Letramento e Alfabetização: conheça as diferenças e saiba como potencializá-las

Há quem confunda e até acredite se tratar de termos sinônimos, mas essa está longe de ser uma verdade. Sim, letramento e alfabetização possuem algumas similaridades e atuam de forma complementar e contínua, porém não são a mesma coisa.

É importante que em uma sociedade em constante evolução, os indivíduos busquem o conhecimento para além do básico, mergulhando em uma compreensão mais profunda da língua portuguesa. 

A vida em sociedade exige um nível maior de conhecimento, da interpretação ao senso crítico. E em sala de aula, essas habilidades devem ser trabalhadas, tendo como base didáticas desafiadoras e discussões mais aprofundadas.

Para te ajudar a potencializar o ensino em sala e ampliar o conhecimento dos alunos, desenvolvendo tanto o letramento quanto a alfabetização, desenvolvemos este conteúdo exclusivo.

Neste conteúdo você verá:

  • Quais as diferenças entre letramento e alfabetização?
  • O que é alfabetização?
  • O que é letramento?
  • Saiba como potencializar o letramento e a alfabetização em crianças
  • Atividades para letramento e alfabetização na educação infantil

Boa leitura!

Qual a diferença entre letramento e alfabetização?

Dentro das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, o letramento e a alfabetização são processos essenciais de aprendizagem. Estas habilidades não só habilitam o estudante ao sistema de escrita, como auxiliam na contextualização e compreensão da leitura e escrita na vida social.

Ou seja, uma pessoa alfabetizada não necessariamente é letrada, tendo em vista que este último está além do reconhecimento básico da língua portuguesa. Dentro da vida social, o sujeito letrado interpreta aquilo que lê e adapta as realidades em que está inserido.

Para que você possa compreender melhor os diferentes conceitos, vamos mergulhar em cada um dos processos e suas aplicações práticas.

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O que é alfabetização?

Quando falamos em alfabetização, estamos tratando do aprendizado do alfabeto e da estrutura da escrita, ou seja, o ler e escrever básico, como conhecemos.

Um indivíduo alfabetizado, codifica e decodifica as letras e os números e tem habilidades que possibilitam se comunicar em sociedade. Porém, não se mostra habituado a utilizar seus conhecimentos no dia a dia.

Normalmente o processo de alfabetização ocorre a partir da 1ª série do ensino básico, quando as funções cerebrais estão se estruturando. Ainda assim, em nosso país, esse desenvolvimento pode acontecer para muitas pessoas apenas na fase adulta, por questões sociais, econômicas, entre outras.

O que é letramento?

Agora quando falamos sobre o processo de letramento, partimos do princípio que este indivíduo já é alfabetizado, afinal nesta fase ele terá de se aprofundar mais na compreensão da língua portuguesa. Neste cenário há uma contextualização da linguagem como prática social.

Ou seja, com o letramento o estudante parte da familiarização básica da leitura e escrita, e desenvolve a habilidade de utilizar essas ferramentas em seu cotidiano, nos mais variados contextos sociais.

Vivemos em uma sociedade repleta de informações e códigos, diretos e indiretos. É a capacidade de compreensão e interpretação da pessoa letrada, que engloba o senso crítico e a percepção das comunicações em sua realidade.

Por conta disso, como dissemos lá no início, um indivíduo alfabetizado pode não ser letrado, mas uma pessoa letrada já passou, obrigatoriamente, pelo processo de alfabetização. A capacidade de ler e escrever se mostra princípio básico para a compreensão das informações.

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Saiba como potencializar o letramento e a alfabetização em crianças

Em sala de aula, muitos professores acabam se especializando no letramento, tendo este como um adicional na compreensão da língua portuguesa. E atualmente, essa prática pedagógica é imprescindível na formação de crianças e adolescentes.

Mas não se preocupe, se você quer integrar essa metodologia na sua didática, nós temos algumas dicas que podem facilitar e potencializar esse processo.

Leitura diária e ambiente alfabetizador

  • leia diariamente para as crianças em voz alta, utilizando livros com ilustrações vibrantes e histórias simples;
  • crie um canto de leitura acolhedor na sala de aula com almofadas, tapetes e uma seleção de livros infantis acessíveis;
  • rotule os objetos e áreas da sala de aula para ajudar as crianças a associarem palavras com objetos.

