Como garantir uma formação de qualidade?

Para os candidatos interessados, é bom analisar o conteúdo programático da graduação de interesse nas faculdades que mais lhe chamam a atenção e verificar o enfoque em aulas práticas, pois elas preparam o aluno para o mercado de trabalho. Também é importante ressaltar a pesquisa, para saber se a instituição incentiva seus alunos a participarem de atividades dentro e fora do campus, para além do exigido na matriz curricular, como iniciação científica, programas de extensão e ações na comunidade.

Para complementar a análise prévia à escolha, observe a infraestrutura da faculdade – recursos tecnológicos, espaços de convivência, biblioteca e espaços de estudo. Se não conseguir todas as informações no site da instituição, cogite a hipótese de agendar uma visita ao local e contemplar de perto todo o campus.

Dedicação do estudante

Independentemente do curso escolhido, o aluno deve se dedicar não somente às disciplinas e trabalhos exigidos pelos professores, mas também a outras leituras, de jornais, livros, revistas e sites sobre os temas estudados, a fim de ampliar ainda mais sua bagagem de conhecimento.

Fazer cursos de extensão e participar de eventos específicos da área, como palestras, workshops e seminários também colabora para uma formação de qualidade. Manter-se atualizado às novidades deixou de ser um diferencial e passou a ser uma atividade obrigatória quando se trata do ambiente acadêmico e profissional.

Outra atitude de grande importância é networking. No ambiente universitário é comum criar novas amizades, mas em eventos externos também é interessante nutrir essas relações. Contatos com professores e colegas da área podem ser úteis quando for realizar uma pesquisa científica ou explorar novas oportunidades profissionais.

Outra dica importante é aproveitar ao máximo o estágio supervisionado, que é requisitado na maioria dos cursos de ensino superior. Ser um aluno comprometido e utilizar essa vivência acadêmica para aprender intensamente todo o universo de sua área trará muitos ganhos para a vida profissional!