A internet revolucionou as formas de vender produtos e serviços. Hoje em dia, se as empresas querem crescer e se manterem competitivas, elas precisam ter uma presença no meio online. Essa presença é marcada principalmente pelo marketing digital (mkt digital), que é um importante aliado dos microempreendedores.
O foco nos microempreendedores é importante, porque eles são muito afetados pela falta de estratégia, pois as grandes corporações já garantiram sua presença no mercado online. Assim, se os donos de pequenos negócios querem conquistar mais clientes e expandirem suas marcas, precisam se adaptar a essa realidade.
Para saber como o marketing digital é aliado dos microempreendedores, quais estratégias usar e como aprender sobre elas, continue a leitura.
Por que os microempreendedores devem captar clientes com o marketing digital?
O marketing digital diz respeito às estratégias e técnicas de publicidade e promoção realizadas por meio de canais digitais. Para ser uma empresa competitiva, é preciso marcar presença em todas as redes, como sites, redes sociais, e-mails, mecanismos de busca, entre outros.
Ao contrário do marketing tradicional, que, muitas vezes, era inacessível para microempresários devido aos altos custos, o marketing digital oferece uma abordagem mais acessível e eficaz para alcançar o público-alvo. Por meio de diversos canais online, o marketing digital é um forte aliado dos microempreendedores, porque ajuda a promover produtos e serviços de forma direcionada, alcançando pessoas interessadas em seu nicho de mercado.
Para alcançar o público-alvo, usa-se uma variedade de estratégias, como SEO, publicidade em redes sociais, marketing de conteúdo, e-mail marketing, entre muitos outros. Cada estratégia tem seu próprio conjunto de objetivos e de táticas, com a finalidade de aumentar a visibilidade da marca, atrair clientes em potencial e impulsionar as vendas.
Assim, como os microempreendedores muitas vezes não têm muitos recursos disponíveis para divulgar seus produtos ou serviços, o marketing digital ajuda a divulgar a marca sem custos exorbitantes.
Os microempreendedores podem se beneficiar do marketing digital para reter clientes
O marketing de retenção é uma estratégia para a manutenção dos clientes. Isso significa que o relacionamento é feito para não perder os clientes atuais e fidelizá-los. Fidelizar um cliente é essencial para o sucesso de uma empresa, já que eles podem pagar mais e comprar outros produtos. Além disso, eles podem indicar a empresa, o que se transforma em um marketing indireto.
Uma vez que a retenção é indispensável para o sucesso da empresa, investir no marketing digital para garantir a fidelização é muito inteligente. Assim, o primeiro passo para uma fidelização efetiva é o conhecer o cliente com profundidade. Assim, saber quem eles são, quais os medos, os anseios e o motivo de eles terem comprado o produto estão entre as informações a que o microempreendedor deve ter acesso.
Para conseguir esses dados, além das pesquisas digitais, é possível ter um relacionamento nas redes sociais com os consumidores. Desse modo, interagir, responder e fazer conteúdos específicos para o cliente antigo é uma forma de estreitar laços com ele e criar confiança.
Embora todas essas estratégias sejam válidas, você só conseguirá desenvolver um conteúdo relevante se conhecer seus consumidores. Assim, abra canais de diálogo, disponha-se a responder às perguntas e resolver problemas para captar todas as informações necessárias com o intuito de manter um bom serviço.
Por fim, utilize os canais digitais, como e-mail marketing e mensagens de WhatsApp não só para fazê-los comprar, mas também para agradecê-los. Demonstre que ficou grato pela compra e ofereça um cupom para outra compra, por exemplo. Se for possível, ter um clube de benefícios ou um cartão de fidelidade online também ajuda a manter a relação com o cliente.
Como captar novos clientes com o marketing digital
A interação com os clientes antigos não serve apenas para mantê-los, mas também deve ser utilizada para a construção da sua persona. A persona é seu cliente ideal e pode ser feita por meio das informações a que você tem acesso e do público-alvo que você projetou.
Com a persona definida, o marketing digital é aliado dos microempreendedores na definição de boas estratégia, tais como:
- SEO: Caso o microempreendedor tenha um site, otimizá-lo para os mecanismos de busca é essencial para garantir que os clientes em potencial o encontrem facilmente. Isso inclui a escolha das palavras-chave certas, a criação de conteúdo relevante e a otimização da estrutura do site.
- Publicidade em redes sociais: As redes sociais são uma ótima maneira de alcançar um público amplo e segmentado. Os microempresários podem criar anúncios gratuitos na própria página ou pagar para aparecerem nas principais plataformas de mídia social, como Facebook e Instagram. Os valores não são altos, e é possível aumentar a visibilidade da marca e gerar leads.
- Marketing de conteúdo: Criar conteúdo relevante e valioso é uma estratégia eficaz para atrair e engajar o público. Os microempresários podem escrever blogs, criar vídeos ou compartilhar dicas úteis nas redes sociais, para se posicionarem como especialistas em seu nicho e atraírem clientes em potencial.
- E-mail marketing: O e-mail marketing, ainda em 2023, é estratégia eficaz para começar e manter um relacionamento com clientes. Os microempresários podem enviar newsletters com ofertas exclusivas, atualizações de produtos e conteúdo relevante, para manterem os clientes engajados e informados.
Adquira competência de marketing digital com quem tem conhecimento na área
Para obter o máximo de suas estratégias de marketing digital, os microempreendedores podem fazer cursos especializados, principalmente na área de Marketing. Esses cursos podem fornecer habilidades e conhecimentos necessários para implementar eficazmente as estratégias de marketing digital nas grandes e pequenas empresas.
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