O papel do RH no equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Falta de foco, irritabilidade, dificuldade em tomar decisões e resolver problemas. Esses são alguns dos sintomas do profissional que não tem equilíbrio entre a vida pessoal e a laboral. Balancear esses dois aspectos é um desafio para a maioria das pessoas. Nesse contexto, o papel do RH no equilíbrio entre vida pessoal e profissional é imprescindível na promoção de um ambiente de trabalho positivo, que possibilita bem-estar para todos e permite que o funcionário consiga fazer esse balanceamento.
Para melhorar a vida do colaborador e garantir que a empresa também se beneficie disso, o RH tem um importante papel na implementação de arranjos de trabalho, na criação e manutenção da cultura organizacional e na verificação da carga de trabalho, entre outras atribuições.
Com tudo bem definido estrategicamente, os profissionais de RH capacitam os funcionários a conciliarem suas vidas pessoais e profissionais de forma eficaz. Como consequência, é possível que os funcionários tenham uma maior satisfação no trabalho, maior produtividade e redução do esgotamento.
Neste artigo, abordaremos como o RH pode promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e explicaremos o motivo de ele ser essencial para o sucesso dos funcionários e das organizações. Então, para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.
O problema da falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para os funcionários
O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é essencial para o bem-estar e a felicidade dos funcionários, porém continua sendo um desafio. Em 2019, a pesquisa The State of Work Life Balance apontou que 26% do trabalho era feito fora das horas regulares, ou seja, muitas horas extras. A mesma pesquisa revelou que mais de 40% dos funcionários usavam o computador para trabalhar após as 22h.
Além disso, há o problema da sobrecarga de trabalho. Com equipes reduzidas e, muitas vezes, com sobrecarga laboral, o trabalhador se vê responsável por funções em excesso. Por conseguinte, a vida no trabalho recebe mais atenção do que a vida fora dele.
Devido a isso, os funcionários podem ficar doentes, seja física, seja mentalmente. No entanto, essa situação não afeta apenas o funcionário, mas a empresa também. Isso acontece porque o colaborador passa a se dedicar menos, a não ter o desempenho esperado, e isso afeta a produtividade da organização.
Por conseguinte, o aumento de erros e retrabalhos pode ser mais frequente. Isso gera custos para a empresa e afeta a confiança do colaborador.
Assim, tendo em vista o mundo competitivo em que todas as empresas estão inseridas, ter funcionários com problemas mentais e físicos por falta de conciliação entre vida pessoal e profissional é extremamente prejudicial para ambos.
O papel do RH no equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores
Quando os funcionários têm tempo adequado para cuidar de suas necessidades pessoais, como família, hobbies e saúde, eles se sentem mais satisfeitos e motivados em suas vidas profissionais.
Esse equilíbrio também contribui para a saúde mental e física dos funcionários, evitando o esgotamento, aumentando a resiliência e reduzindo as chances de burnout. Além disso, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal permite que os funcionários tenham tempo para se recarregar e relaxar, o que resulta em maior criatividade e produtividade no trabalho.
Nesse sentido, se os colaboradores se sentem apoiados em suas necessidades pessoais, eles ficam mais engajados e comprometidos com suas tarefas profissionais, o que beneficia tanto os funcionários quanto as organizações.
Os benefícios do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para os empregadores
O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal não é apenas satisfatório para os funcionários, mas também para os empregadores. Ao longo dos anos, as empresas notaram que cuidar do bem-estar dos colaboradores não é um benefício, mas uma estratégia.
A estratégia está relacionada a diversos fatores, como retenção de talentos e evitar o desperdício de recursos em processos de seleção e treinamento constantes. Isso porque, quando se tem uma rotatividade de pessoas muito alta, perde-se qualificação, pois a empresa terá um curto espaço de tempo para formar um profissional tão capaz quanto aquele que saiu.
