7 motivos que mostram a importância das softs skills para sua carreira

Redes sociais. Faculdades. Cursos para se sair bem nas entrevistas. Todos falam basicamente a mesma coisa quando se trata de conseguir uma vaga no mercado de trabalho: é muito importante desenvolver soft skills

Mas o que elas são de fato? Será que elas realmente são tão importantes assim?

E, se são, como mostrar que você já desenvolveu essas habilidades?

Sim, todos dizem que você precisa ter soft skills. Por isso a gente resolveu fazer diferente: mostrar quais são as soft skills, como desenvolvê-las e, por fim, como colocá-las no currículo. 

Ainda mais, trouxemos não só um, mas sete motivos para você saber a importância delas e poder se desenvolver com a confiança de que está no caminho certo. 

Então, para saber tudo isso, é só seguir para o próximo tópico. 

O que são soft skills

Soft skills são traços de personalidade e comportamentos que formam a individualidade de alguém. 

Nesse sentido, considera-se como soft skills a maneira como uma pessoa se comporta diante de uma situação de estresse, o modo como ela se comunica, se tem pensamento crítico, entre muitas outras habilidades. 

Isso significa que o comportamento e a capacidade do indivíduo de interagir com outras pessoas estão em análise pelo mercado de trabalho. 

Desse modo, elas são consideradas conforme a área do profissional e com os objetivos que ele tem em vista. Assim, uma soft skill de um professor é diferente da de um técnico de TI, por exemplo. 

Assim, um professor precisa ter habilidades como empatia, flexibilidade cognitiva e criatividade. Já um técnico de TI é mais procurado por sua capacidade de lidar com prazos, trabalhar em equipe e ter pensamento crítico. 

Logicamente, ambos os profissionais podem desenvolver todas essas habilidades, mas, conforme a área em que atuam, umas são mais solicitadas do que outras. Por isso é essencial se atentar a elas tanto quanto as hard skills

Diferenças entre soft e hard skills

Antes de darmos as definições, lembre-se de que elas são complementares, ou seja, tanto as hard skills quanto as soft skills são essenciais para um bom profissional. 

Hard skills são as habilidades e as competências necessárias para o desenvolvimento das atividades. Nesse sentido, adquire-se as hard skills durante os estudos, as atividades práticas e o trabalho propriamente dito. 

Exemplos de hard skills

  • fluência em um idioma estrangeiro; 
  • habilidade com ferramentas, como Excel e pacote Adobe; 
  • saber usar máquinas e equipamentos específicos de uma área, como máquina agrícola;
  • entender com profundidade uma teoria e aplicá-la.

Portanto, as hard skills fazem parte das habilidades técnicas. 

Já as soft skills, por serem habilidades comportamentais, tornam o profissional único. Por isso o mercado de trabalho procura algumas específicas. 

Veja abaixo. 

Quais são as soft skills mais procuradas? 

Listamos as principais soft skills que fazem que você chame a atenção dos recrutadores:

1. Comunicação:

O que é: habilidade de transmitir informações de forma clara e eficaz.

Por que é importante: facilita a comunicação entre colegas, clientes e equipes, reduzindo mal-entendidos e conflitos. Além disso, possibilita que o funcionário traga as informações de modo claro e didático. 

2. Adaptabilidade:

O que é: a capacidade de se ajustar rapidamente a qualquer tipo de mudança. 

Por que é importante: fundamental em ambientes de negócios em constante evolução e para lidar com crises imprevistas.

3. Resolução de problemas

O que é: a habilidade de identificar, analisar e resolver problemas de forma eficaz, rápida e estratégica. 

Por que é importante: ajuda a empresa a superar obstáculos e a melhorar processos.

4. Liderança

O que é: a capacidade de inspirar, motivar e guiar uma equipe em direção a objetivos comuns.

Por que é importante: essencial para estabelecer direção e criar um ambiente de trabalho positivo.

