O que é Comunicação Não Violenta (CNV)?

A Comunicação Não Violenta (CNV) é uma abordagem criada pelo psicólogo americano Marshall Bertram Rosenberg, com vistas ao estabelecimento de relacionamentos mais autênticos, honestos e transparentes. Isso significa que podemos iniciar uma conversa transformando nossas intenções iniciais com o objetivo de criar uma “conexão” com o outro, ou seja, de uma forma mais leve e “desarmada”, sem uma fala ofensiva ou defensiva, que aprendemos a utilizar ao longo da vida, e permitindo deixar visíveis nossas vulnerabilidades.

A maioria das bases educacionais e morais que conhecemos é um tanto violenta. Ao estabelecermos noções rígidas de certo e errado, estabelecemos também as ideias implícitas de mérito e punição. Essa abordagem possibilita observar tanto as nossas necessidades não atendidas quanto as da outra pessoa. Todo esse processo acontece por meio da empatia, que nos ajuda a nos colocarmos no lugar do outro, gerando uma maior e melhor compreensão entre as partes envolvidas. Outra característica importante da CNV é que ela serve tanto para a conexão interpessoal quanto para a conexão individual e sistêmica.

Leia também:
• Você sabe qual a importância da Pedagogia Hospitalar?
1ª ação de rua do projeto “Bixiga – TransformAção Sustentável”

Quem foi Marshall Rosenberg?

Marshall Rosenberg (1934-2015) é PhD em Psicologia Clínica pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). Pacifista e criador da Comunicação Não Violenta, um processo de comunicação que ajuda as pessoas a resolver conflitos e diferenças pacificamente. Fundador da ONG Center for Nonviolent Communication (CNVC), cujo escritório está localizado em Albuquerque, Novo México, onde ele vive.

O autor introduziu programas de paz em regiões assoladas por guerras, como Sérvia, Croácia, Burundi e Sri Lanka, e as técnicas da CNV estão sendo ensinadas em escolas na antiga Iugoslávia e em Israel. Rosenberg fez várias viagens para mediar conflitos.

Você também vai gostar:

Empreendedorismo Jovem: uma tendência que veio para ficar

Empreendedorismo Jovem: uma tendência que veio para ficar

Nos últimos anos, testemunhamos um crescimento exponencial do empreendedorismo jovem, com cada vez mais estudantes trocando os tradicionais planos de carreira por ideias inovadoras e a vontade de construir seus…
Educação conectada e o papel das redes sociais na aprendizagem

Educação conectada e o papel das redes sociais na aprendizagem

Rolagem infinita, notificações constantes, curtidas e comentários. As redes sociais moldam a forma como os jovens se relacionam, consomem informação e passam o tempo. Mas além de serem plataformas de…
Tendências Pedagógicas Emergentes: impactos no planejamento pedagógico para 2025

Tendências Pedagógicas Emergentes: impactos no planejamento pedagógico para 2025

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem se transformado rapidamente nos últimos anos. Impulsionada por avanços tecnológicos, novas pesquisas em neurociência e uma crescente compreensão sobre o desenvolvimento…