Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

BACHARELADO

O bacharelado é a formação superior tradicional, com duração que varia entre 4 e 6 anos. Ele propicia uma formação mais abrangente e completa, com boa base teórica e cientifica, preparando o estudante para as diversas áreas relacionadas à profissão.

LICENCIATURA

Os cursos de licenciatura são focados em preparar profissionais aptos a ministrar aulas nos ensinos fundamental e médio. De modo similar ao bacharelado, a duração dos cursos de licenciatura varia entre 4 e 5 cincos, no entanto, a grande diferença é o enfoque pedagógico das grades curriculares dos cursos de licenciatura. É importante destacar que bacharéis não podem ministrar aulas na educação básica, para a qual se exige uma complementação pedagógica ou que busquem cursos oferecidos tanto em grau de bacharelado como em licenciatura.

TECNÓLOGO

Os cursos tecnológicos têm duração menor, ou seja, de 2 a 3 anos. O foco dessa graduação são as disciplinas práticas, que preparam o aluno para atividades específicas, diferentemente dos cursos de bacharelado, que são mais generalistas.

Às vezes, é possível encontrar cursos de bacharelado e de tecnólogo com títulos bem parecidos, como Turismo (bacharelado) e Gestão de Turismo (tecnológico). É importante saber a diferença entre os dois para escolher a opção que melhor atende às suas expectativas. Vale ressaltar que as funções do tecnólogo são mais limitadas se comparadas com as do bacharel na mesma área.

Os cursos tecnológicos também são indicados para quem já tem uma área de atuação profissional definida. Por exemplo, se o objetivo é trabalhar diretamente na área de marketing, é melhor fazer o curso de Tecnólogo em Marketing do que um Bacharelado em Publicidade.