Por isso, o papel do RH no equilíbrio entre vida pessoal e profissional é imprescindível na promoção de meios para que os funcionários tenham qualidade de vida. Com a atuação do RH, eles provavelmente conseguirão o equilíbrio com mais facilidade, com menos probabilidade de faltar ao trabalho devido a problemas pessoais. Por conseguinte, há redução do absenteísmo e aumento da continuidade das operações. Além disso, funcionários com um equilíbrio saudável também estão mais propensos a permanecer na empresa a longo prazo, reduzindo a rotatividade e economizando custos.
Portanto, investir em programas que promovam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um investimento estratégico para os empregadores, resultando em uma força de trabalho mais engajada e produtiva. E esse é o papel do RH no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
O papel do RH na promoção do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Como visto, a promoção do equilíbrio entre esses dois aspectos é fundamental para a felicidade do profissional e para o sucesso da empresa. Por estar no centro dessa relação, o RH desempenha um papel crucial na promoção do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dentro das organizações.
Assim, esse profissional é responsável por desenvolver políticas e programas que atendam às necessidades dos funcionários, além de garantir que a cultura organizacional promova um ambiente de trabalho saudável e balanceado. Desse modo, o RH deve entender o que os colaboradores mais precisam e privilegiam e, dentro do possível, oferecer isso a eles.
Além disso, é papel do RH refletir sobre algumas questões importantes, como a mudança geracional. Atualmente, a geração mais jovem privilegia a flexibilidade de horário, por exemplo, mas isso é um ponto muito sensível para várias organizações. Dessa forma, o RH tem a função de garantir que pontos essenciais para as empresas e para os funcionários não entrem em conflito.
Programas de bem-estar, palestras sobre saúde física e mental, reconhecimento por meio de recompensas e apoio em momentos de dificuldade também são formas de garantir qualidade de vida para o colaborador. Isso mostra o compromisso da organização com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, promovendo um ambiente saudável e equilibrado para todos os funcionários.
Estratégias para a implementação de programas de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
A implementação de programas de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal requer uma abordagem estratégica por parte dos recursos humanos. Aqui estão algumas estratégias eficazes para implementar programas de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal:
- Focar na comunicação interna: realizar pesquisas e avaliações para entender as necessidades dos funcionários em relação ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Isso pode ser feito por meio de pesquisas anônimas ou grupos de discussão.
- Metas e objetivos bem claros e definidos: fazer uma administração interna do tempo, desenvolvendo políticas que apoiem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, como horários flexíveis, trabalho remoto e licença parental remunerada.
- Promover uma cultura de trabalho saudável: incentivar os gerentes a respeitar os limites de trabalho dos funcionários e garantir que o trabalho fora do horário de expediente, sempre que possível, seja evitado.
- Oferecer programas de bem-estar: inclui – mas não se limita a – sessões de meditação, programas de condicionamento físico e workshops sobre gerenciamento de estresse.
- Reconhecer o funcionário: o colaborador precisa saber que seu trabalho é visto e que ele está no caminho certo. Esse reconhecimento pode vir tanto por meio de benefícios materiais quanto de recompensas subjetivas.
Ao adotar estratégias como essas, o RH pode criar um ambiente de trabalho que valorize o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e promova o bem-estar geral dos funcionários.
Seja o profissional de RH responsável por esse equilíbrio
O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal se tornou uma prioridade para os funcionários e as organizações, e o papel crucial na promoção desse equilíbrio é desempenhado pelos recursos humanos. O RH tem a responsabilidade de criar um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, implementando programas e políticas que atendam às necessidades dos funcionários.
Devido a essa necessidade, é importante que o profissional de RH tenha uma formação que considere esses aspectos de modo completo, e é por isso que a Faculdade Phorte oferece a graduação em Recursos Humanos, com uma grade curricular totalmente adaptada às novas necessidades do mercado de trabalho. Para visualizar nossa grade, clique aqui.