#DicaPhorte – 12 filmes para assistir antes do Enem

Para muitos estudantes, o final do ano representa o início de uma jornada de provas e vestibulares a serem realizados. Muitos, passam o ano inteiro estudando e se preparando para as provas e, nesta época, optam por revisar certos conteúdos. Pensando nisso, listamos 12 filmes para assistir antes do Enem ou vestibulares em geral. Os longas-metragens ajudam na absorção das informações por meio da linguagem e do audiovisual. Além disso, também servem como um momento de entretenimento e descontração para os estudantes.

É válido dizer que estes são apenas alguns dos inúmeros filmes que abordam assuntos de história que podem ser muito válidos para a compreensão dos temas requeridos nos vestibulares. Confira a seleção a seguir:

O pianista (2002)

Direção: Roman Polanski.

Temas abordados: Segunda Guerra Mundial; Holocausto.

Sinopse: Um pianista judeu polonês vê Varsóvia mudar gradualmente à medida que a Segunda Guerra Mundial começa. Szpilman é forçado a ir para o Gueto de Varsóvia, mas depois é separado de sua família durante a Operação Reinhard. A partir deste momento, até que os prisioneiros dos campos de concentração sejam liberados, Szpilman se esconde em vários locais entre as ruínas de Varsóvia.

Lutero (2003)

Direção: Eric Till.

Temas abordados: Reforma Protestante.

Sinopse: após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido.

Adeus Lênin (2003)

Direção: Wolfgang Becker.

Temas abordados: Socialismo e Capitalismo; Fim da Guerra Fria.

Sinopse: Comunista ferrenha enfarta e entra em coma ao ver o filho em protesto contra o regime. Quando ela acorda um ano depois, o Muro de Berlim foi derrubado, mas seu filho luta para fingir que nada mudou, temendo que o choque lhe seja fatal.

A lista de Schindler (1993)

Direção: Steven Spielberg.

Temas abordados: Segunda Guerra Mundial; Holocausto.

Sinopse: O alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.

Lemon Tree (2008)

Direção: Eran Riklis.

Temas abordados: Conflito Israelo-Palestino.

Sinopse: Viúva palestina vê sua plantação ser ameaçada quando o ministro da Defesa de Israel se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança israelense logo declara que os seus limoeiros colocam em risco a segurança do ministro e precisam ser derrubados.

Getúlio (2014)

Direção: João Jardim.

Temas abordados: Governo Populista; História do Brasil.

Sinopse: Getúlio Vargas passa seus 16 últimos dias pressionado por uma crise política em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra Carlos Lacerda. O presidente avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.

O Grande Desafio (2007)

Direção: Denzel Washington.

Temas abordados: Racismo; Discriminação; Preconceito.

Sinopse: Drama baseado na história real de Melvin B. Tolson, professor da Faculdade Wiley, no Texas. Em 1935, ele inspirou os alunos a formarem a primeira equipe de debate da escola, que passou a desafiar Harvard no campeonato nacional.

Um Mordomo na Casa Branca (2013)

Direção: Lee Daniels.

Temas abordados: Luta pelos Direitos Civis; Racismo nos EUA.

Sinopse: Cecil viveu a dureza da escravidão. Depois, trabalhou como mordomo na Casa Branca e testemunhou acontecimentos que mudaram o rumo da nação durante oito mandatos presidenciais. Enquanto isso, precisava ser marido e pai em uma sociedade turbulenta.

Os miseráveis (2012) – Musical

Direção: Tom Hooper.

Temas abordados: Revolução Francesa

Sinopse: Na França do século XIX, o ex-prisioneiro Jean Valjean, perseguido ao longo de décadas pelo impiedoso policial Javert por ter violado sua liberdade condicional, busca redenção pelo seu passado e decide acolher a filha da prostituta Fantine.

Tempos modernos (1936)

Direção: Charlie Chaplin.

Temas abordados: 2ª Revolução Industrial; Grande Depressão.

Sinopse: O icônico Vagabundo está empregado em uma fábrica, onde as máquinas inevitável e completamente o dominam e vários percalços o levam para a prisão. Entre suas passagens pela prisão, ele conhece e faz amizade com uma garota órfã. Ambos, juntos e separados, tentam lidar com as dificuldades da vida moderna, o Vagabundo trabalhando como garçom e, eventualmente, como artista.

Lincoln (2012)

Direção: Steven Spielberg.

Temas abordados: Final da Guerra Civil Americana; Abolição da Escravatura.

Sinopse: Simultaneamente à Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte, o presidente Abraham Lincoln tinha de tratar de uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

Nascido em 7 de julho (1989)

Direção: Oliver Stone.

Temas abordados: Guerra do Vietnã; Guerra Fria.

Sinopse: Ron Kovic é um rapaz idealista e cheio de sonhos, que deixa a namorada e a família para ir lutar no Vietnã. Já na guerra, ele é ferido e fica paraplégico. Ao voltar aos Estados Unidos, é recebido como herói, mas logo se vê confrontando a realidade do preconceito aos deficientes físicos, mesmo aqueles considerados heróis de guerra. Ron decide então se juntar a outros para lutar pelos seus direitos, agora negados pelo país que os enviara para o conflito.

Fonte: Blog Explicae / Guia do Estudante / Educação Globo / Canal do Ensino / Adoro Cinema / Omelete

Artigos Relacionados

Comentários