Qual é a diferença entre Bacharel e Tecnólogo?

Muitas pessoas, ao procurar por um curso de nível superior, colocam em categorias separadas, fazendo diferença entre graduação e curso de tecnologia. Porém, essa diferenciação é equivocada. O MEC reconhece o curso tecnológico como um curso superior, da mesma forma que o bacharelado e a licenciatura. Portanto, os cursos de tecnologia são cursos de graduação!

Segundo o portal do MEC, “os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de licenciatura ou bacharelado. Seus diplomas têm validade nacional”.
Então, na verdade, existem as modalidades de graduação: tecnológica, bacharelado e licenciatura, cada uma delas com suas diferenças.

O que considerar ao escolher uma modalidade de ensino superior

Quando você está procurando o rumo a tomar, deve considerar algumas informações antes de escolher uma modalidade de ensino superior, tendo em vista que cada uma vai agregar de maneira diferente em sua carreira profissional.

• Bacharelado: corresponde a uma caminhada de 4 a 6 anos, dependendo do curso escolhido. Em geral, os cursos de bacharelado têm mais abrangência teórica e podem preparar você para uma carreira acadêmica. Um exemplo desse tipo de graduação é o curso de Administração em São Paulo, oferecido pela Phorte, que tem uma faculdade na Bela Vista.

• Licenciatura: os cursos de licenciatura são similares aos de bacharelado, com a diferença de que são focados em desenvolver profissionais que podem, também, ministrar aulas no ensino fundamental e médio.

• Graduação tecnológica: os cursos tecnológicos duram de 2 a 3 anos e geralmente são mais focados em disciplinas práticas. Em geral, têm um custo menor no que se refere à mensalidade de faculdade. Podemos citar, como exemplo, o curso de Processos Gerenciais em São Paulo.

Dessa forma, a dica é que você veja com atenção as modalidades e suas especificidades antes de fazer sua escolha. Mas, independentemente de qual for sua opção, é importante que você descubra um caminho para iniciar uma faculdade, e, para isso, disponibilizamos uma planilha que serve como guia de organização, para que você inicie sua graduação.