Você está pronto para construir sua carreira de sucesso?

Confira as dicas para que você consiga construir uma carreira profissional de sucesso:

#1 Sonhar mais um sonho possível

O sucesso começa com um sonho. Sem dúvida, a etapa inicial de toda a carreira de sucesso é a imaginação. Vislumbrar “quem você quer ser quando crescer” é uma etapa muito importante, pois, a partir disso, você pode traçar suas metas e objetivos.

Nesse momento, o autoconhecimento é essencial. Conhecendo seus pontos fortes e seus pontos a melhorar, o que considera fácil ou difícil, você pode tirar proveito das suas qualidades e clarear aqueles aspectos que necessitam ser trabalhados durante a sua vida profissional.

teste vocacional

Escolha sempre por você, e não pelos outros! No final do dia, quem vai desempenhar aquela função é você, e somente você!

#2 Defina suas metas e seus objetivos profissionais

Essa é uma etapa que quase sempre passa despercebida. Um grande erro, na verdade, pois é com base nesse tópico que você vai ancorar todas as suas escolhas futuras e os caminhos pelos quais deverá seguir.

Eles devem ser realistas e condizentes com aquilo que você pretende para a sua carreira, por exemplo, qual área a ser seguida; quais conquistas almeja; qual média salarial; quais impactos quer proporcionar na sociedade; entre outros fatores.

Mas, qual é a diferença entre metas e objetivos?

– Objetivos se referem a uma descrição daquilo que se almeja alcançar, ou seja, é o pano de fundo de todas as ações.

– Metas são marcos para que se chegue aos seus objetivos, e, ainda, tarefas específicas, que podem ser de curto, médio ou longo prazo.

É importante ressaltar que nem os objetivos nem as metas são fixos. Eles devem ser revisitados e reformulados de tempos em tempos, para que continuem fazendo sentido na sua jornada.

#3 Amplie sua bagagem

É fundamental que você aproveite todas as oportunidades de aprendizagem, seja qual for a sua área de atuação. A qualificação é o que vai fazer você crescer profissional e pessoalmente.

Assim que você definir qual carreira seguir, vá procurar uma graduação! Antes de tudo, você precisará procurar uma instituição reconhecida pelo MEC e bem avaliada. Depois, precisará checar se o campus é bem equipado e estruturado; se ela tem professores qualificados e se é de fácil acesso. Prefira localidades nas regiões centrais, por exemplo, cursos na Bela Vista. Agora você já está pronto para fazer sua matrícula!

E não acaba aí! A aprendizagem deve continuar sempre, para que seu currículo seja cada vez mais competitivo no mercado de trabalho. Por isso, não hesite em sempre procurar fazer cursos de extensão, de graduação ou de pós-graduação. Nunca pare de aprender!

#4 Não se esqueça do seu networking

Durante todo o seu caminho profissional, cuide muito bem da sua rede de relacionamento. O sucesso não depende só de você, mas também de todas as pessoas do seu convívio.

Por meio das pessoas, você não só poderá trocar conhecimentos e experiências, como também pleitear oportunidades e manter-se conectado diretamente com o que acontece em sua área.

Manter boas relações depende de buscar cultivá-las, por isso, sempre esteja em contato, não só quando precisar de uma oportunidade ou quando aparecer um pepino para descascar! Trata de chamar seus contatos para sair casualmente, viajar ou, pelo menos, tomar um cafezinho.

#5 Vá com calma

Durante esse processo, persista naquilo que você imaginou e se agarre a isso, nunca deixando a peteca cair. Tenha em mente que podem existir momentos difíceis, mas que podem ser superados com força de vontade.

Além disso, respeite o seu tempo, pois cada pessoa tem seu tempo e sua maneira de chegar ao sucesso (aliás, o sucesso é bem subjetivo). Então, vá com calma!

Continue nos acompanhando para mais conteúdos!