Dia do Professor: o direito à Educação também passa pela valorização do professor

Neste Dia do Professor, é importante lembrar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece a Educação como um direito fundamental. A valorização do professor, nesse sentido, é uma das formas de assegurar que esse direito seja respeitado.

Assim, é importante que as crianças, os jovens e os adultos estejam em mãos competentes. Só assim eles podem se preparar adequadamente para ocupar um lugar digno na sociedade. 

Em virtude dessa relevância, o professor deve receber apoio e formação eficazes para corresponder a essa necessidade. Desconsiderar essa demanda, desse modo, é esquecer a relevância e o impacto desse profissional.

Por isso, neste artigo, vamos celebrar o Dia do Professor, mas também relembraremos os desafios e a importância dessa profissão. 

Para saber mais, continue a leitura.

Quando o Dia do Professor foi criado?

No Brasil, celebra-se o Dia do Professor em 15 de outubro, uma data que tem raízes históricas.

Essa comemoração remete a um decreto emitido por D. Pedro I, no século XIX, que tinha como objetivo a organização do Ensino Elementar no país.

A partir dessa iniciativa, reconhecia-se, assim, o papel fundamental dos professores na formação da sociedade brasileira.

A oficialização do Dia do Professor como data comemorativa no Brasil ocorreu durante o governo de João Goulart, marcando o reconhecimento da importância dos educadores para o nosso país.

Internacionalmente, porém, o Dia Mundial do Professor é celebrado em 5 de outubro, data que remete à implantação da “Recomendação da Unesco/OIT sobre o Estatuto dos Professores”, a qual ocorreu em 5 de outubro de 1966.

Para se tornar um professor no Brasil, é indispensável a realização de um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse requisito assegura que os profissionais estejam devidamente preparados para transmitir conhecimento e desempenhar um papel significativo na formação das gerações futuras.

Relembrar a importância do Dia do Professor

O papel do professor é de suma importância, pois não se vincula à mera disponibilização do acesso à Educação.

Ele desempenha um papel fundamental no processo de formação do ser humano, pois o influencia desde a primeira infância, fase determinante na vida do indivíduo

Em razão dessa responsabilidade, para se tornar um educador eficiente, é necessário não apenas transmitir conhecimento, mas também ter um amplo domínio de habilidades técnicas e comportamentais.

Essas habilidades abrangem desde a capacidade de transmitir informações de forma clara e envolvente até a empatia, a paciência e a compreensão para lidar com as necessidades individuais dos alunos.

Assim, nota-se que ser um professor vai muito além do ensino acadêmico, envolvendo um compromisso profundo com o desenvolvimento integral dos estudantes, o que passa por uma ampla gama de competências para atingir esse objetivo.

Como o direito à Educação passa pela valorização do professor?

Neste Dia do Professor, é essencial relembrar que o professor é o alicerce da Educação. 

Isso porque todo o seu conhecimento, suas ações e seus cuidados garantem o desenvolvimento do aluno. 

É notável, então, perceber que a função do professor vai além do ensino e da transmissão de conhecimentos.

Por isso, se um professor não estiver bem preparado e se não tiver acesso a atualizações profissionais, toda essa função fica comprometida. 

Assim, quando se debate a importância dessa profissão, deve-se abordar questões sobre remuneração, plano de carreira, reconhecimento social e condições dignas de trabalho. 

Os pilares para a valorização do professor  

Para um professor receber o reconhecimento devido, ele precisa: 

Remuneração justa: como o investimento em conhecimento é fundamental para um bom desenvolvimento profissional, o professor deve ter acesso a uma remuneração que permita o aprimoramento.

Plano de carreira: com um plano de carreira bem estruturado, o professor consegue sentir mais motivação. Além disso, o plano de carreira ajuda no reconhecimento social, pois oferece ao cargo de professor a categoria profissional.

Condições dignas de trabalho: boas condições de trabalho envolvem instalações físicas adequadas, materiais e ferramentas de trabalho, além de boa remuneração e contrato de trabalho justo.

Para assegurar o direito à Educação, então, é essencial que haja preocupação com o contratado, já que, para se tornar professor, é preciso muito estudo.

Como se tornar professor?

No Brasil, para se tornar professor, você precisa concluir um curso de Licenciatura ou de Pedagogia para dar aulas no ensino básico.

