Estratégias Enem: saiba como se preparar

A jornada do estudante que se prepara para o Enem é marcada por desafios e incertezas, afinal sabemos o quão complexo e estressante pode ser se preparar para as provas.

Porém, com as estratégias certas para o Enem, é possível transformar esse caminho em uma experiência enriquecedora e alcançar a aprovação. Para te ajudar com isso, desenvolvemos este conteúdo exclusivo, que vai direcionar os seus estudos.

Ao longo deste conteúdo você encontrará dicas, metodologias funcionais e insights sobre como se preparar de verdade e fazer bonito na hora da prova. Aqui você verá:

• Por que fazer o Enem?
  • Dicas de estudo e organização na preparação para o Enem
  • Saiba como criar um cronograma de estudos eficiente
  • Métodos e estratégias Enem: auxiliando na retenção do conteúdo

Boa leitura e boa sorte!

Por que fazer o Enem?

Muito mais do que uma simples prova de vestibular, com o decorrer dos anos o Enem se tornou uma das principais oportunidades para estudantes que querem ingressar em uma faculdade. Mesmo apresentando uma queda nas inscrições desde 2017.

Em 2024, o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio foi de 5 milhões, superando os anos de 2023 (3.9 milhões) e 2022 (3.3 milhões), provando que as oportunidades adquiridas através das provas, ainda garantem o futuro de muitos jovens.

Você já parou para pensar em todas as oportunidades que essa prova pode te proporcionar?

SISU

O Enem é a principal via de acesso às universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com uma boa nota, você aumenta significativamente suas chances de ingressar em uma instituição de ensino superior de qualidade e gratuita, escolhendo entre uma ampla variedade de cursos e regiões do país.

PROUNI

Além disso, o Enem te permite concorrer a bolsas de estudo integrais ou parciais em universidades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), abrindo as portas para aqueles que buscam um ensino superior de qualidade, mas possuem dificuldades financeiras.

Outras oportunidades

Mas as oportunidades não param por aí. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece condições especiais de financiamento para estudantes que desejam cursar o ensino superior em instituições privadas.

E para aqueles que sonham em estudar em outro país, o Enem pode ser o primeiro passo, já que algumas universidades estrangeiras, como as portuguesas, aceitam as notas do exame.

E indo mais além, o Enem também serve como um importante instrumento de avaliação do seu aprendizado. A prova te permite identificar seus pontos fortes e fracos, auxiliando na definição de seus objetivos futuros.

E tem mais! O certificado de conclusão do ensino médio obtido através do Enem é válido em todo o território nacional, sendo mais um benefício para aqueles que ainda não possuem esse documento.

Leia também: Como passar no Enem jogando

Saiba como criar um cronograma de estudos eficiente

Certo, até aqui você já entendeu que o Enem pode ser a oportunidade que você esperava para conquistar a sonhada graduação. Então daqui em diante o nosso foco será em te direcionar na prática para uma boa organização de estudos. Vamos ao cronograma.

Um cronograma de estudos bem elaborado, personalizado, com foco nos seus pontos fracos e fortes pode ser a chave para o sucesso na preparação para o Enem.

Lembre-se que organizar seu tempo de forma eficiente permite que você aborde todos os conteúdos, otimizando seus estudos e aumentando suas chances de alcançar uma boa nota.

Ao definir um plano de estudos personalizado, você estará mais motivado e focado, além de reduzir o estresse e a ansiedade que podem surgir durante a reta final da preparação.

PASSO 1: Avalie sua rotina

• Identifique seus compromissos: anote todas as suas atividades diárias, como aulas, trabalho, atividades extracurriculares e tempo para descanso.
  • Calcule seu tempo disponível para estudo: subtraia o tempo dedicado a outras atividades do seu dia para descobrir quantas horas você pode dedicar aos estudos.

PASSO 2: Conheça a estrutura do Enem

• Matérias: consulte a matriz de referência do Enem para saber quais os conteúdos mais importantes de cada disciplina.
  • Peso das disciplinas: entenda como as notas de cada área são calculadas na sua média final. Isso te ajudará a definir o tempo que você dedica a cada matéria.