O que é freelancer? Tudo o que você precisa saber para começar a trabalhar por conta própria

O trabalho como freelancer é um modelo que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Saiba como começar a oferecer seus serviços como freelancer.

Falta de oportunidades de emprego fixo, necessidade de uma renda extra ou procura de modelos de trabalho mais flexíveis, entre outros fatores, são algumas razões do porquê o trabalho como freelancer vem se expandindo.

Mas, você sabe o que é freelancer? Como ser um freelancer? Ou, ainda, como são contratados? Vamos contar a você como esses profissionais fazem para trabalhar por conta própria.

O que é freelancer?

Freelancer é um termo em inglês (popularmente usado como freela) que designa um profissional autônomo que desempenha seus trabalhos e serviços para pessoas físicas ou jurídicas por um tempo determinado.

Segundo dados do Governo Federal, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 8,4% de 2019 para 2020. Esse setor já corresponde a 56,7% do total de negócios em funcionamento no Brasil.

Assim, a atuação de profissionais autônomos, freelancers, já representa boa fatia do mercado. Hoje, diversas plataformas facilitam a conexão entre os freelancers e quem necessita do serviço prestado.

Como os freelancers são contratados?

Como destacado anteriormente, existem diversas plataformas que ajudam na conexão entre os autônomos e os solicitantes, como: Workana, 99Freelas, UpWork, GetNinjas, Freelancer.com, Trampos.Co, entre outros.

Contudo, com a Consolidação das Leis Trabalhistas, o trabalho dos freelancers também foi regulamentado. Logo, quem busca contratar um freelancer deve atentar para algumas regras:

• O profissional deve ter Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
• O acordo/contrato não pode ser uma conversa informal, ou seja, deve haver um documento escrito, em que as duas partes concordem explicitamente com as condições.
• O acordo/contrato deve conter, explicitamente, o valor que o profissional receberá pelo trabalho e a forma dos contatos entre as partes (e-mail, telefone, outros meios).
• O contratante deve fazer o contato para a contratação com, pelo menos, três dias de antecedência, pois assim o freelancer poderá verificar sua disponibilidade e programação para a realização do serviço.
• Nem todo freelancer tem que ser, necessariamente, pessoa jurídica (PJ); existem contratos de pessoa física para profissionais autônomos. Contudo, as empresas costumam preferir autônomos com CNPJ.

Assim, os freelancers também devem ficar de olho em seus direitos e deveres, bem como os contratantes.

Como ser freelancer?

Iniciar no mercado como freelancer não exige muitos pré-requisitos. Basicamente, você deve ter uma ou mais habilidades para oferecer seus serviços aos clientes em potencial.

Em pesquisa divulgada pela Workana, as três categorias de freelancer mais contratadas em 2020 nessa plataforma foram:

1. Profissionais de tradução e conteúdos, que representaram 37,74% das oportunidades.
2. Serviços de design e multimídia, representando 34,61%.
3. Profissionais de tecnologia da informação (TI) ficaram com 15,61% dos contratos.

Essa modalidade de empreendedorismo criativo, com modelos de negócios inovadores, é algo em que os profissionais do futuro devem estar de olho desde o primeiro passo da carreira, com o curso de graduação.

Pensando nisso, a Faculdade Phorte, em seus cursos de Gestão, conta com matérias específicas para aflorar o espírito empreendedor dos jovens e, também, para dar uma base de conhecimentos imprescindíveis para entrar nessa área de trabalho.

Confira os cursos de ensino superior em Gestão que oferecem a disciplina de Empreendedorismo: Administração, Processos Gerenciais e Marketing, entre outros.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais, para que todos saibam o que é e como começar a trabalhar como freelancer.

Artigos Relacionados

Comentários