Gestão de Qualidade: o que é, qual a sua importância e sua aplicação

O que é gestão de qualidade?

Resumidamente, gestão de qualidade é um conjunto de ações estratégicas que permitem ter uma visão sistêmica de todos os processos de uma empresa ou organização, visando à qualidade máxima de processos, produções e serviços.

Dessa forma, sua aplicação é voltada para dirigir e controlar os processos organizacionais, envolvendo os diversos setores: contabilidade, RH, gestão de dados, entre outros. Assim, a melhoria dos processos e, consequentemente, dos produtos e serviços pode ser garantida, sempre com foco na satisfação dos clientes.

8 princípios da gestão de qualidade: 

1. Foco nos clientes.

2. Liderança.

3. Engajamento.

4. Melhoria.

5. Tomada de decisão.

6. Gestão de relacionamento.

7. Abordagem de processos.

8. Visão sistêmica.

Qual a importância da gestão de qualidade?

O crescimento da competitividade de mercado, com o aumento da concorrência, obrigou as empresas a olharem com mais atenção para a qualidade de seus produtos e serviços, para que, dessa forma, alcancem a diferenciação.

Nesse sentido, a gestão de qualidade é uma grande aliada para as empresas conquistarem a diferenciação de mercado, justamente porque possibilita diversos benefícios e vantagens, entre eles:

• Melhoria na organização interna e na cultura organizacional.

• Maior engajamento dos colaboradores.

• Redução de custos operacionais.

• Aumento da competitividade de mercado.

Dessa forma, a gestão de qualidade está relacionada principalmente com os processos administrativos de uma empresa, incluindo: Administração, Processos Gerenciais, Logística e Recursos Humanos.

Gestão de qualidade na prática

Então, como vimos, para aumentar a competitividade da sua empresa, é imprescindível que os produtos e serviços oferecidos tenham qualidade e incluam uso eficiente de recursos, baixo impacto ambiental e satisfação de todos os envolvidos.

1. Verifique a origem da matéria-prima.

2. Mantenha todos os setores em ordem e limpos.

3. Envolva as pessoas na qualidade.

4. Treine todos os seus funcionários.

5. Faça pesquisas de satisfação dos clientes e dos colaboradores.

6. Avalie o desempenho e tome decisão com base em dados.

7. Corrija as falhas.

8. Sempre tenha em mente: se a qualidade do produto for boa, o preço passa quase despercebido pelos clientes.

9. Utilize a estrutura “PDCA” (Planejar, Fazer, Checar e Agir).

10. Obtenha os certificados de todos os seus produtos e serviços. As normas da série ISO 9000, por exemplo, têm reconhecimento internacional.

Portanto, agora que sabemos um pouco mais sobre a gestão de qualidade e sua importância nas organizações, podemos perceber o quanto essas práticas são necessárias e estão em consonância com diversas áreas de uma empresa, como Administração, Processos Gerenciais, Logística e Recursos Humanos.

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