Loris Malaguzzi e a Pedagogia Reggio Emilia
Loris Malaguzzi é o criador da Pedagogia Reggio Emilia. Essa abordagem combina vários princípios, como exaltar o protagonismo infantil, praticar a pedagogia da escuta, desenvolver o pensamento crítico, realizar arte e documentação. O objetivo do método é privilegiar o processo, e não apenas o resultado.
Contudo, o legado de Loris Malaguzzi estende-se para além da Pedagogia Reggio Emilia. Sua visão de educação centrada na criança baseia-se na participação ativa e, por isso, tornou-se uma referência para educadores de todo o mundo. Seu trabalho continua a influenciar o pensamento sobre a Educação Infantil, enfatizando a importância da criatividade, da colaboração e do respeito pela individualidade de cada criança.
Para saber a origem dessa abordagem, a importância da arte para a criança e os benefícios para o desenvolvimento infantil, continue a leitura.
Loris Malaguzzi: biografia
Loris Malaguzzi nasceu em 23 de fevereiro de 1920, em Correggio, uma cidade na região da Emília-Romanha, na Itália. Sua infância foi marcada pela turbulência política da época. Após a Segunda Guerra Mundial, ele dedicou sua vida à educação.
Em 1945, Loris Malaguzzi mudou-se para Reggio Emilia e juntou-se a um projeto ambicioso de educação: construir uma escola com camponeses e operários, com os materiais que sobraram da guerra. Em 1950, após concluir o projeto e dar aula nas escolas construídas pela população, Loris viajou a Roma para estudar Psicologia. Após formado, começou a trabalhar como psicólogo na Consultoria Médica Psicopedagógica Municipal de Reggio Emilia.
Paralelamente ao trabalho como psicólogo, Loris Malaguzzi trabalhou como professor e, em 1963, organizou uma rede educacional. Essa rede tem muita importância, porque abriu os primeiros jardins da infância para crianças de até 6 anos com a abordagem pedagógica Reggio Emilia. Ressalta-se, então, que a cidade é o motivo do nome do método.
A abordagem Reggio Emilia é fundamentada em vários princípios-chave. Um desses princípios é a visão da criança como um ser competente e capaz de construir seu próprio conhecimento. Nessa abordagem, o papel do educador é o de facilitador, estimulando a curiosidade e o questionamento das crianças, em vez de ser o detentor do conhecimento.
Além disso, a abordagem Reggio Emilia valoriza a importância da expressão artística e da colaboração entre as crianças, incentivando o trabalho em grupo e a resolução de problemas de forma conjunta.
Percebe-se, desse modo, que Loris Malaguzzi é uma figura importantíssima na educação da primeira infância. Mesmo após sua morte, em 1994, suas ideias continuam atuais e necessárias.
O papel do professor segundo Loris Malaguzzi e a Pedagogia Reggio Emilia
Loris Malaguzzi ofereceu outra função para o professor ao criar a Pedagogia Reggio Emilia. Com ela, o pedagogo sai do papel de detentor do conhecimento, puramente acadêmico e sem vínculo com a criança. Nessa abordagem, o professor ou a professora sabe que a criança precisa de suporte para a imaginação, a inteligência e a criatividade fluírem, e isso faz diferença no desenvolvimento integral do pequeno.
Os adultos, dessa forma, interagem com as crianças e dão espaço para que elas desenvolvam a afetividade e criem vínculos de segurança. A fim de que esses laços se construam, então, o professor ou a professora deve aprender com a criança, brincar no chão com ela, cuidar dela em todos os aspectos. O pedagogo, assim, deve dar a si mesmo a oportunidade de experimentar, errar, corrigir e refletir sobre sua prática. Para isso acontecer, é preciso passar pelo cuidar e educar indissociáveis.
Com o objetivo de todas as práticas pedagógicas passarem por reflexão, a observação e o registro documental também fazem parte do cotidiano escolar segundo a Pedagogia de Reggio Emilia. A documentação é uma ferramenta indispensável para o pedagogo reggiano, pois permite a visualização clara dos benefícios e dos problemas da sala de aula.
Assim, para Loris Malaguzzi, a Pedagogia Reggio Emilia é uma forma de considerar o professor como um guia, e a criança como a protagonista da aprendizagem. Nesse sentido, a escuta ativa do docente tem papel crucial.
A escuta ativa é importante, porque Loris Malaguzzi, com a sua abordagem pedagógica, considera a criança possuidora de cem linguagens, ou seja, cem maneiras de pensar, de se expressar e de entrelaçar os seus pensamentos às dimensões da experiência.
Contudo, para que tudo isso seja efetivo, deve-se pensar o ambiente em que a criança se desenvolverá.
