Sem elas, você não se forma: a importância das atividades complementares

O título parece um pouco chocante, não é mesmo? Entretanto saiba que ele é totalmente real, porque as atividades complementares fazem parte da rotina de qualquer estudante da graduação. 

Independentemente da graduação que você escolher, essas atividades acompanharão a sua trajetória acadêmica. Ou seja, elas são uma obrigação e, ao mesmo tempo, oportunidades de crescimento pessoal e profissional. 

Para saber como as atividades complementares são essenciais para o seu currículo e o que você pode fazer para cumprir essa etapa na sua formação, continue a leitura. 

O que são atividades complementares?

Quando você entra em uma graduação, além das disciplinas regulares, você precisa participar de atividades extraclasse. Isso, inclusive, é regularizado pela Lei 9.394/96, a qual diz, no Artigo 3º, que a educação deve valorizar a experiência extraescolar. 

Desse modo, as atividades complementares são práticas que oferecem habilidades adicionais àquelas que você conquistaria com a faculdade. Sua importância é tamanha que elas correspondem a 20% da carga horária do seu curso.

Assim, você pode cumprir essa etapa da sua carreira com estágios, voluntariado, participação em eventos e workshops, além de fazer parte de projetos de pesquisa. Nesse sentido, essas experiências complementam o aprendizado, permitem que você aplique as teorias na prática e ganhe uma visão mais ampla da sua área de estudo. 

Além disso, as atividades complementares também aumentam o valor do seu currículo, tornando-o mais atrativo aos olhos de futuros empregadores. Isso acontece porque, ao participar dessas atividades, você demonstra proatividade, iniciativa e comprometimento, características valorizadas pelo mercado de trabalho

Atividades complementares aprimoram a experiência acadêmica 

Como dissemos, as atividades complementares podem ser feitas das mais variadas formas e todas elas ajudam a aprimorar a experiência acadêmica. 

Abaixo, listamos as atividades mais comuns: 

Cursos extracurriculares: há diversos tipos de cursos que você pode fazer para aumentar a competitividade do seu currículo e garantir as suas horas acadêmicas. Cursos livres, de extensão, de capacitação, de atualização e de formação ajudam a ampliar o seu repertório e o seu desenvolvimento na carreira. 

Visitas culturais: visitar museus, exposições e espetáculos pode ser uma ótima oportunidade de ampliar seu conhecimento, divertir-se e, como vantagem, garantir suas horas complementares.

Voluntariado: ser voluntário em uma ONG ou em qualquer projeto que ajude a comunidade é uma das formas de cumprir as atividades complementares. Além disso, atividades de voluntariado permitem que você amplie sua consciência social, política e humana. 

Projetos e atividades acadêmicas: são todas as atividades que você realiza dentro da faculdade, mas fora da sala de aula. Aqui podemos citar as iniciações científicas, as monitorias, a participação em empresas juniores, projetos de pesquisas e de extensão, entre muitas outras. 

Estágios: caso você faça um estágio, remunerado ou não, é possível usar as horas dele como horas de atividades complementares.

Participação em eventos e workshops: viu uma live gratuita? Quis fazer parte de um simpósio? Aproveitou aquela semana de conhecimento, como a Phorte Week? Use as horas desses eventos, presenciais ou online, como atividades complementares. 

Lembre-se de que, para elas serem validadas, você sempre precisará de um comprovante, como certificados de participação. 

Como as experiências extracurriculares podem melhorar seu currículo 

Como você já percebeu, as atividades complementares oferecem experiências bem interessantes e podem ajudar você a crescer tanto profissional quanto pessoalmente. Ainda mais, um dos principais objetivos dessas práticas é aprofundar seus conhecimentos sobre sua área de estudo. 

Esse aprofundamento, por sua vez, possibilita que você amplie as suas perspectivas de trabalho, conhecendo outras nuances da sua profissão. Além disso, você consegue construir um currículo muito mais completo, consequentemente aumentando suas chances de crescimento profissional. 

Isso ocorre porque as atividades complementares mostram:

Envolvimento e comprometimento: com atividades extracurriculares, você demonstra preocupação com a sua formação. Também é um importante indicativo de comprometimento com a sua carreira e com a sua vida acadêmica. 

Busca por novas habilidades: ao fazer atividades complementares, você adquire habilidades como gerenciamento de tempo, habilidades de comunicação e de planejamento. Afinal, você precisou direcionar tempo e energia para participar das atividades. 

Exploração de interesses: as atividades que você escolheu ajudam a direcionar a sua carreira e os seus interesses. Nesse sentido, cursos, palestras e afins que você buscou mostram para o mercado quais são os seus objetivos profissionais. 

Atividades extracurriculares para fazer nas férias

Embora cada instituição de ensino defina prazos e como contabilizar a carga horária das atividades extracurriculares, o fato é que aproveitar o período de recesso para fazê-las pode ser uma boa estratégia. 

Além das inúmeras exposições e eventos que acontecem nesse período, você também pode fazer diversos cursos gratuitos.

Sabendo disso, a Faculdade Phorte oferece diversos conteúdos gratuitos e que concedem certificado, como o nosso Curso de Excel Básico Gratuito. Com ele, além de obter seu certificado, que poderá servir para horas complementares, você também vai dominar as principais habilidades dessa ferramenta que realmente faz diferença no mercado de trabalho. 

Para inscrever-se no nosso curso, é só clicar no link abaixo: https://faculdadephorte.edu.br/cursos/excel-basico/

 

Você também vai gostar de: 

O que você vai ser quando crescer? 

Saiba como gerenciar seu tempo nos estudos

Artigos Relacionados

Comentários