Como gerenciar o tempo e aumentar a produtividade

gerenciamento de tempo

Para muitos, gerenciar o tempo e aumentar a produtividade é uma busca diária. Por isso, vamos apresentar 5 estratégias diárias de gestão de tempo e organização para otimizar suas tarefas diárias.

Uma das grandes questões de quem trabalha e estuda é: “Como manter o equilíbrio entre estudos, trabalho e a vida pessoal?” Para essa pergunta, a principal resposta é: gestão de tempo. Sem a organização das suas atividades diárias, sua produtividade e eficiência em cada tarefa pode ficar comprometida.

5 estratégias de gestão de tempo e produtividade

1. Faça um levantamento do seu tempo

Levantar informações como: quais seus hábitos diários, que horas você vai dormir e que horas você acorda, quanto tempo é destinado para as refeições, o que mais demanda do seu tempo, entre outros, é importante para perceber a distribuição do seu tempo hoje.

Com base nisso, você consegue ver o que está bom e o que pode melhorar na sua rotina, em quais atividades você pode gastar menos tempo para ganhar em outras tarefas.

2. Utilize ferramentas de gestão de tempo

Temos à nossa disposição uma grande diversidade de aplicativos e sites que nos ajudam a fazer a gestão do tempo e de tarefas de forma otimizada, facilitando nosso controle diário sobre a rotina.

Um exemplo de metodologia e ferramenta de gestão de tempo é o Método Pomodoro, encontrado no site TomatoTimer ou em aplicativos para celular. Outra ferramenta de monitoramento de tempo é o Toggl.

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3. Aprenda seu limite – dizer “não” é essencial

Atualmente, ouvimos coisas como “trabalhe enquanto eles dormem”, é muito comum exaltar rotinas corridas e afogadas. No entanto, assumir tarefas as quais você não tem o tempo para desempenhar da melhor maneira pode ser um tiro no pé.

Por isso, é importante avaliar sua rotina, sua disposição e seus limites antes de abraçar um milhão de projetos. Saiba dizer “não” quando algo ultrapassar seus limites.

4. Momentos de descanso e o gerenciamento de tempo

Lotar a agenda de compromissos e não deixar lacunas para o ócio é um dos fatores que dificultam o equilíbrio entre vida pessoal, profissional e acadêmica. Por isso, por menores que sejam os momentos de descanso e ócio, eles são essenciais para a manutenção da saúde e do bem-estar físico e emocional, e também para o equilíbrio da gestão de tempo diária.

5. Autoconhecimento

Autoconhecer-nos é de extrema importância para nos mantermos balanceados e conseguirmos nos manter na gestão de tempo planejada. Assim, ajuda e apoio são muito importantes para conciliar vida pessoal, profissional e acadêmica. Busque ajuda de familiares, colegas de trabalho e amigos, e, principalmente, de psicólogos profissionais.

A terapia pode ser importante para zelar pela saúde mental, que é um dos pilares para o equilíbrio. Além disso, a terapia ajuda também no autoconhecimento, que é outro tópico indispensável.

Agora que já sabemos de algumas dicas para alcançar o equilíbrio, é só começar colocá-las em prática.

 

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