Incorporação de tecnologia

  • utilize aplicativos apropriados para a idade que incentivem a interação com letras, sons e palavras;
  • introduza histórias interativas em tablets ou computadores para diversificar a experiência de leitura.

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Atividades lúdicas

  • faça jogos de rimas e canções que envolvam repetição e som das palavras;
  • use fantoches para contar histórias e incentivar as crianças a criar suas próprias narrativas.

Integração social e cotidiana

  • inclua a leitura e a escrita em atividades diárias, como ler um livro durante a hora do lanche ou a hora da soneca;
  • faça passeios onde as crianças possam ver palavras e sinais no ambiente (parques, supermercados, bibliotecas);
  • organize sessões de leitura em grupo onde as crianças possam ouvir histórias juntas e discutir as imagens;
  • incentive as crianças a contar histórias para os colegas, desenvolvendo habilidades de narração e escuta.

Desenvolvimento de habilidade linguísticas

  • Envolva as crianças em conversas que expandem seu vocabulário e compreensão do mundo;
  • Realize atividades que ajudem a desenvolver a consciência fonológica, como jogos de rimas e aliterações.

Conexão com a realidade

  • desenvolva projetos que conectem a leitura e a escrita com temas do interesse das crianças (animais, família, natureza); 
  • leve as crianças a passeios na comunidade para que vejam e entendam a aplicação prática da leitura e escrita.

Além destas dicas, ainda considere a importância da diversidade de materiais, combinando a ampla variedade de elementos, entre textos, imagens e sons. E lembre-se, o feedback positivo é um potente estimulador do desenvolvimento infantil, portanto utilize sem moderação.

Atividades para letramento e alfabetização na educação infantil

Para quem chegou até aqui, parabéns! Você já é um profissional diferenciado apenas por buscar ampliar o seu potencial de ensino. Mas o que seria dos novos conhecimentos adquiridos sem a prática, principalmente quando falamos em desenvolvimento infantil.

Algumas atividades podem fazer total diferença na metodologia que empregamos em sala de aula. Então para te ajudar, sugerimos algumas atividades divertidas e educativas, que serão suas aliadas no processo de letramento e alfabetização dos pequenos.

Leitura Compartilhada

  • Descrição: Reserve um momento diário para ler um livro ilustrado com as crianças.
  • Objetivo: Promover o amor pelos livros, aumentar o vocabulário e melhorar a compreensão de histórias.

Caixa de Letras

  • Descrição: Utilize uma caixa com letras do alfabeto (podem ser de plástico, madeira ou feitas de papelão).
  • Objetivo: Ajudar as crianças a reconhecer e nomear as letras do alfabeto.

Teatro de Fantoches

  • Descrição: Use fantoches para contar histórias e encorajar as crianças a criar suas próprias narrativas.
  • Objetivo: Desenvolver habilidades de linguagem e narração.

Jogos de Rimas

  • Descrição: Atividades que envolvem encontrar e combinar palavras que rimam.
  • Objetivo: Desenvolver a consciência fonológica e o reconhecimento de padrões sonoros.

Biblioteca de Sala de Aula

  • Descrição: Crie um cantinho da leitura na sala de aula com uma variedade de livros infantis.
  • Objetivo: Incentivar o hábito da leitura e o contato frequente com livros.

Caixa de Histórias

  • Descrição: Utilize uma caixa com diversos objetos ou figuras que possam ser usados para criar histórias.
  • Objetivo: Estimular a criatividade e a habilidade de narração das crianças.

Desenho e Escrita Livre

  • Descrição: Proporcione tempo para que as crianças desenhem e tentem escrever sobre seus desenhos.
  • Objetivo: Incentivar a escrita criativa e a expressão pessoal.

Jogo do Alfabeto

  • Descrição: Um jogo de tabuleiro simples onde as crianças avançam ao identificar letras e sons.
  • Objetivo: Reforçar o reconhecimento das letras e o som que elas representam.

Histórias com Figuras Sequenciais

  • Descrição: Utilizar cartões com figuras em sequência para que as crianças contem uma história.
  • Objetivo: Desenvolver habilidades de sequenciamento e narração.

Exploração de Textos Ambientais

  • Descrição: Levar as crianças a passeios pela escola ou comunidade para ler sinais e rótulos.
  • Objetivo: Conectar a leitura com o mundo real e mostrar a importância prática da leitura.

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