Dia 30 de julho, às 17h, você tem um encontro marcado com as irmãs Abelleira, pesquisadoras e referências na área de Educação Infantil.
Será um evento online, com muito diálogo com as professoras sobre o cotidiano do pedagogo, os caminhos do ensino de crianças e muito mais.
Além disso, em primeira mão, será realizado o lançamento do mais novo livro das professoras, intitulado O pulsar do cotidiano de uma escola da infância. A obra já é destaque entre os profissionais da pedagogia que trabalham com o ensino infantil, uma das áreas de atuação do pedagogo.
Se eu fosse você, faria minha inscrição agora mesmo, porque são apenas 100 vagas disponíveis para participar do bate-papo!
Conheça as irmãs Abelleira
As irmãs Ángeles e Isabel Abelleira Bardanca são escritoras, professoras e pesquisadoras de Educação Infantil. Como professoras, atualmente ministram aulas nas escolas CEIP A Maía (Bertamiráns – Ames) e EEI Milladoiro (Milladoiro – Ames), ambas localizadas na Espanha, onde residem.
Como escritoras, em seus livros tecem críticas sobre a realidade da educação infantil. Em um de seus livros, Os fios da infância, as autoras abordam as constantes que devem estar presentes na práxis educativa e como podem ser aplicadas pelo pedagogo no dia a dia escolar.
Nesta nova obra, continuação de Os fios da infância, as professoras fixam os dez eixos temáticos que devem ser abordados nessa etapa educacional, sempre vinculando o cotidiano e a escola, dizendo que:
O fio condutor da didática infantil não pode ser nem a arte, nem a música, nem a literatura, nem as emoções, nem as áreas, nem as competências, nem a matemática, nem a língua. O verdadeiro eixo deve ser o conhecimento de si mesmo e dos demais, do local que habitamos e do que ocorre nele.
Afinal, para que serve a pedagogia, senão para proporcionar uma educação de si, que leva em consideração a alteridade também?