Crescimento do E-commerce durante a pandemia requer mão de obra qualificada.

Já sabemos que a pandemia de covid-19 causou uma verdadeira crise econômica no Brasil e em vários países do mundo. Porém, para o setor de E-commerce, a pandemia trouxe alguns benefícios.

Segundo economistas e cientistas financeiros o cenário de caos acabou se tornando um terreno fértil para o crescimento das vendas online, abrindo um novo leque de oportunidades para o mercado de Marketing Digital e para o setor de logística.
Segundo um relatório da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo, que inclui pagamentos de todos os tipos em uma série de mercados globais, o e-commerce no Brasil cresceu cerca de 75% em 2020 se comparado ao ano de 2019. E vale salientar que isso aconteceu logo após o início do isolamento social.

Isso se deve as limitações impostas pela necessidade de isolamento social, com o consequente fechamento do comercio físico durante a quarentena, o que explica a média de crescimento de 48% nas vendas online, segundo revela o estudo da Mastercard.
Outro estudo, dessa vez realizado pelo Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), mostrou que na Black Friday de 2020 as vendas em lojas físicas caíram 25% em detrimento ao crescimento de 21% das vendas por e-commerce.

O fato é que o E-commerce já não era nenhuma novidade para o público brasileiro antes da pandemia, porém a crise fez com que esse mercado ganhasse mais visibilidade e confiança dos consumidores, especialmente os que tinham o hábito de visitar lojas físicas e agora se viram obrigados a usar a internet para compras.

Como o setor logístico tem adequado a pandemia?

No setor logístico as operações de importação e exportação foram diretamente atingidas, comprometendo o envio de produtos e mercadorias, especialmente os vindos da China.
Porém as empresas de logística não deixaram por menos e assim como outros setores, tomaram medidas para se reinventar, afinal, a distribuição nacional de produtos é essencial, inclusive durante a quarentena.

Eficiência logística:

Em meio a toda essa crise as empresas de logística adotaram uma estratégia muito conhecida no meio comercial. A eficiência logística, que nada mais é do que aumentar a eficiência da produção, reduzindo seus custos e abrindo vantagens competitivas frente a concorrência.

Uma vez que o profissional de logística sabe gerir de forma correta, ele terá domínio sobre todo processo, da malha logística até os modais de transporte.
Em entrevista a CNN Brasil Business, o sócio da KPMG, Cristiano Rios afirmou que: O momento atual convida as empresas a terem uma cadeia de suprimentos mais responsiva – com fluxos e tomadas de decisão mais rápidas e assertivas – a partir de modelos sofisticados e tecnológicos.

Com essa estratégia é possível alcançar sucesso no mercado em meio a crise, uma vez que grandes e pequenas empresas já vêm se destacando na plataforma de e-commerce desde o início da pandemia.
Segundo um estudo divulgado pelo Compre&Confie, o faturamento do e-commerce brasileiro gerou um total de R$ 9,4 bi faturados apenas no mês de abril de 2020.
Isso tudo mostra que o mercado de logística só tem a crescer com a explosão das vendas no comercio online.

Por isso, o setor de logística requer mais do nunca mão de obra qualificada e atualizada afim de atender as novas demandas do mercado de vendas e envios online.
Daqui pra frente as incertezas tendem a diminuir graças ao crescimento do e-commerce, por isso, essa é a hora dos profissionais que desejam dominar o mercado de logística se capacitarem.

Se você tem interesse em ingressar no setor de logística, vale a pena conferir as informações sobre o Curso de Tecnólogo em Logística da Faculdade Phorte Clique agora mesmo e descubra porque a Faculdade Phorte tem o diferencial que você precisa para se destacar no mercado.

Você também pode gostar:
– Como entrar no mercado de trabalho. Veja 7 passos.
– Curso de planejamento de carreira para iniciantes:
– Como aproveitar ao máximo a experiência na graduação

Artigos Relacionados