além de ter empatia”. Assim, você precisará ter conhecimento e prática de como fazer e onde fazer networking.

O que significa networking? E network?

Ambos os termos são da língua inglesa e falam a respeito do mesmo assunto, porém, a diferença entre as duas expressões é bem sutil. Enquanto network alude à rede de contatos, networking diz respeito a uma relação entre pessoas que constituem uma rede de contatos e compartilham interesses pessoais ou profissionais. Além disso, trocam informações, conhecimentos e influências entre si.

Para simplificar, podemos dizer que:

Network: rede de contatos;

Networking: atividade de cultivar a rede de contatos.

Esse conceito está mais presente em nossa vida cotidiana do que imaginamos e pode tornar-se uma ferramenta poderosa para a potencialização de oportunidades profissionais, aproveitando-se da capacidade conectiva e associativa, da ativação da rede de relacionamentos, ou, ainda, do networking.

Dessa forma, a potência da rede de relacionamentos pode ser muito bem utilizada no nosso meio de trabalho, contanto que saibamos como utilizá-la nesse contexto. Por isso, vamos explorar o que é networking profissional, ou, ainda, o que é networking no trabalho.

+ 7 dicas essenciais para aplicar a administração no cotidiano

+ Como melhorar o desempenho e entregar melhores resultados na graduação?

Como fazer networking e cultivar uma boa rede de contatos profissionais

Fato é: independentemente da área de atuação, quem faz networking tem maiores chances de galgar boas oportunidades no mercado de trabalho, e, para além disso, quem faz um bom networking tem ainda maiores chances.

Nesse processo, o primeiro aspecto que devemos reconhecer é que nada vale ter 5 mil amigos nas redes sociais digitais e não ter um relacionamento próximo com esses amigos, por exemplo. Para deixar mais claro: contatos sem relacionamento são apenas contatos que, muitas vezes, podem não servir para seus objetivos.

6 dicas para ampliar e manter um bom networking (cultivo da rede de contatos):

1. Esteja presente em eventos: estar presente em eventos, sejam online ou presenciais, é um bom começo para conhecer pessoas que compartilham dos mesmos interesses que você. Além de estar presente, é importante que você seja visto e ouvido, por isso, fale com as pessoas, troque cartões, sempre da maneira mais autêntica possível.

2. Procure pessoas com os mesmos objetivos:Procure estabelecer contatos com as pessoas que têm os mesmos objetivos que você e participe ativamente dos grupos, proponha atividades: reuniões, grupos de WhatsApp, palestras, entre outros. Enfim, mostre que tem a capacidade de trabalhar em grupo e coletivamente. Isso é fundamental”, comenta a professora Fernanda.

3. Ative seu networking com frequência: depois de estabelecer um primeiro contato, é importante que você mantenha seus contatos, afinal, “só é lembrado quem é visto”.

4. Falar, mas também ouvir: a construção de um bom networking é uma troca, por isso, a prática da escuta atenta e interessada é uma aliada para a construção de uma boa rede de relacionamentos.

5. Compartilhe ideias e projetos: seja qual for a plataforma, mantenha uma assiduidade nas redes sociais, mantendo seus contatos informados sobre suas ideias, projetos e objetivos. “Procure ser sempre educado, sem deixar de emitir sua opinião”, aponta a professora Fernanda.

6. Mantenha seus conhecimentos atualizados: tanto na hora de ampliar sua rede quanto na hora de cultivar o networking, mostrar-se bem antenado com as atualidades, principalmente na sua área de atuação, é sempre um ponto favorável, assim você reafirma sua credibilidade como profissional.

Portanto, é válido trabalhar e cultivar o networking independentemente da sua área de atuação, seja Administração, Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Logística ou Pedagogia, por exemplo. Até porque um dos traços do profissional do futuro é justamente a capacidade de manter uma boa rede de relacionamentos. Além disso, “ter empatia com os outros é fundamental, ou seja, agregar, e não desagregar”, finaliza a professora Fernanda.

Contudo, as instituições de ensino superior, como faculdades e universidades, são ótimas oportunidades para colocar em prática esses aprendizados sobre networking e conquistar uma boa rede de relacionamentos.

Por exemplo, os alunos da Faculdade Phorte têm várias oportunidades de fazer networking por meio dos eventos promovidos, online e presenciais, e também por meio dos projetos desenvolvidos em sala de aula, como é o caso da disciplina Gestão em Ação, para os cursos de Gestão. Tanto os eventos como os projetos são realizados para que os alunos consigam aplicar os conhecimentos teóricos na prática.