Administração é humanas ou exatas? Tire essa dúvida

Você já se perguntou se a administração é mais próxima das ciências humanas ou das exatas? Essa é uma dúvida comum entre aqueles que estão considerando seguir essa carreira. A resposta, como veremos, não se encaixa em uma única categoria, mas sim em uma rica combinação de ambas.

Ao longo deste artigo, exploraremos como a administração, ao unir os elementos das ciências humanas e exatas, forma uma disciplina única e essencial para o sucesso organizacional.

Neste conteúdo você verá:

• Qual a diferença entre humanas e exatas?
  • Afinal, administração é humanas ou exatas?
  • Qual a matriz curricular do curso de administração?
  • Onde o profissional de administração pode atuar?
  • Como escolher uma faculdade de administração?

Boa leitura!

Qual a diferença entre humanas ou exatas?

A divisão entre humanas e exatas, embora não seja tão rígida, nos ajuda a entender as características e os métodos de cada área.

Humanas

Focam no estudo do homem, da sociedade e da cultura. Elas buscam compreender a complexidade da experiência humana, as relações sociais, a história e a linguagem. Para isso, utilizam métodos como a pesquisa qualitativa, a análise de textos e a observação.

Leia também: As habilidades desenvolvidas no curso de Administração

Exatas

Se concentram nos fenômenos naturais, buscando explicá-los através de leis e teorias. Utilizam métodos quantitativos, como a experimentação, a medição e a análise de dados, para testar hipóteses.

Para ilustrar essa diferença, imagine que você queira entender por que as pessoas compram um determinado produto. Um pesquisador das ciências humanas poderia realizar entrevistas com consumidores para entender suas motivações, desejos e experiências.

Já um pesquisador das ciências exatas poderia analisar dados de vendas para identificar padrões de consumo e relacioná-los a fatores como preço, marketing e características do produto.

É importante ressaltar que essa divisão entre humanas e exatas não é absoluta. Muitas áreas do conhecimento, como a economia, a psicologia e a administração, possuem características de ambas as áreas.

Afinal, administração é humanas ou exatas?

A administração é uma área que transcende a tradicional divisão entre ciências humanas e exatas. Ela combina elementos de ambas as áreas, oferecendo uma visão holística e multidisciplinar.

Enquanto a gestão de pessoas e a compreensão do comportamento organizacional exigem um profundo conhecimento das ciências humanas, a tomada de decisões estratégicas e a análise de dados demandam o rigor das ciências exatas.

Leia também: 5 tendências da área de Administração e Negócios

Essa formação habilita seus profissionais a navegar em um mundo complexo e dinâmico. A capacidade de entender tanto as pessoas quanto os números é essencial para o sucesso em qualquer organização.

Uma empresa é mais do que um conjunto de números, ela é composta por pessoas que trabalham em conjunto para alcançar objetivos comuns. A administração, ao unir esses dois mundos, permite que os profissionais desenvolvam habilidades como empatia, liderança, análise de dados e resolução de problemas.

Qual a matriz curricular do curso de administração?

A matriz curricular do curso de Administração pode variar de uma instituição para outra, mas, de modo geral, abrange um conjunto de disciplinas que proporcionam ao aluno uma formação sólida em diversas áreas da gestão empresarial.

As principais disciplinas encontradas em um curso de Administração incluem:

• Teoria Geral da Administração: fundamentos teóricos da administração, abordando diferentes escolas e abordagens.
  • Contabilidade: conhecimento básico sobre contabilidade financeira e gerencial, para análise de demonstrações contábeis e tomada de decisão.
  • Economia: princípios econômicos que influenciam o ambiente de negócios, como microeconomia e macroeconomia.
  • Marketing: estratégias de marketing, pesquisa de mercado, planejamento de produtos e serviços, comunicação e promoção.
  • Finanças: gestão financeira, análise de investimentos, planejamento financeiro, orçamento empresarial.
  • Recursos Humanos: gestão de pessoas, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, relações trabalhistas.
  • Operações e Logística: gestão da produção, controle de estoque, logística, cadeia de suprimentos.
  • Empreendedorismo: desenvolvimento de novos negócios, plano de negócios, gestão de projetos.
  • Ética e Responsabilidade Social: importância da ética nos negócios, responsabilidade social empresarial, sustentabilidade.