Como melhorar o desempenho e entregar melhores resultados na graduação?

Por que é importante se dedicar durante o curso de graduação?

Basicamente, o que você conseguir construir durante o período universitário – amigos, oportunidades, conhecimento etc. – vai lhe ajudar não só nos anos posteriores ao término do curso, com o ingresso no mercado de trabalho, mas também no resto da sua jornada profissional.

Acrescentar um diploma de ensino superior ao currículo é uma ótima forma de torná-lo mais forte, porém, o que conta mesmo são as vivências e o trajeto percorrido, pois são eles que determinam o seu desenvolvimento como profissional.

Obter boas médias acadêmicas pode auxiliar você a concorrer a bolsas de estudo em cursos de pós-graduação lato sensu, mestrado ou doutorado, inclusive no exterior.

Além disso, um rendimento acadêmico de excelência pode resultar em boas vagas de estágio, colaborando para a sua colocação no mercado de trabalho. Até porque, segundo o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp):

“Há uma estreita relação entre a educação e a empregabilidade, ou seja, quanto maior o nível de escolaridade, menor a chance do trabalhador ser afetado em períodos de crise no mercado de trabalho”.

Segundo a pesquisa estatística divulgada pelo Instituto Semesp, pensando num mercado de trabalho pós-pandemia, a empregabilidade deve cair apenas 1,3% para pessoas com nível superior de educação, enquanto para aqueles apenas com ensino fundamental e médio deve diminuir 14,7% e 5,3% respectivamente.

Enfim, comprometimento com o curso de graduação, seja bacharel, licenciatura ou tecnológico, é um bom indicador de que você está se tornando um profissional competente e qualificado para atuar nas diversas áreas, seja como administrador ou pedagogo. O mais importante é estar empenhado nos objetivos acadêmicos.

6 dicas para melhorar sua performance nos estudos e entregar melhores resultados

Conseguir um bom desempenho estudantil vai além de conquistar boas notas, envolvendo responsabilidade e comprometimento.

1. Defina suas prioridades e se dedique aos estudos

Realizar um curso de graduação pode representar um grande passo na sua carreira profissional, por isso coloque isso entre as suas prioridades. Priorizar é importante para que seu foco esteja voltado para as tarefas e os desafios da vida acadêmica, sem se esquecer de todas as coisas essenciais para você. Mesmo que você estude e trabalhe, saiba estabelecer um balanço entre esses e os outros campos da vida. Equilíbrio é tudo!

2. Palavras de ordem: planejamento e organização

Mas, como conseguir esse equilíbrio entre os diversos campos da vida? Planeje, planeje e planeje! A organização é a base para que tudo esteja nos conformes. Fazer um plano para sua rotina de estudos, trabalho, vida social, hobbies etc. ajuda você a ter um maior controle entre tantas tarefas, e assim você consegue dar conta de tudo, permanecendo produtivo, mesmo em tempos de crise, e entregando bons resultados. Para quem estuda no formato EAD, a organização é um ponto fundamental, tendo em vista que todo o processo de educação pode ser flexibilizado do jeito que melhor se encaixar na rotina do estudante.

3. Seja tão curioso quanto uma criança

Todos os conteúdos tratados num curso de graduação são importantes e vão ajudar você de um jeito ou de outro. Por isso, tenha o costume de sempre perguntar, questionar, averiguar e investigar as informações. No meio desse processo, se surgirem dúvidas, não deixe de esclarecê-las. O professor pode ser seu ponto de apoio durante a caminhada da aprendizagem.

4. Educação para além da sala de aula (ou sala de aula digital)

Pegando o gancho da curiosidade, selecione aqueles conteúdos, matérias ou disciplinas em que você queira aprofundar os conhecimentos e busque outras fontes, que não aquelas fornecidas em sala de aula ou na ambiência EAD. Para isso, a tecnologia está a seu favor. Há diversos materiais multimídia disponíveis, sobre os mais variados assuntos. Filmes de ficção ou documentais, músicas, livros físicos e/ou e-books, sites oficiais e cursos livres gratuitos, entre outros, podem ser um ótimo jeito de refletir sobre as temáticas estudadas.

5. Participe de eventos acadêmicos

Outra experiência que pode colaborar para seu desempenho e entrega de resultados é a participação em eventos acadêmicos, que hoje existem em diversos formatos: congressos, encontros, seminários e webnários, mesas-redondas, simpósios, e muitos outros. Nesses eventos, você pode ter contato direto com as pessoas influentes da sua área. Se a sua faculdade, para além dos diferenciais curriculares, tiver o costume de promover esses eventos, então frequente todos que puder.

6. Conheça muitas pessoas

Sim, o contato com as pessoas pode ajudar a melhorar o seu desempenho acadêmico. Conhecer múltiplos pontos de vista e ouvir diversas experiências pode ajudar você a ampliar seu conhecimento e, consequentemente, aumentar a sua performance.  A boa notícia é que a faculdade é um ótimo lugar para conhecer pessoas e criar vínculos, aumentando assim seu networking. Além disso, ampliar sua rede de contatos pode representar um empurrão na sua carreira profissional, como bem sabemos.

Por fim, o desempenho não é só sobre ser ou não superprodutivo; depende também de: saber quais são seus objetivos, definir prioridades, dedicar-se aos estudos, ser curioso e ir além da sala de aula. Por isso, continue a traçar sua trajetória na faculdade com foco no desenvolvimento e amplie seus horizontes.