Qualidade de vida no trabalho

Manter a qualidade de vida no trabalho por parte da empresa é fundamental para que a organização funcione bem. Isso garante que, tanto o colaborador quanto o negócio, cresçam, alcançando bons níveis de desenvolvimento, pois, quando uma parte da engrenagem apresenta alguma avaria, toda a máquina para de funcionar ou não funciona com a potência que lhe é devida.

Portanto, medir o índice de qualidade de vida no trabalho se tornou um ponto a ser observado e praticado. 

E, mais do que isso, empresas buscam formas de assegurar uma vida satisfatória do funcionário na empresa – ou, ao menos, deveriam. 

O que é qualidade de vida no trabalho? 

Como mencionado, a qualidade de vida no trabalho, também conhecida como QVT, é um índice que mede o nível de satisfação do colaborador em executar suas tarefas laborais, bem como em fazer parte de determinada organização. 

Nesse índice, são avaliados a saúde e o bem-estar físico e mental do funcionário, o ambiente empresarial, as possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros. 

Por que se preocupar com a qualidade de vida no trabalho?

Para os funcionários, isso sempre foi uma preocupação vigente, no entanto, nem sempre se achava apoio nas empresas. 

Quanto às empresas, essa preocupação tem surgido nas últimas décadas, em razão de uma visão globalizada e de questões estratégicas, porque há de se perceber que um funcionário feliz e se sentindo respeitado faz a empresa se desenvolver. Além disso, evitam-se gastos a mais com questões de reparação da saúde física e mental, gastos com recrutamentos recorrentes de novos colaboradores ou gastos com evasão e diminuição da produtividade.

No que tange ao funcionário, a preocupação é a de conseguir manter-se na empresa que ele escolheu e que o escolheu, com saúde, motivação, confiança e autovalorização.

Caminhos para promover a qualidade de vida no trabalho

As empresas e sua gestão podem influenciar totalmente a adoção de medidas de comportamentos e hábitos mais sustentáveis.

Partindo da área de Recursos Humanos (RH), pode-se pensar em práticas que restabeleçam o equilíbrio e o bom funcionamento. 

A seguir, estão algumas delas.

– Criar um ambiente colaborativo e de diálogo

Um colaborador se sente valorizado quando suas ideias são ouvidas e analisadas, pois isso o faz sentir-se parte essencial daquele organismo, que é de fato. 

– Reduzir níveis de estresse

Nem sempre é possível trabalhar de forma tranquila, porque existem metas e prazos a serem cumpridos e, muitas vezes, o tempo hábil para a realização de uma tarefa se apresenta muito menor do que o ideal. 

Contudo, é preciso que se criem formas de compensar essa rotina para que ela não se torne densa demais para os seus participantes. 

– Entender a importância de remunerar e compensar financeiramente os funcionários

Os custos de vida estão cada vez mais altos, e é imprescindível que a remuneração dos funcionários ocorra com equidade, com vistas a promover a qualidade de vida dos colaboradores.

Salários que se adéquem ao cenário econômico atual são importantíssimos, assim como a importância de investir em atividades físicas e de lazer, para manter um bom equilíbrio entre obrigações da vida profissional e direitos na vida pessoal.

– Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Sabemos o quanto é importante manter bons relacionamentos no ambiente profissional e responder a contento as demandas apresentadas. Entretanto, para isso, é preciso que haja equilíbrio entre as rotinas profissionais e pessoais. 

A casa, a rotina doméstica e a social não podem ser afetadas pelas obrigações do trabalho.

Esses tempos, essas funções e essas atribuições precisam encontrar um lugar de coexistência, em que haja espaço para existirem, cada uma a seu tempo.

Ter um tempo de qualidade para a vida fora do ambiente corporativo é essencial. 

– Adoção de novas práticas e rotinas

O trabalho na modalidade home office já é uma realidade.

Muitas empresas têm optado por essa prática por entenderem que, para que um trabalho seja bem-feito, apenas é necessário que o funcionário esteja alinhado aos ideais e à filosofia da empresa, assim como tenha uma boa relação com os outros colaboradores de sua e de outras equipes. 

O funcionário, assim, ganha em qualidade laboral e diminui a necessidade de grandes deslocamentos até o local de trabalho.

Os Recursos Humanos e a gestão de pessoas

Para que isso tudo funcione, é fundamental que o setor de Recursos Humanos esteja engajado, para que essas melhorias da qualidade de vida no trabalho sejam uma realidade.

Uma gestão adequada se faz urgente e fundamental.

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