Coisas que ninguém lhe conta sobre um curso tecnológico

O Ministério da Educação (MEC) define as graduações tecnológicas como “cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de licenciatura ou bacharelado”. E, com relação ao diploma, reitera “seus diplomas têm validade nacional”. Ou seja, a graduação tecnológica é um curso superior com diploma reconhecido pelo MEC e com a mesma validade de uma graduação convencional, mesmo que tenha algumas diferenças.

Segundo dados do último Censo de Educação Superior, num período de 10 anos, de 2008 a 2018, as matrículas nos cursos tecnológicos aumentaram mais de 103%. Os estudantes passaram a encontrar nesses cursos um modo rápido, dinâmico e efetivo de buscar conhecimento e acompanhar as mudanças do mercado de trabalho.

E é isso mesmo: os cursos de graduação tecnológicos surgiram como uma maneira de acompanhar essas demandas do mercado, que exige formações rápidas e em áreas específicas do conhecimento. A seguir, separamos algumas vantagens das Graduações Tecnológicas.

Curso tecnológico? Só vejo vantagens!

1. Mensalidade de faculdade que cabe no bolso

Iniciar um curso tecnológico é um ótimo jeito de como economizar seu suado dinheirinho e, mesmo assim, continuar buscando conhecimento e aperfeiçoamento. Em geral, esses cursos possuem um alto custo-benefício, justamente por sua característica de ensino superior em menos tempo.

2. Diploma express

Imagine só se formar em apenas dois anos? Pois é exatamente esse o tempo de duração de um curso tecnológico. Enquanto os cursos de bacharelado duram, em média, quatro anos, as graduações tecnológicas variam de dois a três anos.

3. Mão na massa

Uma das grandes características do ensino tecnológico é o foco em atividades práticas, em vez do conhecimento teórico. Os estudantes têm conteúdos mais dinâmicos e, por isso, a vivência em sala de aula tende a ser de experimentação e prática.

Por exemplo, segundo a coordenadora e professora Cida Bucater, o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Phorte “valoriza a vivência em atividades práticas, preparando o futuro administrador para a vida profissional”.

4. Diploma reconhecido no mercado de trabalho

Como você já sabe, os cursos tecnológicos têm a mesma validade que as modalidades mais tradicionais de ensino. Trata-se de uma formação universitária como as outras. Assim, você pode ter oportunidades em vagas destinadas ao nível superior, nos setores público e privado.

Isso mesmo: se você sonha com um futuro profissional num cargo público, procurar um curso tecnológico pode ser um bom caminho.

5. Alta empregabilidade

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que, no Brasil, em 2016, mais de 90% dos tecnólogos estavam empregados. Muitos dos estudantes encontram nos cursos tecnológicos a possibilidade de conseguir promoções, mudar de carreira ou se recolocar no mercado.

Legal! Agora que você já conhece os principais benefícios de cursar uma graduação tecnológica, que tal descobrir mais sobre o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais?
Continue nos acompanhando para mais conteúdos assim.