Como fazer uma redação? 5 dicas de escrita para estudantes e profissionais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Seja qual for o seu intuito: tirar nota máxima na redação do Enem ou ser bem-sucedido na redação para entrevista de emprego, existem algumas técnicas que você pode seguir para se dar bem na escrita, independentemente do tema da redação.

teste vocacional

Veja 5 dicas para escrever uma boa redação:

1. Leia muito

Quanto mais você lê, mais você tem facilidade de escrever! Isso porque o hábito da leitura: amplia e enriquece o vocabulário, estimula a criatividade e o senso crítico, estimula o cérebro, fortalece a memória e melhora a capacidade de concentração. Outro ponto positivo da leitura, principalmente de jornais, periódicos e sites confiáveis, é a atualização, ou seja, manter-se em dia com os assuntos do momento é fundamental.

Segundo a última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada em 2016, 56% dos brasileiros afirmam ler frequentemente, com uma média de 4,96 livros por ano. Você faz parte desse percentual de leitores?

2. Organização e estrutura do texto

Essa é a premissa básica para qualquer texto. Você deve estruturar seu texto em: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, você faz uma síntese sobre os pontos abordados no texto; no desenvolvimento, você amplia sua síntese e também expõe seus argumentos; por fim, na conclusão, você amarra todos os pontos abordados, retomando brevemente as reflexões ou apontando possíveis soluções.

Além disso, é importante evitar ao máximo erros ortográficos, gírias, gerúndios desnecessários e expressões como “eu acho”, “eu penso” e variáveis, pois diminuem a credibilidade dos argumentos. Busque ser imparcial e impessoal na escrita.

3. Simplicidade, clareza e objetividade

Esses três elementos juntos ajudarão você a produzir um texto fluido, coeso, claro e objetivo.

Simplicidade: utilize frases limpas, com palavras conhecidas e adequadas.

Clareza: não deixe nada nas entrelinhas ou subentendido; exponha seu ponto por completo.

Objetividade: expresse sua ideia com o menor número de palavras possível. Concentre-se naquilo que é realmente importante e necessário para a sua argumentação.

4. Anote as ideias que servirão como argumentos

É hora do brainstorming! Antes de iniciar um texto, tente escrever todas as informações sobre a temática, sem se preocupar com a elaboração das frases, pelo menos nesse primeiro momento. A proposta é: escreva tudo o que lhe vier à mente, assim você conseguirá definir os pilares do seu texto e também dos seus argumentos.

curso gratuito de excel

5. Treine a escrita

Para fazer uma boa redação, seja para passar no Enem ou numa entrevista de emprego, por exemplo, não tem como fugir do treino da escrita. Quanto mais você exercita desenvolver uma ideia com as palavras, mais facilidade e agilidade você terá na hora de escrever. É aquele velho e conhecido ditado: “a prática leva à perfeição”.

Essas são as dicas básicas de como fazer uma boa redação: hábito constante de leitura; foco na estrutura do texto; simplicidade, clareza e objetividade; levantamento e anotação dos argumentos antes de começar a escrever; e, por fim, prática constante.

Você também vai gostar:

Saiba como fazer Storytelling e gerar mais conexão com o público

Saiba como fazer Storytelling e gerar mais conexão com o público

Você já se emocionou com um comercial de TV? Ou se identificou tanto com uma marca que se tornou um fã? Se a resposta for sim, você já experimentou o…
Inteligência Emocional Profissional: invista no seu desenvolvimento completo

Inteligência Emocional Profissional: invista no seu desenvolvimento completo

Você já parou para pensar em como suas emoções influenciam suas decisões e suas relações? A inteligência emocional, a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar suas próprias emoções e as…
Alfabetização Tecnológica: a tecnologia como aliada no aprendizado

Alfabetização Tecnológica: a tecnologia como aliada no aprendizado

Sabia que a maioria das crianças brasileiras já possui um smartphone antes mesmo de entrar na escola? Essa realidade, que era impensável há apenas algumas décadas, coloca a alfabetização digital…