Por que você deve fazer um LinkedIn?

A resposta para a pergunta que abre este artigo é simples: o LinkedIn, por ser a plataforma líder em networking profissional, pode ser a chave para alavancar a sua carreira. 

Entretanto, embora seja simples de responder, muitas dúvidas podem surgir na construção de um perfil nessa rede. Por isso, vamos explorar aqui os benefícios de ter um perfil no LinkedIn, além de oferecer dicas essenciais para otimizá-lo e se destacar. 

Assim, para aprender a criar um perfil atraente, além de descobrir como essa única rede pode levar a sua carreira para um novo nível profissional, continue a leitura. 

Benefícios de ter um perfil no LinkedIn

Se você não quer ter um perfil no LinkedIn ou se não atualizou o seu, saiba que você está perdendo grandes oportunidades. 

Entre os benefícios que essa rede traz, temos: 

Aumentar o networking: você pode até não gostar dessa ideia, mas é essencial que você desenvolva a sua rede de contatos para ampliar as suas oportunidades de sucesso na carreira. 

Por isso, um perfil ativo e completo permite que você encontre profissionais mais experientes da sua área, recrutadores, professores e todos aqueles que podem ajudar você na vida profissional. 

Evidenciar sua preocupação com a carreira: fez um curso legal? Desenvolveu a habilidade em algum idioma? Foi a um evento da sua área? Publique. Essa é a única rede em que você pode fazer um currículo dinâmico.

Além disso, postar as suas qualificações facilita chamar a atenção de recrutadores, consequentemente melhorando a sua oportunidade de crescimento. 

Candidatar-se a vagas: no LinkedIn, há uma seção voltada para a busca de empregos. Lá, é muito mais fácil procurar vagas. 

Ficar atualizado: se você quer saber o que está acontecendo na sua área e o que outros profissionais como você estão fazendo, o LinkedIn é uma ótima ferramenta. 

Contudo, para atingir esses benefícios, é necessário que você siga algumas práticas. Falaremos sobre isso no próximo tópico. 

Boas práticas para um perfil eficaz no LinkedIn

Nem só de atualização profissional e de candidaturas a vagas sobrevive o seu perfil no LinkedIn. Para que ele atinja todo o potencial e tenha a melhor performance, você precisa seguir algumas boas práticas. 

Veja abaixo:

Foto de perfil: tenha uma foto de perfil profissional, com um fundo de cor neutra. Certifique-se de que você esteja usando trajes adequados, a resolução esteja boa e que você esteja sozinho na foto.

Tenha um título no seu perfil: em 120 caracteres, especifique o seu cargo e as suas habilidades técnicas. Aproveite e utilize as palavras-chaves para que seu perfil seja encontrado com facilidade. 

Mostre as suas experiências profissionais e a sua formação: como dissemos, você precisa listar essas informações, porque o perfil é como um currículo. Desse modo, insira o nome da sua faculdade, informe se já tem pós-graduação e liste as suas principais experiências. 

Depois de você colocar essas informações, é preciso exibir outras habilidades e competências. Faça isso por meio da otimização do seu perfil. 

Como otimizar o seu perfil para pesquisas? 

De nada adianta você construir um bom perfil se você não o otimizar. Para isso acontecer, você vai precisar adicionar seções e usar bastante a sua rede de contatos. 

Tudo isso porque você vai precisar:

Solicitar recomendações: peça para as pessoas que já trabalharam com você te recomendarem como profissional. Assim, você garante que é um profissional competente e confiável.

Participe de grupos: o LinkedIn é uma ótima rede para você se aproximar de outros profissionais. Nesse sentido, os grupos relacionados à sua área são excelentes para você conversar com outros profissionais do seu meio e fazer mais contatos. 

Faça postagens: poste conteúdos relacionados à sua área profissional. Mostre que você domina os assuntos mais atuais da sua carreira. Por fim, reposte o conteúdo de outros profissionais, pois isso facilita a criação do seu networking

Dica essencial para criar um perfil de destaque no LinkedIn

Aqui, trouxemos apenas uma dica para que seu perfil seja um destaque no Linkedin: baixe o e-book Guia prático para você fazer o seu perfil no LinkedIn mesmo se você não tiver experiência profissional.

Nele, você aprofunda os assuntos que trouxemos aqui, além de tirar muitas outras dúvidas por meio das principais informações relacionadas a essa rede.

Então, para saber como construir um perfil nessa plataforma que possibilita oportunidades reais de sucesso profissional, é só clicar no link abaixo: 

https://conteudo.faculdadephorte.edu.br/e-book-guia-pratico-linkedin  

Artigos Relacionados

Comentários