Qual a função social da pedagogia na contemporaneidade?
Tradicionalmente, a pedagogia foi concebida como área voltada para a transmissão de conhecimentos; contudo, as mudanças da sociedade alteraram a função social da pedagogia na contemporaneidade.
Entre essas novas funções, destacam-se a formação de participantes ativos nas suas comunidades, o incentivo ao pensamento crítico e a necessidade de se abordar as questões sociais que são relevantes para o meio. Nesse sentido, a pedagogia tem missões novas, para além da mera transmissão de saberes.
Conforme o Relatório Jacques Delors, há quatro aprendizagens fundamentais para o século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Essas quatro formas de aprendizagem remontam à função da pedagogia na contemporaneidade, que é a de garantir a promoção integral do indivíduo, para que ele possa se tornar sujeito ativo da sociedade.
Para se aprofundar sobre os quatro pilares e saber como a pedagogia ajuda nesse desenvolvimento, continue a leitura.
Os pilares de Jacques Delors e a contemporaneidade
Como mencionado, Jacques Delors formulou quatro pilares para a educação do século XXI:
1) Aprender a conhecer: como a sociedade contemporânea recebe avanços e estímulos constantes, torna-se impossível saber profundamente sobre tudo. Isso é a chamada cultura geral. Essa forma de cultura permite o que, hoje, é chamado de lifelong learning, ou seja, adquirir muitos e variados conhecimentos ao longo da vida.
2) Aprender a fazer: além de dominar uma profissão, o sujeito deve adquirir outras competências para enfrentar as diversas situações que aparecem no cotidiano contemporâneo. Isso é necessário não apenas para dominar situações imprevisíveis, mas também para aprender a trabalhar em equipe.
3) Aprender a conviver: o mundo de hoje é plural, e isso exige que cada indivíduo aprenda a desenvolver conhecimento sobre os outros. Esse conhecimento é necessário para que se aprenda a respeitar a história, a tradição e a espiritualidade do outro, o que ajuda a perceber a interdependência entre tudo e todos.
4) Aprender a ser: no século XXI, todos devem ter capacidade de autonomia e discernimento, e, ao mesmo tempo, entender o futuro como um período a ser compartilhado por todos. Dessa forma, tanto a responsabilidade social como a responsabilidade individual devem receber incentivos.
O papel da pedagogia na construção da comunidade
O pedagogo deve ajudar a formar o gosto pelo saber. Isso significa que ele precisa ter uma clara compreensão sobre seu processo de ensino. Ou seja, ao compreender seu papel na fase mais importante do desenvolvimento humano, a primeira infância, o pedagogo precisa orientar as crianças, favorecendo conhecimentos a partir de situações vivenciadas. Com isso, a assimilação de conhecimentos se dará de forma contextualizada, e a criança aprenderá a praticar a reflexão em outros lugares além da escola.
Além disso, o pedagogo tem a função de ajudar a criança a aprender a trabalhar em comunidade. Nesse sentido, a pedagogia desempenha um papel crucial na construção da comunidade ao promover um senso de pertencimento e identidade coletiva. Assim, ao incorporar abordagens pedagógicas voltadas para a comunidade, os educadores podem criar um ambiente que estimule a colaboração e a cooperação. Ao trabalharem juntas para atingir um objetivo comum, as crianças desenvolvem um senso de propósito compartilhado e uma compreensão mais profunda da importância da comunidade.
A construção da comunidade por meio da pedagogia também se estende para além das paredes da sala de aula. Quando há integração entre os problemas do mundo real e o currículo, os educadores podem oferecer às crianças oportunidades de aplicar seus conhecimentos e habilidades de forma significativa. Com isso, é possível ajudar os educandos a entender a interdependência entre os indivíduos.
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A função da pedagogia para a criação da interdependência
A colaboração e a cooperação são habilidades fundamentais para o mundo interconectado de hoje. A pedagogia, quando projetada para priorizar essas habilidades, pode desempenhar um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Ao incorporar o trabalho em grupo e os projetos colaborativos no currículo, os educadores oferecem às crianças oportunidades de aprenderem umas com as outras. Isso ajuda a cultivar habilidades essenciais de trabalho em equipe e comunicação.
Uma pedagogia que enfatiza a colaboração e a cooperação permite às crianças reconhecer o valor das diversas perspectivas e promove um senso de empatia. Ao trabalhar com colegas de diferentes origens e experiências, as crianças adquirem uma apreciação mais profunda da riqueza da diversidade. Por meio da aprendizagem colaborativa, aprende-se a lidar com as diferenças e a encontrar pontos em comum, o que cria um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e harmonioso.
Além disso, a pedagogia que incorpora diversas vozes e perspectivas ajuda a desmantelar estereótipos e preconceitos. Ao expor as crianças a uma ampla gama de perspectivas, os educadores podem desafiar noções preconcebidas e promover uma compreensão mais inclusiva do mundo. Isso não apenas promove a justiça social na sala de aula, mas também prepara os educandos para se adaptarem e entenderem a diversidade em suas comunidades.
Seja um pedagogo transformador
À medida que a sociedade evolui, a função social da pedagogia se torna cada vez mais importante. Os desafios e as complexidades do mundo moderno exigem indivíduos que não sejam apenas conhecedores, mas também socialmente conscientes e engajados. O futuro da pedagogia está em sua capacidade de preparar as crianças para as realidades do mundo e capacitá-las a serem participantes ativas na formação de um futuro melhor.
A pedagogia continuará a priorizar a construção de comunidades, a justiça social e a equidade. O que você acha de ser o profissional que traz abordagens inovadoras que promovam a colaboração, o pensamento crítico e a empatia?
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