Diferença entre administração de pessoas e desenvolvimento de pessoas

Quando nos referimos à ampla área de Recursos Humanos, falamos sobre um conjunto de funções e tarefas que compreendem a valorização e a gestão das pessoas de uma empresa. Então, estamos falando de administração e desenvolvimento de pessoas.

Essas duas subáreas, por mais que pareçam desempenhar os mesmos papéis, têm suas próprias características e funções dentro de uma organização, ambas de extrema importância.

O profissional de RH pode atuar em inúmeras funções e, consequentemente, ter diferentes cargos, como:

• Gestor de Recrutamento e Seleção;

• Consultor de Recursos Humanos;

• Supervisor ou Analista de Cargos, Salários e Carreiras;

• Analista de Treinamento e Capacitação; Analista de Recursos Humanos; Analista de Recrutamento e Seleção; Analista de Cargos e Salários; Analista de Desenvolvimento Humano; entre outros;

• Gerente ou Diretor de Recursos Humanos.

Considerando cada cargo e de cada escopo de trabalho, existirão atividades que ora pertencerão à administração de pessoas, ora ao desenvolvimento de pessoas, tudo no guarda-chuva da profissão de Recursos Humanos.

Administração de Pessoas e Desenvolvimento de Pessoas

A principal diferença entre as duas práticas da área de RH é que uma é mais voltada para resolver processos e documentos, e a outra é mais voltada para desenvolver competências e contribuir para a satisfação e o engajamento de cada colaborador.

Assim, as duas áreas se dividem em:

• Administração de Pessoas: envolve as questões de legislação trabalhista, relação com os sindicatos, salários e benefícios, segurança, entre outras tarefas.

• Desenvolvimento de Pessoas: envolve todo o processo de recrutamento, seleção,  treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho, plano de carreira, pesquisa de clima organizacional, entre outros processos.

Claro que, no dia a dia das organizações, muitas vezes, o mesmo profissional de RH poderá concentrar tarefas das duas áreas. De qualquer modo, ambas as subáreas são de vital importância para o bom funcionamento das empresas, já que contribuem para que os colaboradores se mantenham satisfeitos em seus ambientes de trabalho.

Como trabalhar com RH?

Se o seu desejo é seguir carreira na área de Recursos Humanos, um bom começo é investir na sua formação por meio de uma faculdade de RH, por exemplo.

O que estuda uma faculdade de RH? Basicamente, a profissão Recursos Humanos exige que o profissional esteja apto a trabalhar com recrutamento, seleção, legislação trabalhista e avaliação de desempenho; por isso, esses são alguns conteúdos estudados no Tecnólogo em RH. A Faculdade Phorte disponibiliza a matriz curricular completa no site. Para mais detalhes, acesse a página do curso.

Por isso, se você almeja se dedicar a essa área, a faculdade de RH é uma das melhores escolhas para começar!

Artigos Relacionados

Comentários