Projeto Paraisópolis: uma realidade a serviço das crianças e do esporte

Que a Faculdade Phorte desenvolve parcerias essenciais para o desenvolvimento da sociedade, isso você já sabe. Porém, hoje, queríamos contar um pouco sobre um dos nossos projetos mais bonitos: o Projeto CEU Paraisópolis. 

Esse é um projeto de educação, cultura e lazer que foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em parceria com a comunidade de Paraisópolis e com a Faculdade Phorte. 

O objetivo que nos une é oferecer oportunidades de desenvolvimento integral para crianças, jovens e adultos da região. Para saber como fazemos isso, continue a leitura. 

O que é o Projeto CEU Paraisópolis? 

O CEU Paraisópolis é um Centro Educacional Unificado localizado na comunidade de Paraisópolis, inaugurado em 2016, na cidade de São Paulo. Com uma infraestrutura completa, o espaço possui salas de aula, biblioteca, quadras esportivas, piscina, teatro e cinema.

Devido à sua boa estrutura, esse centro tornou-se um espaço muito importante em Paraisópolis. Isso porque ajudou a melhorar a qualidade de vida da população da região, já que oferece educação, cultura e lazer para crianças, jovens e adultos.

O CEU disponibiliza inúmeras atividades, como: 

  • Educação infantil e ensino fundamental
  • Educação de jovens e adultos
  • Atividades culturais, como teatro, música, dança e artes visuais
  • Atividades esportivas
  • Serviços de atendimento à comunidade, como orientação profissional, apoio psicológico e assistência social

A iniciativa Esporte na Primeira Infância 

A iniciativa “Esporte na Primeira Infância”, criada a partir da emenda parlamentar da vereadora Janaína Lima, visa promover o esporte e a atividade física para crianças de até 6 anos. 

Nesse sentido, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou essa ação em 2023. Desde então, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer está implementando as atividades para garantir esse direito à população. 

Desse modo, o projeto prevê a realização de atividades esportivas e recreativas em creches, unidades de educação infantil e outros espaços públicos. Para que a sua implantação ocorra da melhor maneira, as atividades serão desenvolvidas por profissionais qualificados e serão adaptadas para a faixa etária das crianças.

Visto a importância dessa iniciativa, a Faculdade Phorte se uniu à proposta da vereadora e ao CEU Paraisópolis para oferecer atividades físicas para as crianças que frequentam o centro. 

Para que nosso projeto seja um sucesso, contamos com nosso corpo docente qualificado, que oferece aulas de esportes e bem-estar. Inclusive, no Dia da Família de 2023, nosso Prof.Dr. Mauro Guiselini desenvolveu atividades de matroginástica com os pais e os filhos, fortalecendo ainda mais os laços entre os familiares. 

Com toda essa atenção, nosso objetivo é promover o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças. Ainda mais, conseguimos, por meio do projeto, aumentar a inclusão e reduzir a desigualdade entre as crianças, já que as atividades físicas são essenciais  para o desenvolvimento infantil pleno.

Para conhecer mais sobre o Projeto, clique aqui

Você também vai gostar:

Empreendedorismo Jovem: uma tendência que veio para ficar

Empreendedorismo Jovem: uma tendência que veio para ficar

Nos últimos anos, testemunhamos um crescimento exponencial do empreendedorismo jovem, com cada vez mais estudantes trocando os tradicionais planos de carreira por ideias inovadoras e a vontade de construir seus…
Educação conectada e o papel das redes sociais na aprendizagem

Educação conectada e o papel das redes sociais na aprendizagem

Rolagem infinita, notificações constantes, curtidas e comentários. As redes sociais moldam a forma como os jovens se relacionam, consomem informação e passam o tempo. Mas além de serem plataformas de…
Tendências Pedagógicas Emergentes: impactos no planejamento pedagógico para 2025

Tendências Pedagógicas Emergentes: impactos no planejamento pedagógico para 2025

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem se transformado rapidamente nos últimos anos. Impulsionada por avanços tecnológicos, novas pesquisas em neurociência e uma crescente compreensão sobre o desenvolvimento…