Como fazer um TCC de sucesso

como fazer tcc

Ao longo dos anos universitários, deparamo-nos com um grande número de desafios e de descobertas. Entre os desafios mais temidos dos anos de faculdade, está o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), como é popularmente conhecido o Trabalho de Conclusão de Curso. Você sabe como ir bem no TCC?

5 passos para fazer um TCC de sucesso

1. Escolha pesquisar algo de que você goste

O TCC é uma pesquisa que dura, em média, um ano. Então, no momento em que escolher seu tema, tenha em mente que esse será um trabalho que acompanhará você por bastante tempo.

Assim, sempre escolha um tema que aguce seu interesse e de que você genuinamente goste. Isso fará as leituras bibliográficas, o desenvolvimento do texto e os estudos se tornarem mais leves, além do fato, é claro, de que isso auxiliará sua motivação em todo o processo.

2. Conte com a ajuda dos professores e do orientador

Em todo o processo do seu TCC, seu orientador será de extrema importância. Por isso, escolha bem o professor que fará a sua orientação. Antes de desenvolver seu projeto, verifique se há algum docente que tenha uma pesquisa dentro da área que você escolher.

Outra dica importante é: troque informações também com seus outros professores. Eles podem agregar-se de forma interessante à trajetória de desenvolvimento do seu TCC.

Você também pode gostar de:
+ Como fazer um currículo para o primeiro emprego
+ 5 apps/sites grátis para ajudar você a organizar os estudos

3. Capriche nas fontes de pesquisa

Uma das etapas mais importantes é definir fontes confiáveis para embasar seu trabalho acadêmico. Essa é uma das etapas mais trabalhosas e importantes, sobretudo se sua pesquisa for constituída por um levantamento bibliográfico.

Nessa tarefa, a Biblioteca Digital Phorte pode ajudar você a fazer uma boa pesquisa! A plataforma permite o acesso a mais de 6 milhões de itens disponíveis para consulta, em diversas áreas do conhecimento. Assim, você tem acesso a um acervo vasto e atualizado constantemente, que permite buscas precisas e resultados abrangentes e de altíssima qualidade científica.

Outros bons exemplos de plataformas que podem ser utilizadas para buscar artigos confiáveis são: Scielo e Capes, tendo em vista que são ferramentas de busca que reúnem produções acadêmicas de pesquisadores do Brasil e do mundo.

4. Faça fichamentos

No meio de um mar de livros, de artigos acadêmicos, de textos e de outros materiais, é fácil ficar perdido. Por isso, uma dica para facilitar a organização de todo o material utilizado, principalmente de textos, é fazer fichamentos de tudo o que for lido.

Fichamento acadêmico é uma ferramenta que ajuda a organizar aquilo que foi lido. Existem alguns tipos de fichamento, e cada um deles serve a um objetivo específico:

• Fichamento de citação: é aquele que reúne elementos relevantes do texto, transcritos ao pé da letra, ou seja, é um compilado de citações importantes, intercaladas de resumos ou da interpretação do leitor.
  • Fichamento de resumo ou de conteúdo: esse tipo de fichamento tem o objetivo de se atentar à estrutura do texto, ou seja, aos argumentos, às justificativas e à estrutura lógica.
  • Fichamento bibliográfico: essa é a forma mais simples de fazer um fichamento; trata-se de uma descrição em tópicos de cada parte do texto acompanhadas de informações detalhadas sobre a referência.

5. Mantenha a organização e o foco no cronograma

O planejamento é essencial para atingir um bom resultado no TCC e, também, para tornar o caminho de desenvolvimento o mais leve possível. Portanto, outra dica extremamente importante para o bom desenvolvimento de um TCC é a organização e o cumprimento do cronograma proposto.

Gostou das dicas sobre como fazer um TCC de sucesso? Compartilhe em suas redes sociais, para que todos os seus colegas de faculdade estejam preparados para essa etapa.