Como utilizar a nota do Enem

Você sabe como utilizar a nota do Enem e ingressar no ensino superior com facilidade?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova anual que tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao fim do ciclo básico e, por meio da pontuação obtida, auxiliá-los a entrar no ensino superior com bolsas de estudos. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

Ao todo, em 2021, cerca de 2,3 milhões realizaram as provas do Enem, em mais de 1,7 mil municípios. Em contrapartida, a taxa de estudantes que não dão continuidade em seus estudos é de 35,9% no ensino presencial e 40% no ensino EAD, talvez por motivos como falta de dinheiro e a necessidade de trabalhar.

Atualmente, cerca de 500 universidades usam o resultado do Enem como critério de seleção, seja complementando ou substituindo o vestibular, inclusive faculdades privadas, o que facilita o acesso ao ensino superior, seja por meio de descontos ou de etapas mais simplificadas para entrada na faculdade.

As notas do Enem também podem ser usadas em programas do Governo Federal para acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), destinado a vagas em instituições públicas, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), cuja aprovação garante uma bolsa de estudo em algumas instituições privadas.
Com a pontuação do Enem, também é possível candidatar-se a vagas em universidades portuguesas, além da possibilidade de inscrever-se no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e conseguir empréstimo a juro zero (modalidade Fies).

Como a nota do Enem é calculada?

O exame é dividido em quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e inclui uma redação argumentativa de, no máximo, 30 linhas. No primeiro dia, são aplicados os testes de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. Já no segundo dia, são aplicados os testes de Ciências da Natureza e Matemática.

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

A nota do Enem é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece uma pontuação fixa para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Ou seja, se a questão apresentar um grande número de acertos, será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos, mas se tiver um alto índice de erros, será considerada difícil e valerá mais pontos.

Você sabia que até mesmo o acerto casual (chute) é previsto na TRI?

Então, fique de olho, pois as notas do Enem 2021 serão divulgadas no dia 11 de fevereiro de 2022. Você poderá conferi-las pela Página do Participante ENEM do INEP.

Você também pode gostar de:
+ Quais os benefícios que o estudante universitário tem direito?
+ Conheça os diferenciais das graduações da Faculdade Phorte

Utilize sua nota do Enem na Faculdade Phorte

A Faculdade Phorte utiliza a nota do Enem como forma de ingresso em seu processo seletivo, substituindo o vestibular. Podem ser aproveitados os resultados do Enem dos três anos anteriores ao do processo seletivo em questão, desde que o candidato tenha obtido nota mínima de 300 pontos na redação.

Além do Enem, você pode ingressar na Faculdade Phorte, sua faculdade da Bela Vista, por meio de:

• vestibular online da Faculdade Phorte;
  • transferência;
  • segunda graduação.

Na Faculdade Phorte, você encontra diversas opções de graduação, entre bacharelado, tecnólogo e licenciatura, e cursos no formato EAD e Presencial. Confira os cursos superiores em:

• Bacharelado  em Administração (EAD e Presencial).
  • Bacharelado  em Tradução e Interpretação: PT/ING (EAD).
  • Licenciatura em Pedagogia (EAD).
  • Tecnólogo em Processos Gerenciais (EAD e Presencial).
  • Tecnólogo em Logística (Presencial).
  • Tecnólogo em Marketing (Presencial).
  • Tecnólogo em Recursos Humanos (Presencial).

Para mais informações, acesse a página do Processo Seletivo da Faculdade Phorte.