Sustentabilidade empresarial: o que é, qual sua importância e qual a relação com as profissões
Atualmente, as pautas ambientais estão ganhando cada vez mais notoriedade e, nessa discussão, as pequenas, médias e grandes empresas não podem ficar de fora. Já ouviu falar de sustentabilidade empresarial? Hoje, viemos desvendar esse termo e o que ele significa.
O que é sustentabilidade empresarial?
Sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações e políticas tomadas por empresas para atuar de uma forma mais consciente, ou seja, todo o processo que envolve a gestão sustentável dos negócios, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e sociais da atuação da empresa.
Essas políticas permeiam as diversas áreas de uma empresa e são centradas em decisões economicamente sustentáveis, socialmente responsáveis, que visam ao desenvolvimento sustentável.
Ter um posicionamento sustentável deve fazer parte da estratégia da empresa, o que se desdobra para os planos táticos e operacionais, envolvendo, assim, desde o planejamento até a execução.
Qual a importância da sustentabilidade empresarial?
Empresas, organizações e instituições que adotam algum alinhamento com causas socioambientais, como medidas de proteção do meio ambiente, têm melhor aceitação no mercado.
Como mostrado por uma pesquisa, a Edelman Trust Barometer, 97% dos entrevistados esperam que as empresas solucionem algum problema social, o que indica que os brasileiros, cada vez mais, procuram marcas engajadas.
Assim, podemos inferir que, para além de produzir um impacto positivo no meio ambiente e também na sociedade, a implementação de uma gestão sustentável também traz grandes vantagens para as empresas.
Vantagens da gestão sustentável
A aplicação de uma gestão sustentável tem inúmeros pontos positivos, tanto para a empresa quanto para a sociedade. Entre as vantagens, podemos citar:
• Mantém um clima organizacional engajado em uma causa, o que acaba por motivar os colaboradores.
• Expansão das oportunidades de negócios e aumento da competitividade no mercado.
• Redução dos impactos ambientais.
Sustentabilidade empresarial: está relacionada a qual profissão/área?
Na verdade, a sustentabilidade empresarial não está ligada a uma área ou profissão específica. Quando esse tipo de alinhamento é feito estrategicamente, todos os setores de uma empresa ou indústria são impactados.
Porém, quando pensamos em gestão e processos internos, vemos na Administração, nos Recursos Humanos, nos Processos Gerenciais e na Logística áreas de extrema importância para o planejamento e a execução das ações sustentáveis.
Administração e Processos Gerenciais e a sustentabilidade: é parte fundamental da administração pensar na sustentabilidade empresarial, promovendo ações visando à ética, à gestão ambiental e à sustentabilidade empresarial.
Recursos Humanos e a prática sustentável: a partir das diretrizes estratégicas, cabe aos recursos humanos, por exemplo, engajar os colaboradores em torno da sustentabilidade e de práticas voltadas à preservação do meio ambiente, favorecendo, assim, um clima organizacional favorável.
Sustentabilidade empresarial na prática
Agora que já sabemos o que é, qual a importância e qual a ligação entre as profissões e a sustentabilidade empresarial, vamos mostrar alguns exemplos de práticas sustentáveis que podem ser adotadas pelas instituições no dia a dia:
• Reduzir (ou abolir) o uso de descartáveis, principalmente de plástico.
• Economizar papel, água e energia.
• Investir na reciclagem de resíduos sólidos, como papel, plástico, metal e vidro.
• Proporcionar treinamentos, workshops e palestras sobre tópicos de sustentabilidade no ambiente de trabalho.
• Criar ou apoiar financeiramente projetos de preservação ao meio ambiente.
• Utilizar fontes de energia renováveis.
• Propor e incentivar que os colaboradores se voluntariem em algum projeto focado em preservação ambiental.
Então, agora que conhecemos mais sobre a importância da sustentabilidade empresarial, podemos ver que a adoção de estratégias sustentáveis pode ter diversas vantagens, tanto para a instituição quanto para a sociedade.