Faculdade de marketing: tudo o que você precisa saber

Empresas, profissionais autônomos, agências e tantas outras instituições já compreenderam a importância do profissional de marketing para o desempenho dos seus negócios. Como resultado disso, os investimentos no setor aumentam cada vez mais, alcançando volumes bilionários.

De acordo com a plataforma Statista, em 2023 as marcas globais investiram cerca de US$ 680 bilhões em estratégias de marketing. E as expectativas para os próximos anos são ainda maiores, chegando a US$ 910 bilhões até 2027.

Alinhado a isso, a necessidade de profissionais qualificados na área também tende a aumentar muito, criando uma demanda intensa e cada vez mais exigente para as faculdades de marketing.

E se você tem este curso no topo da carreira, precisa se preparar muito bem para enfrentar um mercado rigoroso e fortemente concorrido. Com este artigo, você pode começar a se preparar.

Neste conteúdo você verá:

• O que faz um profissional de marketing?
  • Principais áreas do marketing
  • Tipos de faculdade de marketing
  • O que se aprende na faculdade de marketing?
  • Mercado de trabalho para profissionais de marketing
  • Conheça o curso de marketing da Phorte

Boa leitura!

O que faz um profissional de marketing?

O profissional de marketing é responsável por analisar o mercado e o comportamento dos consumidores, com o objetivo de criar estratégias que promovam produtos ou serviços.

Para isso, ele tem entre suas principais ações: realizar pesquisas, planejar campanhas, gerenciar a imagem da marca, produzir conteúdo e analisar os resultados para otimizar as ações.

Além disso, este profissional também cuida do relacionamento com os clientes e trabalha em conjunto com outras áreas da empresa para alinhar as estratégias aos objetivos do negócio.

Mas é importante frisar que a atuação deste profissional não se restringe a uma única função do setor. Dentro do marketing existem especificidades diferentes, que podem segmentar ainda mais suas opções de atuação.

Principais áreas do marketing

Se engana quem pensa que o trabalho do marketing é simplesmente divulgar marcas e produtos. Por trás deste objetivo, existem outros tantos, assim como ações e atividades que só funcionam e trazem bons resultados em conjunto.

As principais áreas dentro do marketing incluem:

• Marketing Digital: tem seu foco em estratégias online, como SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing e publicidade paga (como Google Ads).

Leia também: O novo comportamento do consumidor nas redes sociais

• Marketing de Conteúdo: o objetivo é a criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair e engajar o público-alvo.
  • Marketing de Produto: envolve o desenvolvimento de estratégias para o lançamento, posicionamento e promoção de produtos específicos.
  • Branding: aqui o foco é a gestão da identidade e imagem da marca, garantindo consistência em todos os pontos de contato com o público.
  • Marketing de Relacionamento: focado em criar e manter relacionamentos duradouros com os clientes, aumentando a fidelidade.
  • Publicidade e Propaganda: cria e veicula campanhas publicitárias em diversos meios, como TV, rádio, mídia impressa e digital.
  • Pesquisa de Mercado: coleta e análise de dados para entender o comportamento do consumidor, identificar oportunidades e orientar as estratégias de marketing.
  • Marketing de Vendas: responsável pelo alinhamento entre marketing e vendas para gerar leads qualificados e converter em clientes.
  • Marketing de Experiência: desenvolve experiências memoráveis para o consumidor, visando fortalecer a conexão emocional com a marca.