Podcast Phorte Mercado com Renato Vieira: conheça este programa

Quem dá voz e vida ao podcast é o professor Renato Vieira, que tem grande experiência nas áreas e nos assuntos tratados. Nas palavras do professor Renato, “antes de tomar decisões importantes, como é o caso de optar por um curso superior ou que caminhos profissionais seguir, as pessoas buscam informações que possam orientá-las nesse importante momento da vida. Daí a necessidade de consultar boas fontes que possam esclarecer dúvidas e mostrar os possíveis rumos”.

Além disso, segundo o professor Renato, “há muita informação disponível nos mais diferentes meios de comunicação; porém, quando a fonte dos conteúdos  é uma instituição tradicional e respeitada no mercado, a percepção de credibilidade muda, e esse fato ajuda na tomada de decisões”.

E onde eu posso ouvir o podcast? – você deve estar se perguntando. Ele está disponível gratuitamente pelo Spotify e também no próprio site da Faculdade Phorte.

O que são e por que ouvir podcasts?

Podcasts nada mais são do que programas multimídia, muito semelhantes aos que acontecem nas rádios, com a diferença de que são disponibilizados em plataformas digitais. Eles podem tratar dos mais diferentes conteúdos e ser criados por qualquer usuário.

Podemos fazer a seguinte analogia: podcast é como um blog em que o podcaster expõe suas opiniões por meio da fala em vez de por meio da escrita.

Quer descobrir por que os podcasts deveriam fazer parte do seu dia a dia? 

No Brasil, em pesquisa divulgada pelo Ibope em 2019, cerca de 50 milhões de pessoas já ouviram podcast, o que representa quatro entre cada dez internautas, e esse número só tende a crescer.

Nesse sentido, é possível observar como o podcast influencia a sociedade, uma vez que se constitui em um canal de democratização do acesso à informação, justamente por sua facilidade de acesso, até porque, na maioria das vezes, é distribuído de forma gratuita.

Segundo o professor Renato Vieira, o podcast “revelou-se dinâmico por se encaixar nos hábitos dos mais jovens, que aproveitam seus momentos de deslocamento para obter as informações e o conhecimento que desejam, utilizando seus celulares. Ele permite momentos de atenção e reflexão por meio da audição de um conteúdo que o usuário considera importante. Esse hábito aumenta a retenção das mensagens e, por tabela, melhora a compreensão do que se quer comunicar”.

Ouvir ou não ouvir podcasts? Eis a questão!

Diferente de conteúdos escritos ou audiovisuais, o podcast é uma forma mais prática de consumir informações, seja em forma de bate-papo ou de reflexões, em que você escolhe o assunto do seu interesse.

Aqui vão algumas razões por que você deveria incluir podcasts no seu dia a dia:

• São uma forma de se manter atualizado de maneira prática e fácil.

• Podem ser ouvidos em qualquer hora e lugar, economizando tempo.

• A maioria é encontrada de forma gratuita.

• Estão disponíveis online e offline.

• Conciliam aprendizado e lazer.

Mas, qual podcast ouvir? Existem podcasts sobre muitos assuntos: cultura, debates políticos, humor, séries, cinema etc. Mas existem também os podcasts voltados para os estudos, bem como aqueles focados no mercado de trabalho, como o já citado Phorte Mercado.

Artigos Relacionados

Comentários