Também é possível se tornar professor por meio da complementação pedagógica. A complementação permite que profissionais formados em outra área possam dar aula. Por exemplo, um engenheiro pode fazer complementação para dar aulas de Física ou de Matemática.

Agora, se você quiser ser professor universitário, o caminho é um pouco mais longo. Para universidades privadas, além da Graduação, você precisa de uma Pós-Graduação, como em Docência no Ensino Superior

Ainda mais, se você quiser ser professor universitário em uma instituição pública, precisará de um Mestrado ou Doutorado.

A Faculdade Phorte ajuda você nesse caminho!

Como visto, o direito à Educação passa por professores preparados, e a Faculdade Phorte garante isso aos alunos que confiam a sua trajetória a nós.

Então, para você, que também quer ser homenageado no Dia do Professor, oferecemos a Licenciatura em Pedagogia.

Nossa Graduação centra-se especificamente no ensino na Primeira Infância.

Ou seja, os professores formados por nós têm um olhar único, pois conseguem direcionar os estudos para as crianças de até 6 anos.

Com esse encaminhamento, toda a bagagem teórica e prática tem um direcionamento claro: trazer um olhar atento para a fase em que o indivíduo precisa de mais atenção e acolhimento. 

Para conhecer mais sobre o nosso curso, é só acessar a página da nossa Licenciatura em Pedagogia aqui.

Bônus: Os coordenadores do curso da Phorte também merecem a nossa homenagem no Dia do Professor!

A Faculdade Phorte só tem tanto sucesso porque pode contar com profissionais sérios e qualificados tanto no corpo docente quanto na coordenação dos cursos.  

Neste Dia do Professor, apresentamos os nossos coordenadores que se dedicam completamente ao aprimoramento dos nossos alunos.

Veja abaixo: 

Aparecida Bucater:

Nossos cursos de Administração, Marketing e Processos Gerenciais não poderiam estar em melhores mãos. A nossa coordenadora, a professora Aparecida Bucater, é bacharela e mestra em Administração, com carreira em grandes empresas. Atuando há mais de 20 anos como professora e coordenadora em cursos de Graduação e Pós-Graduação, atualmente, ela também presta consultoria em desenvolvimento organizacional e de pessoas. 

Cristiano Alcântara:

O curso de Pedagogia é muito bem assistido, pois o nosso  coordenador é ninguém menos do que Cristiano Alcântara. Ele, que tem pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), também tem ampla experiência docente em diferentes etapas da Educação Básica, além de ser coordenador pedagógico da Rede Municipal de São Paulo. Além de tudo, ele é professor da Faculdade do Educador e líder do Grupo Colaborativo (GCOL). Muita competência e seriedade na coordenação de um dos cursos mais importantes para a sociedade.

José Luiz Sanchez:

Um dos únicos bacharelados em Tradução e Interpretação do Brasil também precisaria de um coordenador único. Extremamente dedicado, o nosso coordenador José Luiz Sanchez é coordenador da Graduação em Tradução e Interpretação Português/Inglês. Tem formação em Tradução pela Universidade de Barcelona (UB) e é licenciado em Tradução e Interpretação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). A experiência dele é muito significativa: é tradutor literário, técnico, intérprete e autor de dicionários bilíngues. 

Meritxell Almarza:

E, por último, temos na coordenação do curso de Tradução e Interpretação Português/Inglês a professora Meritxell Almarza. Ela é graduada em Tradução e Interpretação e mestra em editoração Global pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona, além de ser mestra em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ainda mais, nossa coordenadora é tradutora e revisora para o mercado editorial e para o jornal “El País”, além de coordenadora de dicionários bilíngues. Bons cursos só são feitos com nomes de respeito, não é mesmo?

A eles e a todo o nosso corpo docente, fica aqui o nosso agradecimento. Nós agradecemos imensamente por fazerem da Faculdade Phorte o sucesso que ela é. Nada disso seria possível sem vocês!

 

Você também vai gostar de:

Quais são as oportunidades de carreira na área de Pedagogia?

Qual a função social da Pedagogia na contemporaneidade?

O papel do pedagogo e do auxiliar de sala na Educação Infantil. 

Artigos Relacionados

Comentários