Redes sociais podem impulsionar a carreira e os negócios

De acordo com relatório da WeAreSocial, publicado pelo portal Exame, atualmente, mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas às redes sociais, o que representa 53% da população mundial.

As pessoas estão entrando para as redes cada vez mais. Segundo uma análise da Keplos, consultoria de marketing global, em 2020, a cada segundo, mais de 14 pessoas começaram a usar uma rede social pela primeira vez.

Sobre os dispositivos mais utilizados para acesso, o celular e os tablets saem na frente, representando 99% da conexão às redes sociais, enquanto uma em cada cinco pessoas checa as mídias pelo computador ou pelo laptop.

A importância das redes sociais para o sucesso profissional

Tanto para empresas quanto para profissionais, as redes sociais têm um papel central para o sucesso no mercado, justamente porque, como os dados nos mostram, o mundo está nas redes, e elas podem potencializar alcances e oportunidades.

O elemento interação, um dos principais termos lembrados quando nos referimos às redes sociais, traz diversas possibilidades para os profissionais e empreendedores, entre elas:

• Visibilidade: quem não é visto não é lembrado, e, nas redes sociais, se você criar conteúdos que tenham direcionamento certo, com certeza será visto e lembrado.

• Compartilhar a sua visão: seja um perfil profissional ou institucional, as redes sociais são vitrines nas quais você pode mostrar seus valores e propósitos, criando uma identificação com os públicos.

• Criar e ativar uma network: as redes sociais são ótimos exemplos de networks, que podem ser ativadas com conteúdos relevantes.

• Informações em tempo real: as redes também são ótimos canais para se manter informado (quando utilizamos fontes confiáveis, claro!) e facilitam que você fique por dentro das últimas novidades da sua área de atuação ou segmento.

• Vendas: você também pode utilizar certas redes para promover as vendas de seu empreendimento. Claro que as vendas só funcionarão se você já tiver um público engajado nas redes.

Estas são só algumas possibilidades das redes sociais, que representam um universo amplo de oportunidades para os profissionais e empreendedores.

Conheça quais são as redes sociais, como funcionam e quais os públicos

Esse é o primeiro passo para se dar bem nas mídias sociais: conhecer quais redes sociais podem ser exploradas e para que serve cada uma. As principais são:

Instagram: tem um alto potencial de engajamento, que não é medido só por likes, mas também por comentários e salvamentos, entre outros fatores. Além disso, tem vários formatos que podem beneficiar você em diversas situações: stories, feed, reels e IGTV, por exemplo.

LinkedIn: é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho, na qual você pode fazer conexões com pessoas e empresas. É ideal para o profissional ser visto por empresas e para as empresas buscarem profissionais.

Twitter: é uma rede social que permite ter informações e opiniões de uma forma rápida, em caracteres limitados.

Youtube: rede social voltada para vídeos, sejam gravados ou online, que podem ajudar você a divulgar sua empresa ou profissão e aprender mais sobre as áreas de atuação.

Estas são apenas algumas das redes mais conhecidas, pois existem muitas outras, como: WhatsApp, Facebook e TikTok.

Dessa forma, você pode escolher quais são as redes que mais se encaixam na sua necessidade e no seu planejamento estratégico, constituindo um meio para ajudar a deslanchar sua carreira ou seu negócio.

Para instrumentalizar os profissionais na utilização dessas ferramentas digitais em sua totalidade e de forma estratégica, a Faculdade Phorte conta com disciplinas específicas em cursos de graduação, como:

• Mídias Sociais em Marketing, novo curso da Faculdade Phorte.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus colegas, para que eles também se conscientizem da importância das redes sociais.