Diferenças entre licenciatura, bacharelado e tecnólogo.

Chegou a hora de dar o próximo passo na sua carreira, e sua escolha melhor escolha, diga-se de passagem foi dar prosseguimento à sua formação, procurando uma faculdade para ingressar no ensino superior.
Ótimo caminho adotado!
O próximo passo é escolher o curso.
Ok. Feito!

Mas agora é hora de saber se o que atrai você é um curso mais generalista, que dê boas bases para ingressar na carreira de pesquisador, ou se o que você quer é dar aulas nas mais diversas modalidades, ou se prefere adentrar direto no que o mercado quer, para atender a demandas específicas.

Pois bem, se você está em dúvida sobre se quer seguir na carreira de bacharel, licenciado ou tecnólogo, é sobre isso que iremos falar neste artigo.

A licenciatura e a paixão por educar

É fato que o Brasil é deficitário no quesito educação, e isso se dá por diversos fatores, como: falta de incentivo público para a área, não valorização do professor, escolas sem infraestrutura, entre tantos outros problemas.

No entanto, todo ano se formam educadores competentes e que estão prontos para cumprir sua missão de vida: educar crianças, jovens e adultos para evoluírem sempre mais.

A licenciatura é a forma de ingresso que forma educadores que vão atuar nas escolas públicas ou privadas, bem como em cursos preparatórios para o vestibular.

Nela são estudadas matérias específicas sobre educação, como didática, pedagogia e práticas de ensino, e as matérias referentes ao curso escolhido.

O bacharelado, a pesquisa e os conceitos gerais

Nesta modalidade temos a abordagem de conceitos gerais sobre determinadas matérias. Adquire-se um conhecimento generalista, amplo e que pode ser majoritariamente teórico.

Os profissionais, quando se formam, passam a ser bacharéis, podendo atuar no mercado de trabalho ou dar prosseguimento à carreira acadêmica, como pesquisadores.

O tempo aproximado para essa formação é de 4 a 6 anos.

Tecnólogo: a prática e o mercado

Formação para quem tem foco específico no mercado de trabalho. Mesmo tendo um tempo reduzido, de 2 a 3 anos, é considerada uma graduação, ou seja, os profissionais saem com diploma de nível superior.

O foco aqui é o mercado e suas demandas. Por esse motivo, trata-se de uma formação de natureza mais prática, para que se adquiram as habilidades e competências necessárias para ser um bom competidor no mercado de trabalho.

O que considerar na hora da escolha?

É fundamental saber como você quer se inserir no mercado de trabalho. É preciso traçar metas de curto, médio e longo prazo, e entender quanto tempo precisará se dedicar à formação, pois, como visto, a cada uma das modalidades corresponde um tempo mínimo e máximo de dedicação:

Licenciatura: 4 a 5 anos

Bacharelado: 4 a 6 anos

Tecnólogo: 2 a 3 anos

Por mais que seja tentador optar por uma formação de menor tempo, é necessário entender o que está implicado nela.

Por exemplo, no tecnólogo, você precisará despender menos tempo para conquistar seu diploma, mas é preciso saber se esse modelo, focado mais em mercado e menos em estudos teóricos, é o que você necessita para desenvolver suas habilidades profissionais.

Diante dessas informações, é possível traçar planos mais reais e mais alinhados com o que se deseja experienciar dentro e fora da universidade e do mercado de trabalho.

Mas, afinal…

Quem deve escolher o modelo de graduação?

Essa missão cabe a você e depende dos seus objetivos.

Estando de posse de informações relevantes sobre as graduações e as respectivas instituições que as oferecem, é possível você garantir que fará a melhor escolha para si e para seu futuro profissional.

A Phorte garante ensino de qualidade e está sempre preparada para acompanhar quem se dedica a criar um caminho de sucesso.

Conte conosco.