Mulheres que fizeram diferença na educação

A história da educação tem sido moldada por inúmeras figuras notáveis que fizeram contribuições significativas ao longo dos anos. Entre essas figuras, destacam-se várias mulheres cujas ideias e realizações foram fundamentais para moldar o sistema educacional em que vivemos hoje.

Conheça, a seguir, cinco mulheres que fizeram a diferença na educação.

1. Maria Montessori

Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, e tornou-se a primeira mulher a se formar em Medicina na Universidade de Roma. Ela se dedicou ao estudo das crianças e desenvolveu um método revolucionário de educação que se concentrou na observação cuidadosa das crianças e em sua aprendizagem natural.

O método Montessori concentra-se em permitir que as crianças sejam independentes e aprendam em seu próprio ritmo, usando materiais didáticos específicos. Seu método é amplamente utilizado em escolas de todo o mundo e continua a ser uma das abordagens mais influentes para a educação infantil.

2. Mary McLeod Bethune

Nascida em 1875 nos Estados Unidos, Mary McLeod Bethune foi educadora, ativista pelos direitos civis e consultora do presidente Franklin D. Roosevelt. Ela fundou o National Council of Negro Women e também sua própria escola para meninas negras em Daytona Beach, na Flórida. A escola cresceu e tornou-se o Bethune-Cookman College, que ainda existe nos dias de hoje. Mary McLeod é lembrada como uma líder excepcional e uma defensora apaixonada da educação para as mulheres e as pessoas negras.

3. Jane Addams

Jane Addams nasceu em 1860 nos Estados Unidos e é mais conhecida por ser a fundadora da Hull House, em Chicago, uma instituição que ajudou a fornecer serviços sociais para imigrantes e pobres. Ela também foi uma ativista pela paz e pelos direitos das mulheres, e, em 1931, foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel da Paz. Jane é lembrada até hoje como uma das principais defensoras da educação para a cidadania e do serviço comunitário.

4. Malala Yousafzai

Paquistanesa nascida em 1997, Malala Yousafzai é uma grande ativista pelos direitos das mulheres e pelo direito à educação. Ela ganhou fama internacional por sua luta contra o Talibã, que proibiu as meninas de frequentarem a escola em sua região.

Malala foi baleada pelo Talibã em 2012, mas sobreviveu e continuou sua luta pela educação. Em 2014, ela se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. Posteriormente, criou a Fundação Malala, que trabalha para proporcionar educação para meninas em todo o mundo.

5. Anne Sullivan

Anne Sullivan nasceu em 1866 nos Estados Unidos. Ela perdeu a visão com apenas cinco anos de idade, tendo crescido em um orfanato e recebido uma educação limitada. Contudo, sua vida mudou quando foi contratada como tutora de Helen Keller, uma menina de sete anos que era surda e cega.

Anne foi a primeira pessoa a usar o método de comunicação tátil para ensinar Helen, permitindo que ela se comunicasse com o mundo ao seu redor. Ela trabalhou com Helen por muitos anos, ajudando-a a se tornar uma aluna excepcional e a aprender a ler, escrever e falar.

Essas são apenas cinco entre tantas mulheres que fizeram e fazem a diferença para a história da educação. Elas foram pioneiras em diversos quesitos, enfrentando barreiras e desafios para abrir caminho para outras mulheres poderem seguir seus passos.

Que neste Dia Internacional da Mulher honremos a história dessas grandes mulheres.