Não são apenas as pessoas que nasceram com talento que podem dominar a escrita e se dar bem em redações. Na verdade, fazer uma boa redação exige estudo, prática e dedicação. Por isso, separamos algumas orientações e dicas de como fazer um texto com qualidade.
Seja qual for o seu intuito: tirar nota máxima na redação do Enem ou ser bem-sucedido na redação para entrevista de emprego, existem algumas técnicas que você pode seguir para se dar bem na escrita, independentemente do tema da redação.
Veja 5 dicas para escrever uma boa redação:
1. Leia muito
Quanto mais você lê, mais você tem facilidade de escrever! Isso porque o hábito da leitura: amplia e enriquece o vocabulário, estimula a criatividade e o senso crítico, estimula o cérebro, fortalece a memória e melhora a capacidade de concentração. Outro ponto positivo da leitura, principalmente de jornais, periódicos e sites confiáveis, é a atualização, ou seja, manter-se em dia com os assuntos do momento é fundamental.
Segundo a última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada em 2016, 56% dos brasileiros afirmam ler frequentemente, com uma média de 4,96 livros por ano. Você faz parte desse percentual de leitores?
2. Organização e estrutura do texto
Essa é a premissa básica para qualquer texto. Você deve estruturar seu texto em: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, você faz uma síntese sobre os pontos abordados no texto; no desenvolvimento, você amplia sua síntese e também expõe seus argumentos; por fim, na conclusão, você amarra todos os pontos abordados, retomando brevemente as reflexões ou apontando possíveis soluções.
Além disso, é importante evitar ao máximo erros ortográficos, gírias, gerúndios desnecessários e expressões como “eu acho”, “eu penso” e variáveis, pois diminuem a credibilidade dos argumentos. Busque ser imparcial e impessoal na escrita.
3. Simplicidade, clareza e objetividade
Esses três elementos juntos ajudarão você a produzir um texto fluido, coeso, claro e objetivo.
Simplicidade: utilize frases limpas, com palavras conhecidas e adequadas.
Clareza: não deixe nada nas entrelinhas ou subentendido; exponha seu ponto por completo.
Objetividade: expresse sua ideia com o menor número de palavras possível. Concentre-se naquilo que é realmente importante e necessário para a sua argumentação.
4. Anote as ideias que servirão como argumentos
É hora do brainstorming! Antes de iniciar um texto, tente escrever todas as informações sobre a temática, sem se preocupar com a elaboração das frases, pelo menos nesse primeiro momento. A proposta é: escreva tudo o que lhe vier à mente, assim você conseguirá definir os pilares do seu texto e também dos seus argumentos.
5. Treine a escrita
Essas são as dicas básicas de como fazer uma boa redação: hábito constante de leitura; foco na estrutura do texto; simplicidade, clareza e objetividade; levantamento e anotação dos argumentos antes de começar a escrever; e, por fim, prática constante.