Faculdade de marketing: tudo o que você precisa saber
Empresas, profissionais autônomos, agências e tantas outras instituições já compreenderam a importância do profissional de marketing para o desempenho dos seus negócios. Como resultado disso, os investimentos no setor aumentam cada vez mais, alcançando volumes bilionários.
De acordo com a plataforma Statista, em 2023 as marcas globais investiram cerca de US$ 680 bilhões em estratégias de marketing. E as expectativas para os próximos anos são ainda maiores, chegando a US$ 910 bilhões até 2027.
Alinhado a isso, a necessidade de profissionais qualificados na área também tende a aumentar muito, criando uma demanda intensa e cada vez mais exigente para as faculdades de marketing.
E se você tem este curso no topo da carreira, precisa se preparar muito bem para enfrentar um mercado rigoroso e fortemente concorrido. Com este artigo, você pode começar a se preparar.
Neste conteúdo você verá:
- O que faz um profissional de marketing?
- Principais áreas do marketing
- Tipos de faculdade de marketing
- O que se aprende na faculdade de marketing?
- Mercado de trabalho para profissionais de marketing
- Conheça o curso de marketing da Phorte
Boa leitura!
O que faz um profissional de marketing?
O profissional de marketing é responsável por analisar o mercado e o comportamento dos consumidores, com o objetivo de criar estratégias que promovam produtos ou serviços.
Para isso, ele tem entre suas principais ações: realizar pesquisas, planejar campanhas, gerenciar a imagem da marca, produzir conteúdo e analisar os resultados para otimizar as ações.
Além disso, este profissional também cuida do relacionamento com os clientes e trabalha em conjunto com outras áreas da empresa para alinhar as estratégias aos objetivos do negócio.
Mas é importante frisar que a atuação deste profissional não se restringe a uma única função do setor. Dentro do marketing existem especificidades diferentes, que podem segmentar ainda mais suas opções de atuação.
Principais áreas do marketing
Se engana quem pensa que o trabalho do marketing é simplesmente divulgar marcas e produtos. Por trás deste objetivo, existem outros tantos, assim como ações e atividades que só funcionam e trazem bons resultados em conjunto.
As principais áreas dentro do marketing incluem:
- Marketing Digital: tem seu foco em estratégias online, como SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing e publicidade paga (como Google Ads).
Leia também: O novo comportamento do consumidor nas redes sociais
- Marketing de Conteúdo: o objetivo é a criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair e engajar o público-alvo.
- Marketing de Produto: envolve o desenvolvimento de estratégias para o lançamento, posicionamento e promoção de produtos específicos.
- Branding: aqui o foco é a gestão da identidade e imagem da marca, garantindo consistência em todos os pontos de contato com o público.
- Marketing de Relacionamento: focado em criar e manter relacionamentos duradouros com os clientes, aumentando a fidelidade.
- Publicidade e Propaganda: cria e veicula campanhas publicitárias em diversos meios, como TV, rádio, mídia impressa e digital.
- Pesquisa de Mercado: coleta e análise de dados para entender o comportamento do consumidor, identificar oportunidades e orientar as estratégias de marketing.
- Marketing de Vendas: responsável pelo alinhamento entre marketing e vendas para gerar leads qualificados e converter em clientes.
- Marketing de Experiência: desenvolve experiências memoráveis para o consumidor, visando fortalecer a conexão emocional com a marca.
Leia também: Experiência do cliente: o que é e como aplicá-la
- Marketing de Influência: utiliza influenciadores para promover produtos ou serviços, alavancando a credibilidade e o alcance dessas figuras.
Tipos de faculdade de marketing
Quando se trata de cursos superiores em marketing, existem várias opções que oferecem diferentes abordagens e focos, dependendo dos interesses e objetivos de carreira.
Uma faculdade de marketing pode diferir da outra em duração, profundidade e áreas de especialização, preparando os alunos para uma ampla gama de funções dentro da área. Vejamos a seguir as variações mais comuns encontradas atualmente.
