Como aproveitar o ensino a distância na pandemia?
Nem sempre adaptar-se ao EAD é uma tarefa fácil. Isso vai de acordo com a acessibilidade das tecnologias e também com o perfil de cada pessoa. Existem aquelas que têm mais facilidade para a educação remota; outras, não.
Como funciona o EAD?
A modalidade de educação a distância, também conhecida como EAD, é aquela em que o processo de ensino-aprendizagem acontece de maneira remota, ou ainda, segundo o MEC
“A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.
No ensino superior, essa modalidade está em ascensão. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), já existem mais de 9 milhões de estudantes no ensino a distância no Brasil.
Durante a pandemia, com as regras de distanciamento social, mesmo as instituições de educação que ofereciam ensino totalmente presencial precisaram se adequar à nova realidade das aulas remotas.
5 dicas para estudar na modalidade a distância durante a pandemia
1. Planejamento e organização
Nesse modelo de educação, extremamente flexível, você é o responsável por seu próprio cronograma. Então, divida muito bem o seu tempo entre estudar os conteúdos e fazer as atividades.
Uma boa saída é definir metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, assim você consegue visualizar melhor como planejar seu tempo e realizar as tarefas diárias, semanais e mensais, por exemplo.
2. Prefira lugares calmos para estudar
Nem sempre temos um espaço especificamente destinado para os estudos, com todos os equipamentos e ferramentas necessários. Porém, você consegue adaptar qualquer cômodo da casa e torná-lo confortável para seus estudos. Só não vale estudar na cama, debaixo das cobertas!
Tente adequar ao máximo o local disponível para as suas necessidades de estudo, deixando-o bem iluminado, confortável e calmo.
Esse local contribuirá para uma maior concentração em cada tarefa, levando a um melhor desempenho nas suas tarefas.
3. Fuja das distrações
Pesquisadores da neurociência aplicada aos estudos advertem: interrupções na programadas surtem um efeito negativo no processo de aprendizagem.
Muitas distrações acabam tornando o momento de estudo lento e fragmentado, e você acaba dividindo sua atenção entre diversas situações e estímulos. Quando isso acontece, o seu cérebro entende que essa informação não é tão importante; por isso, as chances de você fixar os assuntos são diminuídas.
A dica é: seu espaço para estudos, além de ser organizado e calmo, deve ser livre de distrações. Mesmo que você esteja estudando em EAD, desligue-se das redes sociais e de todos os sites e aplicativos que possam fornecer distrações.
4. Assista a todas as aulas disponíveis
Durante o ensino remoto, as faculdades e as universidades geralmente estipulam o horário de cada aula, e, ainda, horários em que o professor está disponível para esclarecer dúvidas.
Mesmo assim, muitas vezes você poderá moldar o momento em que vai assistir às aulas. O importante é não deixar nenhuma aula passar. Assista a todas as aulas disponíveis.
Ah, e não vale deixar para a última hora! Lembra-se do planejamento de que falamos? Respeite seu cronograma e os horários!
5. Tire as dúvidas com seus professores
Nas plataformas digitais, há fóruns e chats para que você possa consultar seus professores. Faça bom uso dessas ferramentas e pergunte tudo que precisar, sanando todas as dúvidas.
O ensino a distância pode ser um desafio, pelo menos à primeira vista, mas com muito planejamento, organização, atenção e foco, você conseguirá se adaptar e tirar o que há de melhor dessa modalidade de ensino. Aproveite as ferramentas online que existem!