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O ambiente escolar conforme a Pedagogia Reggio Emilia
A pedagogia Reggio Emilia propõe um ambiente de ensino fora dos padrões tradicionais. A sala de aula, assim, deve ser um espaço de criação, amplo, inclusive com as portas abertas. Essa preocupação é necessária para que a criança sinta-se confortável no ambiente escolar e, consequentemente, consiga se desenvolver com mais facilidade.
O ambiente escolar, ainda, deve ser aberto à comunidade. A participação entre o grupo escolar e o local em que ele está inserido, assim como a relação da escola com os familiares, é primordial para o bom desenvolvimento do estudante.
Para que tudo isso seja possível, há uma preocupação intensa com a estética da organização do ambiente. Um projeto arquitetônico adequado estimula e convida as crianças para a exploração. A instituição de ensino, assim, precisa ter uma estrutura que permita estabelecer conversas e desenvolver a criatividade. Com isso, as chances de a criança gostar do ambiente escolar são maiores.
A sala de aula, especificamente, precisa de organização e de mobiliário adequado ao tamanho dos pequenos. O espaço, então, precisa permitir o uso de diversas linguagens, para que o pequeno estimule a criatividade, a criatividade e a interação. Um desses espaços é o Ateliê.
A importância do Ateliê
Na Pedagogia Reggio Emilia, há uma novidade derivada do ambiente, que é o Ateliê. O papel do Ateliê é o de garantir a integração entre os adultos e as crianças, além de combinar as estratégias de ensino aos projetos desenvolvidos pelas crianças.
Nesse contexto, o Ateliê permite que o pequeno construa suas histórias a partir das relações entre os elementos disponibilizados. Esses elementos são brinquedos, frutas, objetos de costura e de pintura, por exemplo. Tudo isso é disponibilizado para que a criança possa criar e estabelecer múltiplas relações entre os objetos.
Nessa Pedagogia inventiva, uma nova figura surge, a do atelierista, que é o responsável pela aproximação entre a arte e o saber pedagógico. Toda essa preocupação com o ambiente e com as estratégias tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança.
Os benefícios do Método Reggio Emilia para o desenvolvimento infantil
Como visto, Loris Malaguzzi desenvolveu a Pedagogia Reggio Emilia para colocar a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem. Esse processo se dará, também, por meio do estabelecimento de uma relação de confiança entre a criança e o professor. Com liberdade e confiança, o pequeno conseguirá desenvolver várias habilidades.
As habilidades sociais, formadas pelas relações entre as crianças e as construções saudáveis, assim como a autonomia que se desenvolve com a experiência, permitem que a criança aprenda a se inserir no mundo que a rodeia de modo independente. Além disso, a criança aprende a se comunicar de modo verbal e não verbal, já que terá de buscar caminhos para emitir seus desejos e suas opiniões.
Com isso, a cognição se desenvolve, já que o pequeno terá que refletir sobre o mundo ao seu redor para fazer sua inserção ativa nele. Isso, inclusive, relaciona-se ao desenvolvimento da coordenação motora fina e grossa.
Ressalta-se que uma das habilidades tão importantes e tão essenciais quanto essas, mas que, muitas vezes, é esquecida no contexto escolar, é a do desenvolvimento emocional. Pela interação e pela liberdade, a criança percebe que seus sentimentos e vontades são dignos de respeito.
Para Loris Malaguzzi, a educação ambiental também faz parte da Pedagogia Reggio Emilia. A criança, dessa perspectiva, precisa ter contato com a natureza, com o meio ambiente, e desenvolver sua consciência ecológica. Por fim, o desenvolvimento da criatividade e a valorização da autenticidade são pontos indispensáveis para a abordagem de Reggio Emilia.
Reggio Emilia na Faculdade Phorte
Loris Malaguzzi diferencia-se de outros pensadores clássicos das pedagogias da infância, por sua atuação na administração pública (ele foi Secretário de Educação do Município de Reggio Emilia no norte da Itália). Além disso, é escassa a produção escrita sobre seus inúmeros avanços conceituais na formulação e na implementação de políticas, práticas pedagógicas e formação de professores e profissionais que atuam na área da Educação Infantil pública.
Outra diferença diz respeito ao fato de Malaguzzi ter sido um pensador da educação somente de crianças pequenas, tanto as de 0 a 3 anos (em Creches) quanto as de 3 a 6 anos (em Escolas da Infância). E é essa faixa etária o foco dos futuros professores formados pela Pedagogia da Faculdade Phorte.
Na graduação em Pedagogia EAD da Phorte, investimos em capacitar profissionais engajados a compreender o fenômeno da Primeira Infância com um grau de aprofundamento nunca visto no Brasil. Para isso, nossa grade curricular tem uma reflexão crítica, pontuada na prática, na cultura e nas aplicações tecnológicas de nossos alunos.
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