Bacharelado em Marketing
Um curso tradicional de 4 anos que oferece uma formação abrangente, cobrindo desde os fundamentos do marketing até estratégias avançadas, como pesquisa de mercado, branding e comunicação.
Tecnólogo em Marketing
Um curso de curta duração, geralmente de 2 a 3 anos, que foca em aspectos práticos e técnicos do marketing, como marketing digital, vendas e gestão de campanhas.
Bacharelado em Administração com Ênfase em Marketing
Este curso combina a formação em administração de empresas com um foco especial em marketing, preparando o aluno para assumir posições gerenciais e estratégicas na área.
Bacharelado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda
Embora focado em comunicação, este curso inclui disciplinas de marketing, especialmente voltadas para a criação e execução de campanhas publicitárias.
Bacharelado em Marketing Digital
Um curso mais atual, voltado para o ambiente online, abordando estratégias digitais, como SEO, mídias sociais, e-commerce, análise de dados e comportamento do consumidor nas redes.
Leia também: Como usar as redes sociais para o marketing pessoal
Curso de Publicidade e Propaganda
Voltado para a criação de campanhas publicitárias, mas que também abrange estratégias de marketing e promoção de produtos e serviços.
Lembrando que marketing e publicidade e propaganda são campos distintos. Enquanto o marketing abrange toda a estratégia de mercado, a publicidade e propaganda lida especificamente com a promoção e comunicação com o público.
Curso de Relações Públicas
Focado na gestão da comunicação entre a empresa e seus públicos, utilizando estratégias de marketing para construir e manter a imagem da marca.
O que se aprende na faculdade de marketing?
Na faculdade de marketing, os alunos aprendem uma variedade de conceitos, técnicas e habilidades que os preparam para atuar em diferentes áreas do mercado.
Aqui na Phorte, por exemplo, nossos alunos desenvolvem competências em visão de mercado, estratégia, criatividade e empreendedorismo. Ao final da formação todos já estão aptos a exercerem cargos dos mais diversos níveis, em áreas como Marketing Digital, Endomarketing e Neuromarketing.
Dentro do curso o aluno vai ter acesso a matérias como:
- Linguagem aplicada às novas mídias;
- Comportamento organizacional;
- Estratégia, tecnologia e inovação;
- Gestão da marca e desenvolvimento de produtos;
- Pesquisa de mercado e comportamento do consumidor.
Entre outras.
Acesse a grade curricular do curso clicando AQUI.
Mercado de trabalho para profissionais de marketing
O mercado de trabalho para profissionais de marketing é intenso e em constante expansão, impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico acelerado e pela necessidade constante de estratégias eficazes para promover produtos e serviços.
Com isso, há também uma alta demanda por habilidades em marketing digital, análise de dados e estratégias online. Lembrando que com as mudanças no comportamento dos consumidores, a integração de lojas online e as pesquisas de produtos em redes sociais, o mercado tem exigido ainda mais conhecimento de novas tecnologias e ferramentas.
Da implementação das IAs, Machine Learning, automação, internet das coisas e pesquisas por voz, a personalização de produtos e serviços nas redes sociais. O consumidor tem exigido ainda mais inovação, funcionalidade e criatividade das empresas, que também buscam profissionais mais qualificados para suprir essas demandas.
Por conta destas e outras necessidades e exigências do mercado, os profissionais precisam focar em qualificações de alto nível e uma faculdade de marketing focada nas novas tendências. Mas qual a melhor opção para começar sua carreira?
Leia também: Marketing e Inteligência artificial andam lado a lado?
Conheça o curso de marketing da Phorte
Se você chegou até aqui, já entendeu que o mercado do marketing é exigente e intenso, seja nas tendências que mudam constantemente, ou no ritmo de crescimento e inovação.
O que você precisa decidir agora é se vai se manter estagnado em opções de cursos desatualizados e pouco atrativos para o mercado, ou vai conhecer o Curso de Marketing da Faculdade Phorte.
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