Como usar as redes sociais para o marketing pessoal
As redes sociais podem ser boas ferramentas para trabalhar o marketing pessoal e profissional. Já pensou sobre isso?
Muito do que mostramos para o mundo se dá pelas mídias sociais, principalmente no momento em que vivemos, com o isolamento e a pandemia. Assim, as redes sociais servem de vitrine expositiva.
Nesse sentido, temos a oportunidade de nos mostrarmos para o mundo, inclusive para o mundo profissional, por meio de nossas redes sociais. É nesse momento que o marketing pessoal entra em cena.
Mas, o que é marketing pessoal? Como fazer um bom uso dele? Quais as melhores ferramentas? Se essas são algumas das suas dúvidas, fique tranquilo, pois é exatamente sobre isso que vamos falar a seguir.
O que é marketing pessoal e qual a sua importância?
Marketing pessoal, ou personal branding, são as estratégias para construir e destacar as características pessoais e profissionais de uma pessoa, ou seja, é a forma como você se vende, ou melhor, como vende uma imagem de si mesmo.
O alcance da internet e das mídias comunicativas, e a competitividade do mercado de trabalho fazem com que o objetivo do marketing pessoal – de vender o próprio peixe – seja mais importante do que nunca para a vida profissional das pessoas.
Essa hiperconectividade e o acesso às redes sociais digitais auxiliam a expandir e construir sua rede de relacionamentos (network), e esse é um ponto positivo que pode ser muito bem explorado com o marketing pessoal.
Assim, trabalhar a marca pessoal é deixar que os outros captem melhor o que pensamos, o que desejamos, quais os nossos posicionamentos e as nossas bandeiras, como nos portamos, entre outros fatores. É por isso que o marketing pessoal é tão importante nos dias de hoje, principalmente quando pensamos em redes sociais.
Leia mais:
+ Como aproveitar ao máximo a experiência na graduação
+ O que é freelancer? Tudo o que você precisa saber para começar a trabalhar por conta própria
Como fazer marketing pessoal nas redes sociais em 6 passos
Fazer marketing pessoal nas redes sociais pode ser algo muito elaborado ou focado em atitudes simples; vai depender da sua abordagem e dos seus objetivos e metas. Contudo, existem algumas dicas para seguir no dia a dia, a fim de melhorar sua marca pessoal e passar uma boa impressão:
1. Defina seus objetivos: fazer uma leitura de onde você está agora e de onde quer chegar nos próximos anos é essencial para ter uma visão clara de como deve agir nas redes sociais para potencializar suas oportunidades. A partir dessas reflexões, você pode montar metas e objetivos profissionais.
2. Escolha as redes sociais certas: nem toda rede social é adequada para você, suas demandas, seu perfil, sua área etc. Por isso, é importante escolher uma mídia que esteja alinhada com seus objetivos e seu perfil, levando em consideração a característica de cada rede.
3. Atenção ao seu público: saber com quem você fala pode ajudar a otimizar suas postagens e seu foco nos conteúdos publicados. Por isso, analise em qual área você se situa, como é o público dessa área etc.
4. Periodicidade: não descuide de suas redes; mantenha-as atualizadas e nunca deixe as pessoas sem resposta.
5. Privacidade: agora, é importante separar o pessoal do profissional; por isso, uma boa dica é a criação de um perfil separado e com configurações de privacidade restritas. Ainda assim, é muito importante tomar cuidado com o tom das publicações e dos comentários.
6. Círculo social: é importante seguir e acompanhar pessoas e páginas relevantes para a sua área, ou seja, que tenham público e conteúdos semelhantes, pois assim você consegue um impulsionamento na área.
Agora que você já sabe como usar as redes sociais a favor do seu marketing pessoal, que tal compartilhar essa notícia para que mais pessoas saibam dessas dicas?
Comentários