O que é Metodologia Ativa? Entenda e saiba qual o seu impacto em sala de aula

O que é Metodologia Ativa?

Metodologias Ativas são métodos inovadores cujo foco é desenvolver uma aprendizagem significativa, na qual os alunos aprendam a partir do uso de práticas e experiências cotidianas. Para isso, o professor atua com funcionalidades online, como as ferramentas do Google for Education, por exemplo.

A interação com o ambiente digital já faz parte da vivência dos jovens, e as Metodologias Ativas aproveitam esse fato para desenvolver o aprendizado dos estudantes. Diferentemente do modelo tradicional de ensino, nesse caso, o professor deixa de ser um locutor e passa a ser um mediador, enquanto os próprios alunos expõem seus pontos de vista sobre um assunto predeterminado.

Ou seja, a Metodologia Ativa faz o caminho inverso. Propõe-se um assunto a respeito do qual o jovem deve inteirar-se da maneira que lhe for mais conveniente (pesquisa na internet, em livros, em materiais fornecidos pelo próprio educador etc.). Depois, em sala de aula, o professor pode instigar uma discussão sobre o assunto com a turma.

Quais os formatos da Metodologia Ativa?

Essa metodologia objetiva a liberdade e a autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem. Portanto, muitos dos formatos da Metodologia Ativa lançam mão da tecnologia. Em geral, o método de ensino prioriza a resolução de problemas, permitindo que os alunos sejam criativos, inovadores e empreendedores. Confira alguns exemplos de formato:

– Aula dialogada

– Aula invertida

– Dinâmica de grupo

– Estudo de caso

– Estudo dirigido

– Filmes

– Gamificação

– PBL (aprendizagem baseada em problemas)

– Seminários

– Simulação