Em momentos de incerteza, como este que estamos vivendo, apenas uma coisa é certa para todo mercado: a mudança. Você e o seu negócio estão preparados para as tendências futuras? Descubra com a gente!
Muitas dúvidas são levantadas sobre tendências, o que representa a pandemia para os negócios e aonde vamos chegar; em paralelo, muitas empresas já estão implementando as mudanças, mesmo sem exatidão do futuro, e, assim, reavaliando suas práticas e seus sistemas de gestão.
Tendências de administração e negócios para 2021
1. Responsabilidade socioambiental
De acordo com a Edelman Trust Barometer, 97% dos entrevistados esperam que o setor empresarial solucione algum problema social. Esses dados indicam que os brasileiros, cada vez mais, procuram marcas engajadas em alguma causa social.
2. Novas ferramentas digitais e as inteligências artificiais
Com toda a certeza, a implementação de novas tecnologias como forma de dinamizar, facilitar e acelerar os processos no dia a dia de trabalho é uma das tendências mais expressivas para as empresas e para os negócios.
3. Flexibilidade e home office
No início da pandemia pelo novo coronavírus, por conta do lockdown como forma de conter a doença Covid-19, 46% das empresas brasileiras adotaram o home office para continuar existindo. Mesmo antes da pandemia, milhões de pessoas já trabalhavam a distância, ou seja, de forma remota.
Nesse contexto, uma das fortes tendências é a adoção do home office e do nowhere office, que é o conceito do trabalho em qualquer lugar, flexibilizando, assim, o que conhecemos hoje por “local de trabalho”.
4. Análise de dados nas pequenas e médias empresas
Gestão com base em indicadores e análise de dados tendem a estar cada vez mais presentes nas pequenas e médias empresas brasileiras. Então, mesmo quando falamos das PMEs, que, geralmente, são empresas abertas pelo feeling, a tendência é que seja implementada a administração com base em dados concretos e análise do mercado.
5. Soft skills no centro da discussão
De uns tempos para cá, as empresas estão precisando de profissionais com as chamadas soft skills, que compreendem as habilidades de relacionamento interpessoal, ou seja, as relações com os outros.
Desse modo, habilidades como resiliência, colaboração, empatia e intraempreendedorismo tendem a ser mais requeridas nos ambientes corporativos.
Em todas essas tendências, vemos as diversas nuances do que faz um administrador, isto é, das funções do administrador, bem como frentes e conceitos que todo gerente tem que dominar, para levar os negócios ao sucesso.
E assim percebemos a necessidade de profissionais qualificados no mercado, atuando nas subáreas da administração, por exemplo, na administração pública e na administração privada. Por isso, se o seu desejo é “Quero ser um administrador!”, a dica é: busque o conhecimento na área, comece por uma faculdade de Administração em São Paulo, por exemplo, que vai te proporcionar uma visão ampla e generalista da profissão.