5. Colaboração

O que é: a habilidade de trabalhar efetivamente com outros membros da equipe, compartilhando conhecimentos e ajudando os outros quando necessário. 

Por que é importante: fomenta a cooperação, o compartilhamento de ideias e a obtenção de resultados melhores em grupo.

6. Criatividade

O que é: a capacidade de pensar de forma original e encontrar soluções inovadoras.

Por que é importante: fundamental para a geração de novas ideias e para melhorias contínuas.

7. Gerenciamento

O que é: a habilidade de organizar tarefas, priorizar atividades e gerenciar recursos de forma eficiente.

Por que é importante: contribui para a eficácia operacional da empresa. 

8. Inteligência emocional

O que é: a capacidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros.

Por que é importante: melhora a comunicação, a tomada de decisões e ajuda muito nos relacionamentos. 

9. Proatividade

O que é: a iniciativa em antecipar problemas e tomar medidas preventivas.

Por que é importante: ajuda a empresa a evitar problemas, a reduzir e a manter um ambiente mais eficiente.

Desse modo, ter funcionários com essas habilidades é muito bom para as empresas, pois eles não apenas melhoram o ambiente de trabalho, mas também contribuem para o sucesso a longo prazo, para a inovação e para a resiliência da organização.

7 motivos que mostram a importância das softs skills para sua carreira 

1. Softs skills são provas de que você se preocupou com a sua carreira 

Para adquirir soft skills, você levou tempo, já que precisou investir horas de estudo e, em alguns casos, dinheiro. 

Desse modo, as empresas percebem que você procurou crescer profissionalmente, além de mostrar que houve preocupação com as suas habilidades. Logo, para eles, você é um profissional comprometido e que tem iniciativa. 

2. As soft skills mostram que você tem iniciativa

Quando uma pessoa consegue mostrar que age para conquistar os objetivos e que toma decisões com base em um planejamento, isso demonstra que ela tem iniciativa. 

Assim, se você buscou se desenvolver, buscou melhorar as suas habilidades e buscou aplicá-las no seu ambiente de trabalho, isso demonstra que você se preocupa com a sua conquista de objetivos.

Analogamente, como você faz isso no seu cotidiano, espera-se que isso seja aplicado na organização. Por conseguinte, você é visto como um colaborador que poderá trazer eficiência para o ambiente de trabalho. 

3. Demonstram que você pode resolver problemas

Infelizmente, a vida profissional não é feita apenas de bons momentos. Com isso, saber resolver problemas com eficiência e lidar com conflitos da melhor maneira são habilidades muito valorizadas. 

Desse modo, aprender e adotar um sistema de resolução, que leve em consideração os processos e as pessoas, é necessário para se destacar. 

Isso porque não se solicita apenas capacidade de identificação do problema, a análise e a tomada de decisões, mas também a criatividade e a organização para atingir esses objetivos. 

4. Indicam se você pode se tornar um líder

As soft skills são importantes para saber em quais cargos e em quais posições você conseguirá ter o seu melhor desenvolvimento. 

Com isso, quando você se candidata para um cargo de liderança, avaliam-se competências como inteligência emocional, capacidade de gerenciamento e proatividade. 

5. Mostram se você é um empregado comprometido com a empresa

Todos os recrutadores procuram pessoas que mostrem constância e que fiquem o máximo de tempo nas empresas. 

Dessa maneira, quando o empregado tem soft skills como resolução de conflitos e comprometimento, as chances de ele sair de uma empresa reduzem. Ou seja, se o funcionário consegue lidar bem com situações adversas, ele não se demitirá por motivos que podem ser solucionados com facilidade. 

6. Indicam se você trabalha bem em equipe 

Na maioria das empresas e das funções, você precisará trabalhar bem em equipe. Assim, quando você mostra que consegue ter empatia, saber lidar com situações de estresse e pode gerenciar conflitos, as suas chances de contratação tornam-se maiores. 

