O que é disciplina positiva e como aplicá-la nas escolas

A disciplina já conquistou muitos educadores

Criada pela psicóloga Jane Nelsen há pouco mais de 30 anos, a disciplina positiva ganhou muito destaque no ambiente educacional do país.

Para implantá-la em um ambiente escolar é preciso de uma mudança de cultura e claro, muito estudo.

No texto a seguir, você entenderá o que é a disciplina positiva e de onde que ela partiu que foi da educação positiva.

O que é educação positiva?

A educação positiva é uma abordagem que se concentra no desenvolvimento holístico e saudável das crianças, baseada em princípios de respeito mútuo, empatia, comunicação eficaz e resolução colaborativa de problemas.

Ela enfatiza a importância de cultivar um ambiente de aprendizagem positivo, onde as crianças se sintam seguras, valorizadas e motivadas a explorar, aprender e crescer.

Principais características da educação positiva são:

Relacionamento respeitoso: os educadores positivos valorizam o relacionamento respeitoso e empático com as crianças, baseado na confiança, no afeto e na comunicação aberta.

Foco no desenvolvimento das habilidades socioemocionais: a educação positiva reconhece a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como a inteligência emocional, a empatia, a resiliência e o autocontrole.

Incentivo ao comportamento positivo: ao invés de focar apenas em punições para o comportamento indesejado, a educação positiva incentiva e reforça o comportamento positivo, elogiando e reconhecendo as conquistas das crianças.

Resolução de conflitos de forma construtiva: a abordagem positiva ensina as crianças a resolverem conflitos de maneira construtiva, através da comunicação eficaz, da compreensão mútua e da busca por soluções colaborativas.

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O que é disciplina positiva?

A disciplina positiva é uma abordagem educacional baseada em princípios de respeito mútuo, comunicação eficaz, cooperação e ensino de habilidades socioemocionais. 

Ela difere da disciplina tradicional, que muitas vezes se baseia em punições e repreensões, ao enfatizar o desenvolvimento de comportamentos positivos e responsáveis por meio de métodos mais empáticos e colaborativos.

Agora que você sabe o que é, veja quais são as principais características da disciplina positiva:

Comunicação aberta: os pais e educadores que praticam a disciplina positiva utilizam uma comunicação aberta, clara e respeitosa para estabelecer expectativas e limites com as crianças.

Enfoque na solução de problemas: ao invés de apenas focar nos comportamentos indesejados, a disciplina positiva ensina as crianças a identificar problemas, buscar soluções e aprender com suas experiências.

Empatia e compreensão: a disciplina positiva valoriza a empatia e a compreensão das necessidades e sentimentos das crianças, ajudando a construir relacionamentos baseados no respeito mútuo.

Ensino de habilidades socioemocionais: além de corrigir comportamentos, a disciplina positiva enfoca o ensino de habilidades socioemocionais, como autocontrole, resolução de conflitos, empatia e cooperação.

Reforço de comportamentos positivos: ao invés de apenas punir os comportamentos negativos, a disciplina positiva reforça e elogia os comportamentos positivos, incentivando as crianças a repeti-los.

Participação ativa das crianças: as crianças são incentivadas a participar ativamente do processo de resolução de problemas e estabelecimento de regras, promovendo sua autonomia e responsabilidade.

Consistência e firmeza gentil: a disciplina positiva enfatiza a importância da consistência e da firmeza gentil ao estabelecer limites e consequências para os comportamentos, mantendo um ambiente seguro e previsível para as crianças.

Quais os princípios da disciplina positiva

A disciplina positiva se baseia em vários princípios fundamentais que guiam a abordagem de educadores e pais ao lidar com comportamentos das crianças de maneira construtiva e empática. 

A seguir listamos alguns dos princípios-chave.

Foco na relação: a disciplina positiva valoriza a construção de uma relação forte e respeitosa entre adultos e crianças, baseada na confiança, no afeto e na comunicação aberta.

Compreensão das necessidades: reconhece que o comportamento das crianças muitas vezes reflete suas necessidades não atendidas, emoções e estágios de desenvolvimento. Portanto, procura entender e abordar essas necessidades subjacentes.

Ensino de habilidades socioemocionais: a disciplina positiva prioriza o ensino de habilidades como empatia, autocontrole, resolução de conflitos e tomada de decisões, ajudando as crianças a desenvolverem competências importantes para a vida.

Cooperação e participação: incentiva a participação ativa das crianças no estabelecimento de regras, na resolução de problemas e na busca de soluções, promovendo sua autonomia e responsabilidade.

Firmeza gentil: enfatiza a importância de ser firme ao estabelecer limites e consequências, mas de uma maneira gentil e respeitosa, sem recorrer a punições severas ou humilhantes.

Reforço de comportamentos positivos: valoriza o reconhecimento e o reforço dos comportamentos positivos das crianças, incentivando-os a repetir esses comportamentos.

Respeito mútuo: cultiva um ambiente baseado no respeito mútuo entre adultos e crianças, onde todos são ouvidos, valorizados e respeitados em suas opiniões e necessidades.

Resolução de problemas: ensina as crianças a identificar problemas, buscar soluções e aprender com suas experiências, em vez de simplesmente impor castigos e repreensões.

Como aplicar a disciplina positiva na escola?

Aplicar a disciplina positiva na escola envolve criar um ambiente de aprendizagem baseado no respeito mútuo, na comunicação eficaz e na promoção de comportamentos positivos. 

Veja como aplicá-la no ambiente escolar:

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Estabeleça regras claras e consistentes: defina regras claras e simples que sejam compreensíveis para os alunos. Certifique-se de que as regras sejam consistentemente aplicadas por todos os professores e funcionários da escola.

Envolva os alunos: incentive os alunos a participarem na definição das regras da sala de aula e do ambiente escolar. Isso promove um senso de responsabilidade e autogestão.

Promova a empatia: ensine e incentive a empatia entre os alunos, mostrando-lhes como entender e respeitar os sentimentos dos outros.

Foco no comportamento positivo: reforce e elogie os comportamentos positivos dos alunos, como colaboração, respeito, esforço e participação ativa nas atividades escolares.

Ensinar habilidades socioemocionais: integre o ensino de habilidades socioemocionais, como resolução de conflitos, autocontrole, empatia e cooperação, ao currículo escolar.

Usar consequências lógicas: em vez de punições severas ou humilhantes, use consequências lógicas que estejam relacionadas ao comportamento inadequado e que incentivem a responsabilidade e o aprendizado.

Criar um ambiente de apoio: estabeleça um ambiente escolar acolhedor, inclusivo e de apoio, onde os alunos se sintam seguros para expressar suas necessidades, preocupações e ideias.

Capacite os alunos: dê aos alunos responsabilidades e oportunidades de liderança, incentivando-os a se tornarem participantes ativos no ambiente escolar.

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