7. Soft skills ajudam a manter bons relacionamentos profissionais

Você também precisa se relacionar com os clientes e com os parceiros de negócios. Nesse sentido, habilidades como liderança, empatia e bom relacionamento interpessoal ajudam você a ter relações profissionais mais saudáveis. 

Com isso, as chances de subir de cargo e de fazer parcerias de sucesso aumentam. 

Como desenvolver as soft skills

Dada a grande importância das soft skills para o crescimento pessoal e profissional, é essencial desenvolvê-las. Para isso, algumas estratégias são necessárias: 

Peça feedbacks: seja para seus superiores, seja para os clientes, o feedback é importante para saber quais pontos você precisa melhorar na sua trajetória profissional.

Pratique a comunicação: aprender a falar em público ou fazer cursos que ajudem a desenvolver habilidades de fala, como os de contação de histórias ou de oratória permitem ampliar as possibilidades de comunicação. 

Desenvolva disciplina: aprender a cumprir prazos e metas é uma habilidade essencial tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Desse modo, entregue os trabalhos nos prazos, tenha compromisso com as atividades propostas e desenvolva estratégias de organização. 

Mantenha o aprendizado constante: seja adepto ao lifelong learning. Assim, no mundo atual, quanto mais conhecimento você tiver e quanto mais mostrar que se preocupa com o seu desenvolvimento intelectual, mais você se torna autoridade em um assunto. Por conseguinte, há mais chances de recrutadores procurarem você. 

Busque autoconhecimento: encontre formas de identificar quais são as suas características mais fortes, quais são seus defeitos e suas qualidades. Assim, faça cursos de desenvolvimento pessoal, faça sessões com terapeutas e leia boas obras de autoconhecimento. Dessa forma, desenvolve-se a inteligência emocional com mais facilidade. 

Leia constantemente: o hábito de leitura é uma excelente forma de desenvolver a soft skill da criatividade. Analogamente, ter contato com filmes e músicas diversos ajuda a ampliar o repertório e, do mesmo jeito, incentiva as habilidades criativas. 

Após desenvolver essas habilidades, você precisa colocá-las no currículo. Vamos ensinar isso no próximo tópico. 

Como colocar as soft skills no currículo

A gente sabe que você já percebeu isso, mas vamos confirmar as suas suspeitas: quantificar uma soft skill é muito subjetivo e mais difícil do que uma hard skill. 

Por isso, você precisa colocar as informações de maneira estratégica, para que você mostre suas competências. 

Como? Bom, é mais fácil do que parece. E você pode fazer em apenas 2 passos. 

1. Saiba quais são as suas soft skills

O primeiro passo é saber quais são as suas habilidades. Seja no trabalho, seja em casa, você usa diversas competências para resolver problemas, relacionar-se com as pessoas ou organizar a sua vida.

2. Estruture seu currículo

Após descobrir suas habilidades (ou buscar desenvolvê-las), você precisa mostrar para os recrutadores como você as utiliza. 

Lembre-se de que o importante não é só ter soft skills, é mostrar como você as utiliza ou as utilizou ao longo da sua trajetória profissional. 

Desse modo, separe um campo específico do seu currículo para informar as suas habilidades. Importante: não faça uma lista delas, mas mostre como você as aplicou. 

Veja um exemplo:

O que você é: comunicativo, colaborativo e sabe lidar com conflitos. 

Como você insere as informações no currículo: Construí relacionamentos sólidos com a minha equipe por meio da exposição clara dos problemas e da busca em conjunto por soluções. Além disso, como fiz diversos cursos na área, fazia questão de compartilhar todos os conhecimentos adquiridos com meus colegas de trabalho, pois o objetivo era que todos pudessem trabalhar juntos para o sucesso da empresa

Ainda mais, caso você tenha dado a ideia de algum projeto ou tenha alguma conquista relevante, é aqui que você informa como as suas soft skills foram significativas para isso. 

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